Os riscos e oportunidades: Inteligência Artificial, Economia e Sociedade – IREE

Agenda

Os riscos e oportunidades: Inteligência Artificial, Economia e Sociedade

Na segunda-feira, 18 de março, às 17h, o Centro de Estudos de Economia do IREE promove o webinar “Os riscos e oportunidades: Inteligência Artificial, Economia e Sociedade”.

Participam André Kadow, Coordenador do curso de Design da Faculdades de Campinas (FACAMP), Daví Antunes, Professor de Economia da FACAMP, Marcos Mazoni, Diretor de Tecnologia da Informação do IBGE, e Nivaldo Marcusso, Professor e Consultor em Estratégia, Processos, Inovação, Tecnologia da Informação e Cibersegurança.

A mediação será de Luiz Gonzaga Belluzzo, Economista-chefe do IREE e  Professor Emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Acompanhe ao vivo acessando aqui o canal IREETV no Youtube! O evento é gratuito e aberto ao público.

Conheça os participantes

André Kadow é Mestre e Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Grande experiência em internet, tecnologia, pesquisa e mídias. Professor na Faculdades de Campinas (FACAMP) e consultor especializado em inovação e tecnologia.

Daví Antunes é economista, possui mestrado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Atualmente é professor e diretor adjunto das Faculdades de Campinas (FACAMP). Autor de diversos artigos nas áreas de Economia Brasileira, Economia Internacional, Teoria Econômica e Desigualdade Social e Mercado de Trabalho.

Marcos Manzoni é Diretor de Tecnologia da Informação do IBGE. É mestrando em Gestão Estratégica na Universidade do México – FUNIBER (2023). É pós-graduado em Gestão de Pessoas pela Universidade Faveni/Futura, em Sociologia e Filosofia pela Universidade Faveni/Futura, em Tecnologia da Informação pela Fundação Getúlio Vargas e em Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É formado em Administração de Empresas pela Universidade Porto-Alegrense. Atua como consultor sobre Governo Aberto na Fundação Getúlio Vargas. Foi Vice-Presidente de Tecnologia na Conatus – Assessoria e Consultoria (março de 2019 a dezembro de 2021). Entre janeiro de 2017 e fevereiro de 2019, foi Secretário de Desenvolvimento, Inovação, Emprego e Renda na Prefeitura do Rio Grande – RS. Serviu como Diretor Presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO – maio de 2007 a maio de 2016), Diretor Presidente da Empresa Estadual de Informática do Paraná (Celepar – de 2003 a 2006), Presidente da Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Procergs – de 1999 a 2002), Diretor Técnico da Companhia Municipal de Tecnologia de Porto Alegre (Procempa – de 1993 a 1998), e Projetista de Redes e de Comutação na Companhia Rio Grandense de Telecomunicações (CRT – de 1979 a 1992).

Nivaldo Marcusso é Professor e Consultor em Estratégia, Processos, Inovação, Tecnologia da Informação e Cibersegurança, com mais de 30 anos de experiência em empresas e instituições de ensino, como CIO e Professor.
Atuou em Empresas como Bradesco, Fundação Bradesco, Laureate, Digilab entre outras, tendo ocupado a posição de CIO durante 17 anos na Fundação Bradesco. Mestre em Tecnologia Educacional, MBA em Conhecimento, Tecnologia e Inovação pela FIA/USP, Pós-MBA em Gestão avançada pela FIA / USP e especialização em Gestão de Negócios e Tecnologia da informação pelas Universidades de Stanford, MIT, Harvard, Wharton e Kellogg, Lyon e Marseille. Atualmente é Professor de Graduação e Pós-Graduação em engenharia e administração da Facamp e Unisal, além de consultor da FDC e Marcx nas áreas de transformação digital, BPM, cibersegurança e inteligência artificial.

Luiz Gonzaga Belluzzo é Professor Emérito da Unicamp e da Universidade Federal de Goiás e fundador da Faculdades de Campinas (Facamp). Formado em Direito e Ciências Sociais pela USP, Belluzzo cumpriu importante papel no início do processo de instalação do Instituto de Economia (IE) da Unicamp. Com doutorado em economia, autor de diversos livros, foi secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda (1985-1987) durante o governo de José Sarney e, de 1988 a 1990, foi secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo durante a gestão do ex-governador Orestes Quércia.

Programação

18 de março, 17h

IREE Webinar: Os riscos e oportunidades: Inteligência Artificial, Economia e Sociedade

Participantes: André Kadow, Coordenador do curso de Design da Faculdades de Campinas (FACAMP), Daví Antunes, Professor de Economia da FACAMP, Marcos Mazoni, Diretor de Tecnologia da Informação do IBGE, Nivaldo Marcusso, Professor e Consultor em Estratégia, Processos, Inovação, Tecnologia da Informação e Cibersegurança e Luiz Gonzaga Belluzzo, Economista-chefe do IREE e Professor Emérito da Unicamp.



Leia também