Receba as nossas novidades no seu e-mail
Assine nossa newsletter
QUEM SOMOS
Soberania
E Clima
O IREE Soberania e Clima (ISC) surge da necessidade, e da oportunidade, de se promover o diálogo entre os atores da Defesa e do Desenvolvimento Sustentável no Brasil e com o resto do mundo, assim como disponibilizar conteúdos técnicos e científicos, buscando ainda apoiar a formação dos diversos interessados e envolvidos.
Desse modo, pretende proporcionar ambiência e qualidade ao debate construtivo, no campo das relações entre Defesa e do Desenvolvimento Sustentável, para a valorização das convergências e superação das resistências existentes entre os stakeholders relevantes da sociedade civil, governos, forças armadas, academia e mercado, no que se refere a esses temas e a outros correlatos.
O ISC funcionará como um think tank do IREE Defesa & Segurança voltado para a promoção de diálogo, apoio à formação e disponibilização de conhecimentos e informações visando à aproximação construtiva entre os setores de Defesa, de Meio Ambiente e da Iniciativa Privada.
PROPÓSITO
Promover a convergência construtiva e o diálogo qualificado entre Defesa, Meio Ambiente, Empresas e Sociedade, nos temas da Soberania Nacional, da Emergência Climática e do Desenvolvimento Sustentável.
MISSÃO
Produzir e disseminar conhecimento, informações, opiniões e debates para a qualificação do diálogo entre profissionais e dirigentes dos setores de Defesa, ambientalista, empresarial, acadêmico e científico, com foco nas questões climáticas, geopolíticas, econômicas, sociais, de defesa e soberania.
VALORES
Rigor técnico e científico
Sustentabilidade
Integração
Independência
Ética
Diversidade
DEMOCRACIA
GOVERNANÇA

Walfrido Warde
Presidente do IREE
Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, bacharel em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Master of Laws pela Universidade de Nova York.
Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo, quatro vezes pesquisador bolsista no Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht, autor de dezenas de livros e artigos e autor do best seller “O espetáculo da corrupção”. Presidente do IREE.
Walfrido Warde
Presidente do
IREE

Sérgio Etchegoyen
Presidente do Conselho do ISC
Sergio Westphalen Etchegoyen é General de Exército da reserva e foi ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, de maio de 2016 a dezembro de 2018. Ingressou no Exército em 1971, na Academia Militar das Agulhas Negras, e foi declarado Aspirante a Oficial de Cavalaria em 1974.
Como oficial-general, de novembro de 2004 a maio de 2016, comandou a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, foi Assessor Especial Militar do Ministro de Estado da Defesa e cumulativamente chefe do Núcleo de Implantação da Estratégia Nacional de Defesa, comandou a 3ª Divisão de Exército, exerceu as chefias do Departamento-Geral de Pessoal e do Estado-Maior do Exército.
Sérgio Etchegoyen
Presidente do
Conselho do ISC

Raul Jungmann
Presidente do ISC
Foi ministro da Reforma Agrária, da Defesa e da Segurança Pública do Brasil, presidente do Ibama (1995), presidente do Incra (1996-1999) e Ministro da Reforma Agrária (1999-2002). Foi eleito deputado federal em 2002, 2006 e 2014 e vereador de Recife em 2012.
Raul Jungmann
Presidente do ISC

Marcelo Furtado
Diretor Técnico do ISC
Membro fundador da Coalizão Brasil, Clima Floresta e Agricultura
Marcelo Furtado
Diretor Técnico do ISC
Equipe

José Hugo Volkmer
Diretor de Relações Internacionais do ISC
José Hugo Volkmer é Oficial-General da reserva da Força Aérea Brasileira com a patente de Major-Brigadeiro do Ar. Atualmente é Presidente e co-fundador do Instituto Pró Amazônia URHI A, que tem o propósito a promoção do desenvolvimento sustentável, a recuperação de áreas degradadas e a proteção da fauna e flora.
Como oficial da ativa na Aeronáutica comandou o II Comando Aéreo Regional da Força Aérea Brasileira. Atuou na Amazônia chefiando o Estado-Maior do Comando Aéreo em Manaus. No Ministério da Defesa ocupou o cargo de Diretor-Geral do CENSIPAM Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia.
José Hugo Volkmer
Relações Institucionais

Mariana Plum
Mariana Nascimento Plum é Bacharel e Mestre em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI/PUC-Rio). Atualmente, cursa o Doutorado em Política Internacional no IRI/PUC-Rio. Trabalhou no Ministério da Defesa no período de 2010 a 2015, exercendo as funções de coordenadora do processo de elaboração do 1o Livro Branco de Defesa Nacional e assessora do Ministro de Estado da Defesa. No período de 2015 a 2016, trabalhou na Amazônia Azul Tecnologias de Defesa realizando pesquisas na área de não-proliferação nuclear, tecnologia nuclear e desarmamento. No mesmo período, atuou como pesquisadora no Centro de Estudos Estratégicos da Escola Superior de Guerra, colaborando com a realização de eventos acadêmicos, com o desenvolvimento da proposta de criação do Programa de Pós-Graduação em Segurança Internacional e Defesa da ESG e editando o boletim semanal OMNI-DEF. Em 2016, foi coordenadora de pesquisa do Centro de Estudos Estratégicos do Exército. De 2016 a 2018, atuou como professora de Relações Internacionais do Centro Universitário UDF. Em 2018, foi Assessora Técnica na Assessoria Especial do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Exerceu as funções de professora, pesquisadora e coordenadora de Relações Institucionais da Escola Superior de Guerra no período de 2018 a 2021.
Mariana Plum
Pesquisa e conteúdo

Gabriel Sampaio
Coordenador Técnico do ISC
Gabriel Sampaio foi Secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça. É Mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC).
Na sociedade civil ocupa na Conectas Direitos Humanos a posição de Coordenador do Programa de Enfrentamento à Violência Institucional. É também membro do Centro Brasileiro de Estudos Constitucionais. Na iniciativa privada, exerce a carreira de advogado.
Gabriel Sampaio
Sociedade e direitos humanos

Felipe Sampaio
Diretor Executivo do ISC
Felipe Sampaio foi Secretário-Executivo de Segurança Urbana do Recife PE. No Ministério da Defesa foi Chefe da Assessoria de Projetos Especiais do Ministro e Diretor-Geral do Instituto de Estudos de Defesa (Pandiá). Chefiou a Assessoria de Relações Institucionais do Ministro da Segurança Pública. Exerceu a função de Assessor Parlamentar na Câmara dos Deputados Foi ainda Assessor do Ministro do Desenvolvimento Agrário em 1999.
Trabalhou em empresas como a Cia. Cervejaria Brahma (AMBEV) e a COBRA Computadores S.A. nas áreas de operações, comercial e assessoria de marketing. Atuou como empreendedor nos setores de mineração e de informática. No terceiro Setor foi Presidente e co-fundador do Fórum Brasileiro de Comércio Ético e Solidário (FACES do Brasil) e coordenou o Programa de Exportações da Agricultura Familiar da Fundação Lyndolpho Silva. Foi consultor em programas e ações do BID e do Banco Mundial para o desenvolvimento sustentável, tendo coordenado atividades no Brasil e no exterior. Foi membro do Comitê Assessor Externo do Centro de Genética da Embrapa.
Felipe Sampaio
Projetos

Antonio Muniz
Antonio Muniz – Secretário de Planejamento e Gestão da Abin – 2016-2019 Diretor do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Abin – 2014-2015 Diretor do Departamento de Administração da Abin – 2004-2008 Diretor-Presidente da Empresa de Processamento de Dados do Espírito Santo (Prodest) – 2003-2004 Diretor-Presidente da Associação das Empresas de Processamento de Dados Estaduais (Abep) – 2003-2004
Antonio Muniz
Inteligência e Informação

Newton Raulino de Souza Filho
Newton Raulino é administrador de empresas e oficial da reserva do Exército Brasileiro. Na área de gestão púbica, desempenhou durante 37 anos funções de comandante, chefe de seção e assessor em diversos níveis da carreira militar, nos segmentos de pessoal, inteligência, logística e planejamento. Em 2005 e 2006, foi comandante e ordenador de despesas do 32º Grupo de Artilharia de Campanha (Brasília-DF). Na área de ensino, serviu por 7 anos como professor e instrutor e comandante do Curso de Artilharia da Academia Militar das Agulhas Negras.
Foi assessor militar do vice-presidente da República de 2007 a 2010.
Na área internacional, o Coronel Raulino trabalhou na Organização das Nações Unidas como Oficial de Ligação da ONU junto as tropas francesas na Operação das Nações Unidas na Costa do Marfim e foi adido militar do Brasil na França e na Bélgica.
Já na reserva, trabalhou por 5 anos na Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), empresa pública federal, onde exerceu a função de Diretor de Mercado e foi por quase 2 anos chefe de gabinete da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto, do Ministério da Defesa.