Podcast Lira: 2º episódio entrevista violonista João Camarero – IREE

Podcast

Podcast Lira: 2º episódio entrevista violonista João Camarero

Na sexta, dia 9 de julho de 2021, vai ao ar o segundo episódio de “Lira”, o podcast de música do IREE Cultura, com o violonista João Camarero!

No episódio “Música na prateleira – Por que existem gêneros musicais?”, Fabio Zanon bate um papo com o violonista João Camarero,  coordenador do IREE Cultura, editor na Contracorrente e um dos maiores artistas da atualidade, com parcerias ao lado de Maria Bethânia, Paulo César Pinheiro, Moacyr Luz, entre outros.

Os músicos conversam sobre como a própria definição de clássica afasta o público e refletem sobre como é possível arejar o ambiente da música clássica. Camarero, que transita em diversos gêneros musicais, avalia que a divisão em gêneros pode ser interessante para o mercado, mas é um problema quando vira uma barreira.

“Invariavelmente a música clássica está ligada a um meio mais aristocrático, a uma intelectualidade. Grande parte do nicho da música clássica não fala a mesma língua do jovem”, diz Camarero.

Se você quer saber um pouco mais sobre música clássica, mas não somente, não vive sem música e quer entender por que ela gruda na cabeça e te emociona, esse é o podcast para você!

Ouça o episódio nas principais plataformas! Para acessar, clique aqui.

Podcast Lira com João Camarero

Sobre João Camarero

João Camarero é coordenador do IREE Cultura, editor na Contracorrente, violonista, compositor e arranjador. Com destacada atuação como solista, se apresentou em importantes salas de concerto pelo mundo, além de trabalhar ao lado de grandes artistas. Desenvolve trabalho de pesquisa e ensino na área da música brasileira.

Nascido em 1990 em Ribeirão Preto, São Paulo, João Camarero foi criado na cidade de Avaré, no mesmo estado, onde iniciou seus estudos na música aos oito anos e no violão, de forma sistemática (pois sempre tocou de forma autodidata) aos quinze. Estudou no Conservatório de Tatuí e na Escola Portátil de Música do Rio de Janeiro, onde hoje atua como professor e monitor.

Com destacada atuação como solista, foi vencedor do Prêmio MIMO Instrumental 2015 e do Concurso Novas – 3; apresentou-se em importantes salas por diversos países como EUA, Japão, Coreia do Sul, França, Alemanha, Itália, Holanda, Inglaterra, Bélgica, Áustria.

Como acompanhador, a lista dos artistas com quem tocou e toca até hoje é extensa: Altamiro Carrilho, Maria Bethânia, Raimundo Fagner, Fabiana Cozza, Mônica Salmaso, Leny Andrade, Yamandu Costa, Elton Medeiros, Cristina Buarque, Nailor Proveta, Mike Marshall, Joel Nascimento, João Lyra, Cristovão Bastos, Leo Gandelman, Henrique Cazes, Aquiles Moraes, Duo Gisbranco…

Como compositor, tem parcerias com grandes nomes da música popular brasileira, como Paulo César Pinheiro, Moacyr Luz e Cristovão Bastos. Já participou da gravação de inúmeros discos, como músico, arranjador ou diretor musical. Integra o Conjunto Época de Ouro e o Regional Imperial.



Leia também