Podcast Lira: 17º episódio é uma homenagem a Nelson Freire – IREE

Podcast

Podcast Lira: 17º episódio é uma homenagem a Nelson Freire

O novo episódio de “Lira”, o podcast de música do IREE Cultura, é uma homenagem ao grande pianista Nelson Freire, que morreu na semana passada, aos 77 anos.

Considerado um grande nome da música clássica e de enorme prestígio internacional, Nelson Freire era uma pessoa muito querida e muito presente na vida musical brasileira.

No episódio, Fabio Zanon convida os pianistas Clélia Iruzun, Juliana Steinbach e Marcelo Bratke, o Maestro Roberto Tibiriçá e os críticos Sidney Molina e Irineu Franco Perpétuo para uma conversa sobre a vida e obra do pianista.

Se você quer saber um pouco mais sobre música clássica, mas não somente, não vive sem música e quer entender por que ela gruda na cabeça e te emociona, esse é o podcast para você!

Ouça o episódio nas principais plataformas! Para acessar, clique aqui.

Podcast Lira: 17º episódio é uma homenagem a Nelson Freire

Sobre Nelson Freire

Nelson Freire nasceu em Boa Esperança, Minas Gerais, em 18 de outubro de 1944. Começou a tocar piano quando tinha três anos e seu primeiro recital aconteceu aos 5 anos de idade. Em 1957, aos 13 anos, Nelson Freire foi o sétimo colocado no Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro, cujo vencedor foi o austríaco Alexander Jenner.

Em 1964, conquistou o primeiro lugar no Concurso Internacional de Piano Vianna da Motta em Lisboa e em Londres recebeu as medalhas de ouro Dinu Lipatti e Harriet Cohen. Ele embarcou em uma carreira internacional a partir dos anos 1960, dando recitais e concertos nas maiores cidades da Europa, dos Estados Unidos e da América Central.

Grande pianista, sempre teve o seu talento reconhecido pelo publico e também pela critica especializada, sendo que com apenas 27 anos, em 1971, ganhou o Premio Hors Concurs da atual Associação Paulista de Criticos de Artes (APCA), na Categoria Musica Erudita.

Em dezembro de 2001, presidiu o júri do Concurso de Piano Marguerite Long, em Paris. Ele gravou para a Sony/CBS, Philips e Deutsche Grammophon.  Hoje, tem contrato de exclusividade  com a Decca e produziu um CD dedicado às obras de Chopin.

Foi considerado um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009 e é ganhador de vários Premios Sharp de MPB, além de já ter recebido o Titulo de Cavaleiro da Legião de Honra da Republica Francesa.



Leia também