Como se cria um virtuose? Este é o tema do novo episódio de “Lira”, o podcast de música do IREE Cultura, com Tania Lisboa!
Fabio Zanon conversa com um dos maiores talentos musicais do Brasil, a violoncelista Tania Lisboa, sobre o conceito de virtuosidade e os processos neurológicos na formação de um músico de excelência.
De que forma, além de transcender a esfera da competência, um músico consegue um resultado técnico admirável e ainda cria uma experiência emocional marcante em seus ouvintes?
Se você quer saber um pouco mais sobre música clássica, mas não somente, não vive sem música e quer entender por que ela gruda na cabeça e te emociona, esse é o podcast para você!
Ouça o episódio nas principais plataformas! Para acessar, clique aqui.
Sobre Tania Lisboa
Tania Lisboa é consagrada pela crítica internacional especializada como um dos maiores talentos musicais do Brasil. Iniciou seus estudos musicais como pianista antes de embarcar em sua carreira internacional como violoncelista. Diplomou-se com medalha de ouro pelo Conservatório Dramático e Musical Dr Carlos de Campos de Tatuí e recebeu vários prêmios nacionais e internacionais.
Seus estudos de pós-graduaçāo foram realizados na Guildhall School of Music and Drama; City University (MA com distinçāo) e University of Sheffield (PhD in Music Performance) na Inglaterra. Tania estudou inicialmente com Gretchen Miller e David Chew no Brasil, com Raphael Walfish e Richard Markson na Inglaterra, e com a renomada violoncelista Maud Tortelier, por seis anos na França. Como violoncelista, vem se apresentando nos Estados Unidos, Japāo, Coréia, Turquia, Polônia, Itália, França, México, Venezuela, Canadá e Inglaterra.
Desde 2001, atua como professora doutora e pesquisadora no Centre for Performance Science da Royal College of Music em Londres, onde também coordena o programa de Syncrhonous Online Learning. Como pesquisadora, suas publicações incluem artigos sobre a memorização musical, música e autismo, expressividade na performance, entre outras áreas. Em 2020, foi premiada com uma (das sete) bolsas da British Academy para liderar um projeto de pesquisa em colaboraçāo com a Universidade Federal da Bahia, no Brasil.
Tania recebeu ainda os títulos de Honorary Research Fellow, Imperial College London e Honorary Member of the Royal College of Music. Atualmente é ainda membro da Commission for the Education of the Professional Musician da Associaçāo International de Educaçāo Musical (ISME). Tania é artista da Meridian Records em Londres, tendo gravado CDs de repertório tradicional bem como de música brasileira, que inclui a obra completa para violoncello e piano de G. Faurè e de H. Villa-Lobos além de todos os trios com piano em 3 volumes – ‘O Violoncello do Villa’ – e também a obra completa para violoncello e piano de C. Guarnieri -‘The Brazilian Cello’. Suas gravações e entrevistas estāo regularmente na Rádio e TV do Brasil, Mexico, USA, e BBC na Inglaterra.
Leia também

IREE Webinar: Getúlio Vargas, ontem e hoje
Continue lendo...
Apresentação do mestrado Lobby, Corrupção e Ética Pública
Continue lendo...