Live do IREE: Os desafios da reindustrialização – IREE

Agenda

Live do IREE: Os desafios da reindustrialização

A paralisia de investimentos estratégicos impede há anos o desenvolvimento do setor industrial no Brasil, o que gera um acentuado processo de desindustrialização no país. Como resultado, nas últimas décadas, a indústria de transformação tem perdido participação no PIB brasileiro, o que impacta toda a economia.

Para debater esse cenário, o Centro de Estudos de Economia do IREE promove o debate sobre “Os desafios da reindustrialização” na quinta-feira, dia 22 de junho, às 18h.

Participam a Gerente de Política Industrial da CNI, Samantha Ferreira e Cunha, o Economista-chefe do IEDI, Rafael Cagnin, o Professor do Instituto de Economia da Unicamp Julio Sergio Gomes de Almeida e o Economista-chefe da FIESP, Igor Rocha.

A mediação será de Luiz Gonzaga Belluzzo, Economista-chefe do IREE e Professor Emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Acompanhe ao vivo acessando aqui o canal IREETV no Youtube! O evento é gratuito e aberto ao público.

Conheça os participantes

Samantha Ferreira e Cunha é Doutora em Economia pela Unicamp. Foi aluna visitante da Université Paris Dauphine, na França, em 2012. Foi pesquisadora do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia do Instituto de Economia da Unicamp entre 2009 e 2013. Está há 9 anos na Confederação Nacional da Indústria e atua, desde 2021, como Gerente de Política Industrial.

Rafael Cagnin é Economista, Mestre e Doutor em Teoria Econômica na Universidade Estadual de Campinas, foi economista do Projeto de Conjuntura Econômica e Arrecadação Tributária do Governo do Estado de São Paulo pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo, em 2011-2014, e conselheiro da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em 2016-2019, é economista-chefe do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI).

Julio Sergio Gomes de Almeida é Professor do Instituto de Economia da Unicamp e Diretor Executivo do IEDI. Foi Secretário Executivo do IEDI e Foi Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda (2006/ 2007). Possui mestrado em Economia Social e do Trabalho e doutorado em Economia Aplicada pela Unicamp.

Igor Rocha é Economista-chefe da Fiesp. Doutor pela University of Cambridge e membro do Sidney Sussex College e da Cambridge Society for Social and Economic Development, Reino Unido. Possui mestrado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (2011) e graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009).

Luiz Gonzaga Belluzzo é Economista-chefe do IREE e Professor Emérito da Unicamp e da Universidade Federal de Goiás e fundador da Faculdades de Campinas (Facamp). Formado em Direito e Ciências Sociais pela USP, Belluzzo cumpriu importante papel no início do processo de instalação do Instituto de Economia (IE) da Unicamp. Com doutorado em economia, autor de diversos livros, foi secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda (1985-1987) durante o governo de José Sarney e, de 1988 a 1990, foi secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo durante a gestão do ex-governador Orestes Quércia.

Programação

22 de junho, 18h

Live: Os desafios da reindustrialização

Participantes: Samantha Ferreira e Cunha, Gerente de Política Industrial da CNI, Rafael Cagnin, Economista-chefe do IEDI, Julio Sergio Gomes de Almeida, Professor do Instituto de Economia da Unicamp, Igor Rocha, Economista-chefe da FIESP e Luiz Gonzaga Belluzzo, Economista e Professor Emérito da Unicamp.



Leia também