Quem decide o que é uma obra-prima? Este é o tema do novo episódio de “Lira”, o podcast de música do IREE Cultura, que traz uma entrevista com Sidney Molina!
Fabio Zanon conversa com o professor de estética e violonista Sidney Molina sobre a relevância do cânone da música para o século 21 e se há abertura para uma expansão e flexibilidade.
O que uma pessoa interessada em cultura deve ouvir para saber o que é música clássica? Quem decide isso? Por que essas músicas e não outras? Esse corpo de conhecimento é chamado de cânone musical, e está presente na programação de nossas orquestras e teatros, na educação musical, nos estudos acadêmicos, no rádio e, agora, também na forma de streaming.
Por um lado, ele é o conhecimento acumulado de gerações de pessoas que dedicam sua vida a estudar música e podem se servir da estética para fazer suas escolhas. Por outro, a própria ideia de cânone atrai críticas de exclusivismo e eurocentrismo.
Se você quer saber um pouco mais sobre música clássica, mas não somente, não vive sem música e quer entender por que ela gruda na cabeça e te emociona, esse é o podcast para você!
Ouça o episódio nas principais plataformas! Para acessar, clique aqui.
Sobre Sidney Molina
Sidney Molina é violonista, professor e crítico musical. Como fundador do Quartenaglia Guitar Quartet (QGQ), participou de gravações, recitais, concertos com orquestra e turnês do grupo no Brasil, Estados Unidos, Austrália e Europa, o que inclui concertos em 17 estados brasileiros e 18 estados norte-americanos. Sua discografia inclui 8 CD’s, 1 DVD gravado ao vivo e a participação como convidado em 6 CD’s.
É bacharel em Filosofia pela USP e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Atua como coordenador da Pós-graduação em Violão: pedagogia e performance da Faculdade Santa Marcelina, e professor do curso de música do FMU/FIAM-FAAM, em São Paulo, e da Fundação Carlos Gomes, em Belém. É Musician-in-residence da Portuguese School do Middlebury College, em Vermont (EUA).
Desde 2010 coordena o Concurso Nacional de Violão Souza Lima e tem ministrado palestras, integrado bancas e ministrado master classes a convite de instituições como USP, UNESP, UNICAMP, UFBA, UFPA, Yale University, Jacobs School da Universidade de Indiana em Bloomington (EUA), Columbia University e Conservatório de Coimbra (Portugual). É crítico de música do jornal Folha de S. Paulo e autor dos livros Mahler em Schoenberg: angústia da influência na Sinfonia de Câmara nº 1 e Música Clássica Brasileira Hoje.
Leia também

IREE Webinar: Getúlio Vargas, ontem e hoje
Continue lendo...
Apresentação do mestrado Lobby, Corrupção e Ética Pública
Continue lendo...