Podcast Lira: 3º episódio entrevista musicista Magda Pucci – IREE

Podcast

Podcast Lira: 3º episódio entrevista musicista Magda Pucci

Na sexta, dia 16 de julho de 2021, vai ao ar o terceiro episódio de “Lira”, o podcast de música do IREE Cultura, com a musicista Magda Pucci!

No episódio “A música da humanidade: O que a antropologia pode revelar sobre a música que ouvimos hoje”, Fabio Zanon bate um papo com a musicista, antropóloga, educadora musical, pesquisadora de música das culturas do mundo, cantora e líder do grupo vocal Mawaca, Magda Dourado Pucci!

Para compreender melhor a raiz da música que ouvimos hoje, os músicos conversaram sobre a música enquanto fator de união entre as pessoas e sobre a etnomusicologia, como uma área que investiga a ocorrência e os aspectos sociais da música, sobretudo dos vários povos nativos das Américas, da Ásia e da África.

“No caso da educação musical, eu acho que tem muito de você ganhar isso dentro do teu corpo, cantar em uma outra língua, usar um outro gestual, mexer performaticamente com o teu corpo, de uma forma que você vivencia essas alteridades, são jeitos de existir”, diz Pucci.

Se você quer saber um pouco mais sobre música clássica, mas não somente, não vive sem música e quer entender por que ela gruda na cabeça e te emociona, esse é o podcast para você!

Ouça o episódio nas principais plataformas! Para acessar, clique aqui.

Podcast Lira: 3º episódio entrevista musicista Magda Pucci

Sobre Magda Pucci

Magda Pucci é musicista (arranjadora, compositora e intérprete), além de pesquisadora da música de vários povos há mais de vinte anos. É graduada em regência pela ECA-USP, mestre em antropologia pela PUC-SP e Doutora em Performance and Creative Arts pela Universidade de Leiden, na Holanda.

Dirige e produz o Mawaca, grupo que recria músicas de diferentes tradições do mundo, tendo já realizado turnês na Espanha, Alemanha, China, Portugal, Bolívia, Grécia e França. Produziu todos os CDs e DVDs do Mawaca, além de CDs de outros artistas.

Foi diretora musical da Orquestra Mediterrânea, junto a Carlinhos Antunes e Lívio Tragtenberg, projeto do Sesc que envolveu 21 músicos de países mediterrâneos e gerou um CD e um DVD. Desenvolveu vários projetos no Terceiro Setor, como Meninos do Morumbi, Ação Comunitária, Grupo de Refugiados no Sesc Carmo, entre outros. É coordenadora do espaço cultural Estúdio Mawaca, além de ministrar palestras, oficinas e cursos de músicas do mundo e de cultura indígena brasileira na EMBAP na UNESPAR e professora convidada no Instituto Singularidades. Foi professora especialista convidada pela Faculdade de Educação da UNICAMP para ministrar a disciplina Musicalidades indígenas.

É coautora com Heloisa Prieto dos livros De todos os cantos do mundo (Cia. das Letrinhas, 2008) e Contos Musicais (Leya, 2014). Com Berenice de Almeida, publicou Outras terras, outros sons (Callis, 2003), A grande pedra (Formato, 2015) e A floresta canta: uma expedição sonora por terras indígenas do Brasil (Peirópolis, 2015) e Cantos da Floresta – Iniciação ao universo musical indígena (Peirópolis, 2017).

Na área de educação musical, tem ministrado cursos e oficinas de músicas indígenas para professores e interessados em geral como ABRAORFF, FLADEM (internacional e nacional), TECA Oficina de Música, na Espanha (San Cugat e Sevilha – Harmony Games), em congressos de Etnomusicologia, Antropologia e outros. É coordenadora do estado de São Paulo do Forum latinoamericano de Educação Musical (Fladem Brasil).



Leia também