Perspectivas geopolíticas e de direitos humanos no Afeganistão – IREE

Agenda

Perspectivas geopolíticas e de direitos humanos no Afeganistão

Depois de quase 20 anos, o Talebã voltou ao poder no Afeganistão. Em meio a retirada das tropas americanas e da Otan, o grupo extremista islâmico entrou em Cabul, capital do país, e clamou vitória no palácio do governo. Nos últimos dias, o mundo foi tomado por imagens dessa invasão.

Para entender as consequências disso para o Afeganistão e para a comunidade internacional, na terça-feira, dia 24 de agosto, às 18h, o IREE promove a live “Perspectivas geopolíticas e de direitos humanos no Afeganistão: a retomada de Cabul pelo Talebã”.

Participam Francirosy Campos Barbosa, Coordenadora do Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e Árabes (FFCLRP/USP), Reginaldo Nasser, livre-docente em Relações Internacionais da PUC-SP e pesquisador de EUA e Oriente Médio, e João Raphael da Silva, bacharel e mestre em Relações Internacionais e doutorando em Serviço Social & Política Social (Ulster University).

O evento conta com mediação da convidada, Marianna Braghini, pesquisadora do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (Unesp), e Yuri Silva, coordenador do IREE Direitos Humanos.

Acompanhe ao vivo acessando aqui o canal IREETV no Youtube! O evento é gratuito e aberto ao público.

Caso prefira receber o link da transmissão instantes antes do início do evento, preencha o formulário no final da página.

Conheça os participantes

Marianna Braghini é graduada em Ciências Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), atualmente é mestranda em Desenvolvimento Econômico na linha de História Econômica na Unicamp, onde é bolsista CAPES. Pesquisadora do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES) e do Observatório Sul-Americano de Defesa e Forças Armadas. Desenvolve pesquisas em guerra contemporânea com foco em políticas de segurança voltadas para países periféricos, desenvolvimento econômico capitalista e privatização da guerra.

Francirosy Campos Barbosa é graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), possui mestrado em Antropologia pela Universidade de São Paulo, e doutorado em Antropologia pela USP. Cursou pós-doutorado em Teologia Islâmica/Islam Político pela Universidade de Oxford. É professora de Antropologia e coordenadora do GRACIAS – Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e Árabes no departamento de Psicologia da FFCLRP/USP. Autora de livros como “Performances islâmicas em São Paulo: entre arabescos, luas e tâmaras”, “Hajja, hajja – a experiência de peregrinar”, coordenou o livro “Olhares Femininos sobre Islã: etnografias, metodologias e imagens”; dirigiu os documentários: “Allah, Oxalá na trilha Malê”, “Vozes do Islã” entre outros. Desenvolve pesquisas sobre islam, islamofobia, mulheres muçulmanas, feminismo, antropologia visual, performance.

Reginaldo Mattar Nasser é professor associado e livre-docente em Relações Internacionais da PUC-SP. Mestre em Ciência Política pela UNICAMP, doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP, pós-doutor em Coimbra. Professor da pós-graduação San Tiago Dantas (Unesp, Unicamp, PUC-SP), pesquisador do Instituto Nacional de Estudos Sobre os EUA (INEU). Líder do Grupo de Pesquisa GECI – Grupo de Estudos Sobre Conflitos Internacionais, Pesquisador do CEDEC. Tutor do PET (Programa de Educação Tutorial-MEC). Organizador e co-autor dos livros: “Governança Global: Conexões entre Políticas Domésticas e Internacionais”, Editora São Paulo, “Do 11 de setembro de 2001 à guerra ao terror : reflexões sobre o terrorismo no século”, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada IPEA, “The End of the Ottoman Empire and the creation of the Iraqi state beyond Sykes-Picot: Between Imperialism and Revolution”, Estudos Internacionais, v. 8. O título de seu próximo livro é “A luta contra o terrorismo: os Estados Unidos e os amigos talibãs” e será publicado pela Editora Contracorrente.

João Raphael da Silva é Doutorando e Assistente de Ensino em Serviço Social & Política Social na Ulster University (Reino Unido). Mestre em Relações Internacionais pela Central European University (Hungria), teve sua dissertação publicada na revista Behavioral Sciences of Terrorism and Political Aggression. Colaborou com o Austrian Institute for European and Security Policy (Áustria), para o qual escreveu ‘Jihadist Terrorism’ and EU Responses: Current and Future Challenges (2017). Também colaborou com o Institute of International Relations Prague (República Tcheca). Escreveu textos opinativos para o The Intercept Brasil. Desenvolve pesquisas sobre Violência Política/Terrorismo.

Yuri Silva é Coordenador de Direitos Humanos do IREE e coordenador nacional do Coletivo de Entidades Negras (CEN). Graduado em Jornalismo e pós graduado em Gestão de Mídias Sociais Digitais pelo Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge). É ativista antirracista, LGBTQIA+ e das pautas dos Direitos Humanos. Coordenou e atuou na equipe técnica de projetos de organizações da sociedade civil, do Governo da Bahia e do Governo Federal para promoção dos direitos da população negra, de empreendedores negros e de comunidades tradicionais de terreiros de candomblé e quilombos.

Programação

24 de agosto, 18h

Webinar: Perspectivas geopolíticas e de direitos humanos no Afeganistão – a retomada de Cabul pelo Talebã

Participantes: Francirosy Campos Barbosa, Coordenadora do Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e Árabes (FFCLRP/USP), Reginaldo Nasser, livre-docente em Relações Internacionais da PUC-SP e pesquisador de EUA e Oriente Médio, João Raphael da Silva, bacharel e mestre em Relações Internacionais e doutorando em Serviço Social & Política Social (Ulster University), Marianna Braghini, Pesquisadora do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (Unesp), e Yuri Silva, coordenador do IREE Direitos Humanos.

1. Por gentileza, insira seu email.*



Leia também