Escolha uma Página
Inscreva-se!

Aulas disponíveis a partir do dia 17 de novembro de 2020.

Curso 100% Online

Com aulas gravadas você pode assistir de qualquer lugar e a qualquer hora

15 professores

Tire dúvidas com os professores através dos fóruns das aulas

Certificado

Você terá acesso ao certificado quando concluir no mínimo 75% do curso

Aulas disponíveis a partir do dia 17 de novembro de 2020.

RACISMO E POLÍTICA
QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS

Racismo e Política: Questões Contemporâneas é um curso interdisciplinar que traz uma ampla perspectiva sobre a questão racial no contexto de transformações da sociedade contemporânea e que aponta caminhos e alternativas para a luta antirracista.

 A partir de uma abordagem do racismo como um processo histórico, o curso conecta a ideia de raça com os campos da Economia, da Política, do Direito e da Cultura. O curso fala do racismo antinegro e do racismo como o processo de constituição de critérios políticos de classificação racial.

 Estruturado em seis módulos que abarcam os aspectos mais relevantes do debate racial, o curso reúne abordagens teóricas e temas palpitantes que envolvem a atualidade do debate racial.

Para quem é o curso

N

Para você que busca compreender a questão racial na sociedade de hoje

N

Para você que quer conhecer a história da construção do racismo

N

Para você que quer participar ativamente da luta antirracista

N

Para todos que buscam caminhos e alternativas para uma sociedade antirracista

N

Para você que quer reconhecer e enfrentar atitudes racistas

N

Para todos que desejam viver numa sociedade sem racismo

Por que participar do
RACISMO E POLÍTICA: QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS?

N

Para saber como é possível combater o racismo

N

Para participar ativamente da luta antirracista

N

Para compreender a questão racial na sociedade contemporânea

N

Para conhecer a história da construção do racismo

N

Para participar ativamente da luta antirracista

N

Para reconhecer e enfrentar atitudes racistas

O que mais você vai encontrar no curso

N

Acesso a renomados professores de grandes universidades do Brasil e do mundo

N

Mais de 15 horas de conteúdo

N

Acesso às aulas até novembro de 2021

N

Desconto em outros cursos da IREE Escola e outros benefícios

N

Slides apresentados nas aulas

N

Veja os vídeos das aulas mesmo quando estiver sem internet através do App Sparkle

Coordenador

Q

Silvio Almeida

Silvio Almeida é graduado em Direito e em Filosofia. Doutor em Direito pelo Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Universidade de São Paulo.

Professor de Filosofia do Direito e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie nos cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Direito Político e Econômico.

Professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP). Foi Mellon Visiting Professor do Center for Latin American and Caribbean Studies da Universidade de Duke (EUA), onde lecionou as disciplinas “Black Lives Matter: US/Brazil” e “Race and Law in Latin America”.

Diretor do Instituto Luiz Gama e Advogado. É autor das obras “Racismo Estrutural” (ed. Pólen) e “Sartre: Direito e Política” (Ed. Boitempo).

Silvio Almeida

Professores

Q

Adilson Moreira

Adilson Moreira é Doutor em Direito Constitucional Comparado pela Faculdade de Direito da Universidade de Harvard (2013) e Doutor em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da UFMG com estágio doutoral sanduíche na Faculdade de Direito da Universidade de Yale (2007). 

Master of Laws pela Faculdade de Direito da Universidade de Harvard (2005). Mestre em Direito Constitucional pela UFMG (2001) e Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da UFMG (1999).

Leciona as seguintes disciplinas em universidades brasileiras: Direito Constitucional, Processo Constitucional, Teoria da Constituição, Teoria do Estado, Direitos Humanos, Metodologia Científica e Psicologia Jurídica.

Autor dos livros “Racismo recreativo” e “Pensando como um negro: Ensaio de uma Hermenêutica Jurídica”, entre outros. 

Adilson Moreira

Q

Alessandra Benedito

Alessandra Benedito é Doutora e Mestre em Direito Político e Econômico, Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Magistério do Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e Bacharel em Direito.

Leciona na Faculdade Direito (graduação e pós graduação) em Direito do Trabalho e Economia do Trabalho, junto à Universidade Presbiteriana Mackenzie CCT, mesmo local em que está à frente da coordenação Pedagógica do Programa Incluir Direito.

É Professora da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas e da Escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP). Desenvolve pesquisas em inclusão racial e mercado de trabalho, com ênfase em mulheres negras.

É advogada e membro da Rede de Mulheres Brasileiras Líderes pela Sustentabilidade e do Comitê de Mulheres Executivas da Câmara Americana de Comércio de Campinas/SP. Coordenadora do grupo de Sistema das Relações de Trabalho na OAB/SP. Coordenou o Curso de Direito do Mackenzie Campinas ( 2017- 2020) e o Grupo de Inclusão Racial das Mulheres do Brasil (2018-2020). Possui vários artigos publicados em livros, jornais e revistas sobre o tema Inclusão Racial no mercado de Trabalho.

Alessandra Benedito

Q

Alessandra Devulsky da Silva

Alessandra Devulsky da Silva é Doutora em Direito Econômico e Financeiro pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e especialista em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Cuiabá.

É advogada e foi professora de Direito Ambiental e Ciência Política na graduação e pós-graduação, ocupando de 2011 a 2015 o cargo de Coordenadora do Curso de Direito da Universidade Nove de Julho.

É co-fundadora do Instituto Luiz Gama. Foi eleita em 2019 para o Comitê executivo do organismo da cooperação internacional Alternatives (Montreal). Professora no programa de mestrado em direito da Universidade do Québec em Montreal, é Diretora Geral da Corporation de développement communautaire de Côte-des-Neiges, também sediada em Montréal.

Alessandra Devulsky da Silva

Q

Asad Haider

Asad Haider é filho de imigrantes paquistaneses e nasceu nos Estados Unidos. É doutor em História da Consciência pela Universidade da Califórnia, em Santa Cruz .

Foi um dos criadores da revista Viewpoint Magazine, sobre política contemporânea. É autor do livro “Mistaken Identity: Race and Class in the Age of Trump” (Verso, 2018).

 

Asad Haider

Q

Camila Daniel

Camila Daniel é graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, mestra em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Pós-doutora pelo departamento de World Language and International Studies da Morgan State University.

Professora do Departamento de Ciências Administrativas e Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atuou como pesquisadora visitante da Comissão Fulbright na New York University. Pesquisadora associada do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM) e do Laboratório de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da UFRRJ. Colabora com o Center for the Study of Social Difference da Columbia University.

Atua na interface entre estudos migratórios, relações étnico-raciais, estudos latino-americanos e estudos da performance pelo viés das epistemologias feministas negras, com trabalhos publicados em revistas, apresentados em congressos e performados em países como Brasil, Peru, Estados Unidos, Colômbia, México e Portugal.  

Camila Daniel

Q

Cleifson Dias

Cleifson Dias é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito, da Universidade Federal da Bahia (FD-UFBA), na linha de pesquisa de Direito Penal e Liberdades Públicas.

Possui Mestrado em Direito, com ênfase em Sistemas de Política Criminal, pelo PPGD da FDUFBA (2015), Pós-Graduação, em nível de Aperfeiçoamento, em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça, pelo Núcleo de Estudos Interdisciplinar sobre a Mulher – NEIM, da Universidade Federal da Bahia (2014) e Graduação pela Faculdade de Direito, da Universidade Católica do Salvador (2005).

É pesquisador, advogado e consultor jurídico especializado. Tem experiência na área de advocacia e consultoria jurídica especializada, gestão pública, além de docência em direito, com ênfase nas amplas discussões sobre violência, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia e teoria do direito, acesso à justiça, políticas públicas, direito penal, política criminal, criminologia, direitos humanos, racismo, intolerância religiosa e pensamento pós-colonial.

Cleifson Dias

Q

Felipe Freitas

Felipe da Silva Freitas é graduado em Direito pela Universidade Estadual de Feira de Santana e possui Doutorado e Mestrado em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília.

É Coordenador Adjunto do Núcleo de Pesquisa do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) e membro do Grupo de Pesquisa em Criminologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (GPCRIM UEFS). É membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Sociologia do Direito (ABraSD).

Organizou, junto com Thula Pires, o livro “Vozes do Cárcere: ecos da resistência política”, publicado pela editora Kitabu (2018) e, junto com Ana Flauzina, organizou o livro “Discursos Negros: política criminal, legislação penal e racismo” (2015), publicado pela editora Brado Negro.

Atua principalmente nos temas: relações raciais, políticas públicas, polícia, política criminal, teoria do Estado e participação política.

Felipe Freitas

Q

Flavio Leão Bastos Pereira 

Flavio Leão Bastos Pereira é Pós-Doutorando na Universidade Mediterrânea Reggio Calabria da Itália, Doutor e Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

É Coordenador Adjunto, Coordenador dos Projetos Integradores da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É Professor de Direitos Humanos e de Direito Constitucional da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Especialista em Direitos Fundamentais pela Universidade de Coimbra (“Instituto Ius Gentium Conimbrigae”/IGC) e IBCCRIM, tem especialização em Direitos Humanos pela Universidade Pablo de Olavide (Sevilla, Espanha). Egresso do “International Institute For Genocide and Human Rights Studies” (Zoryan Institute), University of Toronto (Canada), turma de 2014.

Co-fundador do Observatório Constitucional Latino-Americano – OCLA. Membro do rol de especialistas da Academia Internacional dos Princípios de Nuremberg/Alemanha. Associado à “International Association of Genocide Scholars” (IAGS).

Professor convidado da Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo (2019). Autor da obra “Genocídio Indígena no Brasil – Desenvolvimentismo entre 1964 e 1985”, Ed. Juruá, 2018. Membro do Núcleo da Memória da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP. Membro do Comite Academico da Fundación Luisa Hairabedian de Derechos Humanos (Buenos Aires, Argentina). Membro da Associação Brasileira de Juristas Pela Democracia (ABJD).

 

Flavio Leão Bastos Pereira 

Q

Gustavo Silva

Gustavo Silva é cientista, professor e chefe de laboratório de pesquisa na Duke University nos Estados Unidos. É bacharel e Doutor em Genética pela Universidade de São Paulo e pós-doutor pelo Centro de Genômica da Universidade de Nova York.

Autor de diversos artigos científicos, coordena milhões de dólares em projetos de pequisa financiados pelos Institutos Nacionais de Saúde do governo americano (NIH) no qual visa entender mecanismos moleculares que promovam a saúde celular.

É membro do comitê de minorias da Sociedade Americana de Biologia Molecular e Bioquímica (ASBMB), embaixador da Conferência de Pesquisas Biomédicas para Alunos de Minorias (ABRCMS) e fundador do Black Think Tank, iniciativa para alavancar o sucesso de professores negros.

Em 2020 foi eleito pela editora CellPress entre os 100 profesores negros inspiradores dos Estados Unidos.

Gustavo Silva

Q

Júlio Cesar de Oliveira Vellozo

Julio César de Oliveira Vellozoé bacharel em história pela USP, Mestre pelo programa Culturas Brasileiras do Instituto de Estudos Brasileiros/USP e Doutor em História Social pela USP.

Tem pós-doutorados na Faculdade de Direito da Universidade de Salamanca e na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Foi membro titular do Conselho Técnico Científico (CTC) da CAPES durante três anos. Tem experiência nas áreas de História, História do Direito, História Constitucional, Pensamento Social Brasileiro, História do Império do Brasil.

Professor da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da graduação, mestrado e doutorado da FADISP. É bolsista FUNADESP.

Júlio Cesar de Oliveira Vellozo

Q

Lia Vainer Schucman

Lia Vainer Schucman possui graduação e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e é Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo, com estágio de Doutoramento no Centro de Novos Estudos Raciais pela Universidade da Califórnia.

É Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Autora dos livros “Entre o Encardido, o Branco e o Branquíssimo: Branquitude, Hierarquia e Poder na Cidade de São Paulo” ( Annablume 2014, Veneta 2020) e Famílias Interraciais: tensões entre cor e amor (EDUFBA, 2018).

Desenvolve pesquisas sobre psicologia e relações raciais, branquitude, racismo e antirracismo.

Lia Vainer Schucman

Q

Rosane Borges

Jornalista, doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, professora pesquisadora do Colabor (ECA-USP), articulista da Revista Istoé e do blog da Editora Boitempo. Autora de diversos livros, entre eles “Espelho Infiel: o negro no jornalismo brasileiro” (2004), “Mídia e racismo” (2012) e “Esboços de um tempo presente” (2016).

Ex-coordenadora nacional do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra (CNIRC), da Fundação Palmares, órgão do Ministério da Cultura (2013). Coordenou projeto de Educação em Comunicação e Direitos Humanos do Ceaslas (Centro de Ensino e Assistência Social La Salle).

Possui experiência docente e prática no campo das teorias da comunicação, da filosofia da comunicação, da comunicação, cultura e sociedade, da produção audiovisual e multimídia. A partir da comunicação, vincula-se ao campo das pesquisas sobre raça, gênero e problemas brasileiros. 

Rosane Borges

Q

Silvio Almeida

Silvio Almeida é graduado em Direito e em Filosofia. Doutor em Direito pelo Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Universidade de São Paulo.

Professor de Filosofia do Direito e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie nos cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Direito Político e Econômico.

Professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP). Foi Mellon Visiting Professor do Center for Latin American and Caribbean Studies da Universidade de Duke (EUA), onde lecionou as disciplinas “Black Lives Matter: US/Brazil” e “Race and Law in Latin America”.

Diretor do Instituto Luiz Gama e Advogado. É autor das obras “Racismo Estrutural” (ed. Pólen) e “Sartre: Direito e Política” (Ed. Boitempo).

Silvio Almeida

Q

Tarcízio Silva

Tarcízio Silva é Tech+Society Fellow na Mozilla Foundation. Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA, realiza doutorado em Ciências Humanas e Sociais pela UFABC, estudando algoritmos e as relações entre tecnologia e raça, racismo, branquitude e negritude.

Desenvolve e ensina métodos mistos e digitais de pesquisa aplicados a campos mercadológicos, político-eleitorais e terceiro setor.

Organizou publicações como “Comunidades, Algoritmos e Ativismos Digitais: olhares afrodiaspóricos” (LiteraRUA, 2020), “Monitoramento e Pesquisa em Mídias Sociais: metodologias, aplicações e inovações” (Uva Limão, 2016) e “Para Entender o Monitoramento de Mídias Sociais” (Bookess, 2012).

Criador da Desvelar e membro da organização AqualtuneLab de defesa de direitos humanos na sociedade digital. Website: https://tarciziosilva.com.br/blog/

Tarcizio Silva

Q

Thiago Amparo

Thiago de Souza Amparo é professor da FGV Direito SP, e da FGV Relações Internacionais, ministrando cursos sobre direitos humanos, antidiscriminação e direito internacional.

É advogado, com bacharelado pela PUC-SP, Mestre e Doutor em Direito pela Universidade Central Europeia (Budapeste) e foi pesquisador visitante na Universidade de Columbia (NY). É colunista da Folha de SP.

Especialista em direito constitucional, políticas públicas e empresariais de diversidade e antidiscriminação. Participa da Aliança Jurídica pela Equidade Racial. Foi secretário-adjunto de direitos humanos e cidadania na Prefeitura de São Paulo entre janeiro e maio de 2017.

 

Thiago Amparo

O que você vai aprender no
RACISMO E POLÍTICA: QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS

N

Módulo 1 - Teorias sobre o Racismo e História da Formação das relações raciais no mundo contemporâneo

Aula – Raça e racismo em perspectiva histórica

Júlio Cesar de Oliveira Vellozo

Aula – Concepções teóricas sobre o racismo: individualista, institucional e estrutural

Silvio Almeida

Aula – Teorias críticas da branquitude

Lia Vainer Schucman

N

Módulo 2 - Perspectivas jurídicas do racismo

Aula – Direitos fundamentais e ação afirmativa

Adilson Moreira

Aula – Crimes de racismo no Brasil

Felipe Freitas

Aula – Racismo, necropolítica e sistema de justiça criminal

Cleifson Dias

Aula – O tratamento do racismo e direito internacional

Flávio de Leão Bastos Pereira

N

Módulo 3 - Racismo e Economia

Aula – Racismo e relações do trabalho

Alessandra Benedito

N

Módulo 4 - Abordagens interseccionais

Aula – Raça e gênero na América Latina

Camila Daniel 

Aula – Raça, cidadania e sexualidade

Thiago Amparo

N

Módulo 5 - Racismo: filosofia, ciência e tecnologia

Aula – Racismo, ontologia e epistemologia

Rosane Borges

Aula – Racismo na construção do discurso científico

Gustavo Silva

Aula – Racismo e tecnologia

Tarcizio Silva

N

Módulo 6 - Metamorfoses da questão racial

Aula – Raça e classe na “era Trump”

Asad Haider

Aula – Racismo, multiculturalismo e neoliberalismo

Alessandra Devulsky da Silva

Depoimentos

Inscrição

INVESTIMENTO

CURSO DE RACISMO E POLÍTICA: QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS

R$ 160,00

OU ATÉ 5 PARCELAS DE

R$ 32,00

QUERO FAZER MINHA INSCRIÇÃO AGORA

Aulas disponíveis a partir do dia 17 de novembro de 2020.

Perguntas e respostas

Qual a carga horária?

A carga horária é de 15 horas.

As aulas são ao vivo ou ficarão disponíveis para que cada aluno assista de acordo com a sua disponibilidade?

As aulas são gravadas e começarão a ser disponibilizadas aos alunos a partir do dia 17 de novembro de 2020 e ficarão disponíveis por 1 ano.

Qual será o horário do curso?

As aulas serão disponibilizadas de acordo com o cronograma e poderão ser assistidas no horário de preferência do aluno.

É recomendado assistir às aulas nas datas em que serão disponibilizadas? Por quê?

É recomendado assistir às aulas na sequência. A sequência de aulas foi calculada para permitir uma compreensão adequada dos temas, que se sucedem histórica e logicamente. Uma aula é requisito de compreensão da outra, na medida em que traz conceitos que serão necessários em seguida.

Será possível tirar dúvidas com os professores? Como?

Os alunos terão um canal direto para enviar mensagens sobre as aulas aos professores e coordenadores, por meio da plataforma em que serão realizadas as aulas.

Qual o preço total do curso e quais as formas de pagamento?

O valor do curso é de 160,00 reais e poderá ser pago via cartão de crédito, débito bancário, PayPal ou boleto. O parcelamento pode ser feito em até 5x sem juros via cartão de crédito.

Haverá certificado de conclusão?

Sim, um certificado será emitido aos alunos que assistirem a no mínimo 75% das aulas.

Conheça mais cursos