Podcast Lira: 22º episódio entrevista Eduardo Torres – IREE

Podcast

Podcast Lira: 22º episódio entrevista Eduardo Torres

“A música como projeto social” é o tema do novo episódio de “Lira”, o podcast de música do IREE Cultura, com Eduardo Torres!

Fabio Zanon conversa com Eduardo Torres, diretor musical do Núcleo Estadual de Orquestras Jovens da Bahia (NEOJIBA), sobre como a música clássica não é uma manifestação cultural de elite. A maioria dos estudantes de música clássica que hoje tocam instrumentos de orquestra chegam aos centros de estudos por meio de projetos sociais.

O NEOJIBA, por exemplo, já formou, em quinze anos de existência, milhares de jovens, e cujas orquestras têm um trabalho internacionalmente reconhecido através de turnês europeias. Eduardo Torres fala sobre os desafios de implementar um projeto dessa natureza e do efeito que o ensino musical tem no futuro de jovens oriundos de áreas carentes.

Se você quer saber um pouco mais sobre música clássica, mas não somente, não vive sem música e quer entender por que ela gruda na cabeça e te emociona, esse é o podcast para você!

Ouça o episódio nas principais plataformas! Para acessar, clique aqui.

Podcast Lira: 22º episódio entrevista Eduardo Torres

Sobre Eduardo Torres

Mestre em Regência Orquestral e pianista graduado pela Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, Eduardo Torres é Diretor Musical do NEOJIBA e músico da Orquestra Sinfônica da Bahia. Realizou cursos de aperfeiçoamento na Alemanha, França e Argentina. Estudou piano com Esther Cardoso e regência com Erick Vasconcelos, Eleazar de Carvalho, Ernst Widmer, Wayne Toews, Dante Anzolini, Guilhermo Scarabino, Louis Lane e Roberto Tibiriçá. Já lecionou no curso superior de música da UFBA. Foi maestro do Coral Cetrel e da FIEB. É detentor do Prêmio Copene de Cultura e Arte e do Prêmio Rumos do Instituto Itaú Cultural. Tem um CD gravado pela Paulus gravadora, no qual rege 5 peças para orquestra de câmara de Ernst Widmer.



Leia também