Receba as nossas novidades no seu e-mail

Assine nossa newsletter

    QUEM SOMOS

    Soberania

    E Clima

    O IREE Soberania e Clima (ISC) surge da necessidade, e da oportunidade, de se promover o diálogo entre os atores da Defesa e do Desenvolvimento Sustentável no Brasil e com o resto do mundo, assim como disponibilizar conteúdos técnicos e científicos, buscando ainda apoiar a formação dos diversos interessados e envolvidos.

    Desse modo, pretende proporcionar ambiência e qualidade ao debate construtivo, no campo das relações entre Defesa e do Desenvolvimento Sustentável, para a valorização das convergências e superação das resistências existentes entre os stakeholders relevantes da sociedade civil, governos, forças armadas, academia e mercado, no que se refere a esses temas e a outros correlatos.

    O ISC funcionará como um think tank do IREE Defesa & Segurança voltado para a promoção de diálogo, apoio à formação e disponibilização de conhecimentos e informações visando à aproximação construtiva entre os setores de Defesa, de Meio Ambiente e da Iniciativa Privada.

    PROPÓSITO

    Promover a convergência construtiva e o diálogo qualificado entre Defesa, Meio Ambiente, Empresas e Sociedade, nos temas da Soberania Nacional, da Emergência Climática e do Desenvolvimento Sustentável.

    Z

    MISSÃO

    Produzir e disseminar conhecimento, informações, opiniões e debates para a qualificação do diálogo entre profissionais e dirigentes dos setores de Defesa, ambientalista, empresarial, acadêmico e científico, com foco nas questões climáticas, geopolíticas, econômicas, sociais, de defesa e soberania.

    VALORES

    Rigor técnico e científico

    Produzir informações, estudos e pesquisas com base em critérios técnicos e científicos.

    Sustentabilidade

    Tem como princípio que nossas ações e produtos não podem comprometer os recursos naturais disponíveis para as gerações futuras.

    Integração

    Buscamos a articulação dos diversos campos do saber técnico-cientìfico em nossas ações, equipes e produtos.

    Independência

    Somos uma organização não-dependente de governos, interesses privados, religiosos e/ou partidários.

    Ética

    Nós nos orientamos pelo respeito às leis, à justiça, à democracia e ao bem comum.

    Diversidade

    Valorizamos e defendemos a diversidade humana em suas dimensões de gênero, opção sexual, raça, religião, política e origem.

    DEMOCRACIA

    Orientamos nossa atuação pela defesa e a promoção do Estado democrático, com suas Instituições e exercício pleno da Cidadania e da Soberania nacional, em conformidade com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

    GOVERNANÇA

    Q

    Walfrido Warde

    Presidente do IREE

    Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, bacharel em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Master of Laws pela Universidade de Nova York.

    Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo, quatro vezes pesquisador bolsista no Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht, autor de dezenas de livros e artigos e autor do best seller “O espetáculo da corrupção”. Presidente do IREE.

    Walfrido Warde

    Presidente do
    IREE

    Q

    Sérgio Etchegoyen

    Presidente do Conselho do ISC

    Sergio Westphalen Etchegoyen é General de Exército da reserva e foi ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, de maio de 2016 a dezembro de 2018. Ingressou no Exército em 1971, na Academia Militar das Agulhas Negras, e foi declarado Aspirante a Oficial de Cavalaria em 1974.

    Como oficial-general, de novembro de 2004 a maio de 2016, comandou a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, foi Assessor Especial Militar do Ministro de Estado da Defesa e cumulativamente chefe do Núcleo de Implantação da Estratégia Nacional de Defesa, comandou a 3ª Divisão de Exército, exerceu as chefias do Departamento-Geral de Pessoal e do Estado-Maior do Exército.

     

    Sérgio Etchegoyen

    Presidente do
    Conselho do ISC

    Q

    Raul Jungmann

    Presidente do ISC

    Foi ministro da Reforma Agrária, da Defesa e da Segurança Pública do Brasil, presidente do Ibama (1995), presidente do Incra (1996-1999) e Ministro da Reforma Agrária (1999-2002). Foi eleito deputado federal em 2002, 2006 e 2014 e vereador de Recife em 2012.

     

    Raul Jungmann

    Presidente do ISC

    Q

    Marcelo Furtado

     Diretor Técnico do ISC

    Membro fundador da Coalizão Brasil, Clima Floresta e Agricultura

    Marcelo Furtado

    Diretor Técnico do ISC

    Equipe

    Q

    José Hugo Volkmer

    Diretor de Relações Internacionais do ISC

    José Hugo Volkmer é Oficial-General da reserva da Força Aérea Brasileira com a patente de Major-Brigadeiro do Ar. Atualmente é Presidente e co-fundador do Instituto Pró Amazônia URHI A, que tem o propósito a promoção do desenvolvimento sustentável, a recuperação de áreas degradadas e a proteção da fauna e flora.

    Como oficial da ativa na Aeronáutica comandou o II Comando Aéreo Regional da Força Aérea Brasileira. Atuou na Amazônia chefiando o Estado-Maior do Comando Aéreo em Manaus. No Ministério da Defesa ocupou o cargo de Diretor-Geral do CENSIPAM Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia.

    José Hugo Volkmer

    Relações Institucionais

    Q

    Mariana Plum

    Pesquisa e conteúdo

    Mariana Plum

    Pesquisa e conteúdo

    Q

    Gabriel Sampaio

    Coordenador Técnico do ISC

    Gabriel Sampaio foi Secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça. É Mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC).

    Na sociedade civil ocupa na Conectas Direitos Humanos a posição de Coordenador do Programa de Enfrentamento à Violência Institucional. É também membro do Centro Brasileiro de Estudos Constitucionais. Na iniciativa privada, exerce a carreira de advogado.

     

    Gabriel Sampaio

    Sociedade e direitos humanos

    Q

    Felipe Sampaio

    Diretor Executivo do ISC

    Felipe Sampaio foi Secretário-Executivo de Segurança Urbana do Recife PE. No Ministério da Defesa foi Chefe da Assessoria de Projetos Especiais do Ministro e Diretor-Geral do Instituto de Estudos de Defesa (Pandiá). Chefiou a Assessoria de Relações Institucionais do Ministro da Segurança Pública. Exerceu a função de Assessor Parlamentar na Câmara dos Deputados Foi ainda Assessor do Ministro do Desenvolvimento Agrário em 1999.

    Trabalhou em empresas como a Cia. Cervejaria Brahma (AMBEV) e a COBRA Computadores S.A. nas áreas de operações, comercial e assessoria de marketing. Atuou como empreendedor nos setores de mineração e de informática. No terceiro Setor foi Presidente e co-fundador do Fórum Brasileiro de Comércio Ético e Solidário (FACES do Brasil) e coordenou o Programa de Exportações da Agricultura Familiar da Fundação Lyndolpho Silva. Foi consultor em programas e ações do BID e do Banco Mundial para o desenvolvimento sustentável, tendo coordenado atividades no Brasil e no exterior. Foi membro do Comitê Assessor Externo do Centro de Genética da Embrapa.

     

    Felipe Sampaio

    Projetos

    Q

    Antonio Muniz

    Inteligência e Informação

    Antonio Muniz

    Inteligência e Informação

    Webinars

    Contato

      Send this to a friend