Walfrido Warde: Uma nação competitiva se constrói com convergência – IREE

Conteúdo

Walfrido Warde: Uma nação competitiva se constrói com convergência

29 de setembro de 2025

Em entrevista ao jornalista Leonardo Attuch, editor da TV 247, o advogado Walfrido Warde, presidente do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE), que é um dos principais think-tanks do Brasil, e integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável do governo Lula, analisou o lugar do Brasil na disputa geopolítica entre as grandes potências, logo após a Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York.

O advogado afirmou que o Brasil de Luiz Inácio Lula da Silva atua com pragmatismo entre os dois polos estratégicos, preservando sua autonomia decisória. Ao tratar do novo ambiente de diálogo com Washington e da centralidade de Pequim para a economia brasileira, ele foi taxativo: “No embate de interesses entre americanos e chineses, devem prevalecer o interesse brasileiro e eu tenho certeza absoluta de que o presidente Lula assim fará”.

Warde também destacou a importância do diálogo e da convergência política para o desenvolvimento do país, ressaltando sua experiência no IREE em unir visões opostas em busca de caminhos comuns. “Eu estou absolutamente convicto de que não é possível construir uma nação competitiva sem que nós tenhamos o bom senso de procurar convergência”, disse ele.

Confira a seguir a entrevista completa.



Leia também