Webinar: O orçamento do sistema prisional na pandemia – IREE

Agenda

Webinar: O orçamento do sistema prisional na pandemia

Na quinta-feira, dia 2 de setembro, às 10h, o IREE e o JUSTA realizam o webinar “O orçamento do sistema prisional na pandemia”, que irá divulgar os resultados de uma pesquisa do JUSTA sobre as decisões orçamentárias para encarceramento e para egressos do sistema penitenciário no primeiro ano da pandemia de Covid-19 nos estados da Bahia, Ceará, Paraná, Tocantins e São Paulo.

Inspirada nos impactos orçamentários do vertiginoso crescimento do sistema prisional das últimas décadas, a pesquisa levanta a questão: quais as possibilidades para quem deixa a prisão? O estudo completo pode ser acessado aqui.

Participam do evento, Francisco Fonseca, professor de Ciência Política da FGV-EAESP e da PUC-SP, Riccardo Cappi, professor de criminologia da UNEB e UEFS e Diretor do Justa, Poliana Ferreira, Diretora do Justa e doutoranda em Direito e Desenvolvimento na FGV/SP, e Yuri Silva, Coordenador de Direitos Humanos do IREE.

Acompanhe ao vivo acessando aqui o canal IREETV no Youtube! O evento é gratuito e aberto ao público.

Caso prefira receber o link da transmissão instantes antes do início do evento, preencha o formulário no final da página.

Conheça os participantes

Francisco Fonseca é graduado em ciências sociais pela PUC-SP, mestre em ciência política pela Unicamp e doutor em história pela USP. É professor de ciência política nos programas de graduação e pós-graduação na FGV/Eaesp (Departamento de Gestão Pública) e na PUC-SP (departamento de Ciências Sociais). É pesquisador do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (Ceapg) e do Núcleo de Estudos “Estado, Sociedade e Políticas Públicas” (PUC-SP). É autor, entre outros livros e artigos, do livro “O Consenso Forjado – a grande imprensa e a formação da agenda ultraliberal no Brasil” (Editora Hucitec, 2005).

Poliana Ferreira é Diretora do Justa e doutoranda e mestre em Direito e Desenvolvimento na FGV/SP. É bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Criminologia da Universidade do estado da Bahia.

Riccardo Cappi é Doutor em Criminologia, mestre em Ciências Econômicas – Université Catholique de Louvain (Bélgica), Professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Professor colaborador da UFBA e UFRB. É Coordenador do Grupo de Pesquisa em Criminologia (UNEB/UEFS) e compõe a diretoria do JUSTA.

Yuri Silva é Coordenador de Direitos Humanos do IREE e coordenador nacional do Coletivo de Entidades Negras (CEN). Graduado em Jornalismo e pós graduado em Gestão de Mídias Sociais Digitais pelo Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge). É ativista antirracista, LGBTQIA+ e das pautas dos Direitos Humanos. Coordenou e atuou na equipe técnica de projetos de organizações da sociedade civil, do Governo da Bahia e do Governo Federal para promoção dos direitos da população negra, de empreendedores negros e de comunidades tradicionais de terreiros de candomblé e quilombos.

Programação

2 de setembro, 10h

Webinar: O orçamento do sistema prisional na pandemia

Participantes: Francisco Fonseca, professor de Ciência Política da FGV-EAESP e da PUC-SP, Riccardo Cappi, professor de criminologia da UNEB e UEFS e Diretor do Justa, Poliana Ferreira, Diretora do Justa e doutoranda em Direito e Desenvolvimento na FGV/SP, e Yuri Silva, Coordenador de Direitos Humanos do IREE.

1. Por gentileza, insira seu email.*

 



Leia também