Walfrido Warde comenta distribuição de dividendos da Petrobras – IREE

Análises e Editorial

Walfrido Warde comenta distribuição de dividendos da Petrobras

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou no dia 3 de novembro o pagamento de R$ 43,68 bilhões em dividendos aos seus acionistas relativos aos resultados do terceiro trimestre do ano. Com esse montante, a soma de dividendos no ano deve chegar a quase quatro vezes o volume de investimentos da estatal em 2022.

Para o Presidente do IREE, Walfrido Warde, é importante não perder de vista que o interesse público deve sempre prevalecer na Petrobras.

“A Petrobras é uma companhia controlada pelo Estado, um ente da administração pública, ou seja, ela existe para perseguir os fins da lei que a instituiu. Quem compra ações da Petrobras sabe muito bem que ela tem de perseguir fins públicos”, afirma Warde.

O Presidente do IREE destaca que o momento não parece adequado para uma distribuição de valores tão elevados de dividendos. “É estranho que a Petrobras se apresse para distribuir tanto dinheiro para os seus acionistas às vésperas de uma mudança de governo e, portanto, de uma mudança substancial na maneira de pensar do controlador da Petrobras.”

Warde defende a necessidade de se verificar a adequação dos dividendos para garantir que a empresa não seja prejudicada em sua capacidade de investimento.

Confira a íntegra da fala de Walfrido Warde no vídeo a seguir.



Por Samantha Maia

Leia também