Série Os Presidentes – Da Redemocratização à Crise da Democracia – IREE

IREE - Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa

Cobertura

Série Os Presidentes – Da Redemocratização à Crise da Democracia

O Instituto para a Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE), o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e a Editora Contracorrente realizam, com apoio da Trevisan Escola de Negócios, a Série de seminários Os Presidentes – Da Redemocratização à Crise da Democracia, eventos totalmente online que contam a história da democracia brasileira na voz dos ex-Presidentes do Brasil.

Já participaram da série Dilma Rousseff, Fernando Collor de Mello, Michel Temer e Fernando Henrique Cardoso. Os presidentes foram entrevistados pelos advogados Walfrido Warde, Presidente do IREE, Rodrigo Mudrovitsch, Professor de Direito Constitucional do IDP e Rafael Valim, Professor Visitante na Universidade de Manchester.

Confira as entrevistas 

Da Redemocratização à Crise da Democracia – com Dilma Rousseff

“Acredito que a ventura do meu governo foi ser a primeira vez que uma mulher ocupou o cargo e, a desventura, foi o golpe de 2016 que comprometeu a democracia do país.” Essa foi a fala de abertura de Dilma Rousseff na estreia da série “Os Presidentes: Da redemocratização à crise da democracia.”  Veja mais. 

Da Redemocratização à Crise da Democracia – com Fernando Collor de Mello

“Éramos 22 candidatos [nas eleições de 1989], eu vinha do governo do estado de Alagoas, e apareci como um outsider do processo. Acabei ganhando a eleição porque existiam dois projetos completamente diferentes, e o meu falava da liberalização da economia e da abertura comercial, de uma presença menor do Estado na economia.”  Veja mais.

Da Redemocratização à Crise da Democracia – com Michel Temer

“Eu tive muito orgulho de participar da Assembleia Constituinte. Trabalhei intensamente pela recuperação dos predicamentos da magistratura e levei adiante a autonomia funcional do Ministério Público. Estamos falando de instituições que ancoram a democracia do nosso país. Acho que ninguém mais tem uma significação tão expressiva como a Magistratura, a Advocacia e o Ministério Público, que são entidades fundamentais para a preservação da democracia do nosso país.”  Veja mais.

Da Redemocratização à Crise da Democracia – com Fernando Henrique Cardoso

“Em 1991 nós tínhamos uma inflação galopante e uma desordem institucional grande. O meu papel naquele momento [no governo de Itamar Franco] foi muito mais de explicar para o país o que podia acontecer. A decisão mais importante que nós tomamos foi informar o que se faria, não pegar o país de surpresa.”  Veja mais.



Leia também