Presidente do IREE fala sobre lobby pós-eleitoral em evento sobre Brasil em Londres – IREE

IREE - Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa

Cobertura

Presidente do IREE fala sobre lobby pós-eleitoral em evento sobre Brasil em Londres

O futuro das relações entre os setores público e privado no Brasil foi tema de debate na quarta edição do Brazil Forum UK, realizado nos dias 18 e 19 de maio no Reino Unido.

Em painel no dia 18 de maio, o presidente do IREE, Walfrido Warde, as economistas Elena Landau e Lavínia Barros de Castro e José Eduardo Queiroz debateram a importância do aperfeiçoamento das relações entre os setores público e privado no Brasil, os desafios para avançar nessa agenda e os impactos no desenvolvimento do país.

O tema foi escolhido em razão do dimensionamento correto dos setores público e privado ainda ser um desafio a ser superado no Brasil.

E sua apresentação, o presidente do IREE falou sobre a necessidade de regulamentação do financiamento das frentes parlamentares e da importância de se diferenciar o que é influência política legítima do que é corrupção.

“O capitalismo não prescinde de suas relações com o Estado. As empresas precisam do Estado para obter autorizações, para que se pavimentem caminhos para o seu desenvolvimento, elas vão procurar os agentes de Estado. Como vamos controlar isso, já que impedir não vamos? Precisamos de um debate que nos capacite a diferenciar influência política legítima de corrupção.”

Como exemplo, o presidente do IREE citou a necessidade de definição sobre se caixa dois é crime de corrupção ou um ilícito eleitoral e de natureza fiscal. “Essa discussão tem que ser feita de coração aberto e não no contexto de nossas mágoas e indignações pessoais.”

Sobre o financiamento das frentes parlamente, Warde explicou que as cerca de 400 frentes em funcionamento hoje se submetem apenas a uma regra que diz que elas não podem usar dinheiro público, apenas privado. “É uma porta aberta para relações promíscuas entre setores empresariais e o Estado.”

Dessa forma, concluiu Warde, o cenário atual das relações entre os setores público e privado no Brasil é de afastamento das empresas do lobby pré-eleitoral, com a proibição do financiamento empresarial de campanha, e uma profunda inserção das empresas no lobby pós eleitoral, com o financiamento das frentes parlamentares.

Confira o vídeo completo da apresentação.

Sobre o Brazil Forum UK           

Com o tema “Diálogos para uma agenda construtiva”, a edição 2019 do Brazil Forum UK reuniu personalidades da política, da academia e da sociedade civil para debater questões essenciais e urgentes ao desenvolvimento econômico, social e ambiental do país.

O Brazil Forum UK é uma conferência anual organizada voluntariamente por estudantes brasileiros baseados no Reino Unido. O evento reúne lideranças reconhecidas para refletir sobre os problemas e desafios do Brasil em um ambiente inclusivo.

O evento é realizado no campus da London School of Economics and Political Science (LSE) e na Universidade de Oxford.

 



Leia também