O que a neurociência pode dizer sobre a nossa relação com a música? Este é o tema do novo episódio de “Lira”, o podcast de música do IREE Cultura, com Patrícia Vanzella!
Fabio Zanon conversa com a pianista e pesquisadora Patricia Vanzella sobre a relação entre música e neurociência.
Como a emoção desencadeada pela música pode ter função terapêutica? De que forma os músicos podem melhorar seu desempenho? A convidada nos atualiza sobre os estudos mais recentes nessa área e qual é a sua utilidade para entendermos as funções cognitivas e o funcionamento do cérebro em atividades que envolvem múltiplas habilidades.
Se você quer saber um pouco mais sobre música clássica, mas não somente, não vive sem música e quer entender por que ela gruda na cabeça e te emociona, esse é o podcast para você!
Ouça o episódio nas principais plataformas! Para acessar, clique aqui.
Sobre Patrícia Vanzella
Patrícia Vanzella é pianista e integra o corpo docente do Centro de Matemática, Computação e Cognição da Universidade Federal do ABC, onde implementou e coordena o ‘Grupo NEUROMÚSICA’. Graduou-se em Música pela Universidade de São Paulo e pela Academia Franz Liszt (Budapeste). Obteve doutorado em performance pela Catholic University of America (Washington, DC).
Apresentou-se com orquestras sinfônicas no Brasil e com grupos de câmara na Europa, América do Norte e Ásia. No campo da pesquisa em neurociência cognitiva da música, realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Informação na Universidade Federal do ABC e tem publicado em periódicos científicos de relevância internacional, em colaboração com pesquisadores de instituições brasileiras e estrangeiras, tais como a Universidade de Toronto, a Universidade de Londres, o Max Planck Institute for Human Cognitive and Brain Sciences (Leipzig), entre outras.
Leia também

IREE Webinar: Getúlio Vargas, ontem e hoje
Continue lendo...
Apresentação do mestrado Lobby, Corrupção e Ética Pública
Continue lendo...