Em entrevista ao presidente do IREE, Walfrido Warde, o escritor Jorge Caldeira, autor do recente “História da Riqueza no Brasil”, analisa o papel do Estado na história do país.
Para o escrito, o Brasil foi o primeiro espaço no mundo em que passou a vigorar a ideia de que um indivíduo poderia morrer numa condição diferente da que tinha nascido porque fez algo.
O universo empreendedor, que hoje é global, é a vida do Brasil.
Jorge Caldeira fala também do tamanho do Estado e questiona as crenças de casualidade entre ação estatal e distribuição de renda. O escritor diz que é difícil pensar o futuro nos termos da polarização entre esquerda e direita que herdamos da Guerra Fria.
O indicativo da história para o futuro deve considerar, segundo ele, que nos últimos 50 anos houve uma mudança no ritmo de crescimento da economia brasileira, que deixou de ser a economia que mais crescia no mundo por 80 anos para ser uma economia que cresceu menos que a média da economia mundial nos últimos 50 anos.
Para Cadeira, precisamos entender a razão dessa mudança, já que passaram pelo poder nesse período representantes de todos os espectros ideológicos sem que houvesse alguma solução.
Confira no vídeo a seguir.
Leia também

A regulamentação do mercado de carbono no Brasil
Continue lendo...
Live: O PAC e o Projeto de Desenvolvimento
Continue lendo...
Os desafios da arrecadação e a taxação dos ricos
Continue lendo...