Jorge Caldeira: "O universo empreendedor é a vida do Brasil" – IREE

IREE - Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa

IREETV

Jorge Caldeira: “O universo empreendedor é a vida do Brasil”

Em entrevista ao presidente do IREE, Walfrido Warde, o escritor Jorge Caldeira, autor do recente “História da Riqueza no Brasil”, analisa o papel do Estado na história do país.

Para o escrito, o Brasil foi o primeiro espaço no mundo em que passou a vigorar a ideia de que um indivíduo poderia morrer numa condição diferente da que tinha nascido porque fez algo.

O universo empreendedor, que hoje é global, é a vida do Brasil.

Jorge Caldeira fala também do tamanho do Estado e questiona as crenças de casualidade entre ação estatal e distribuição de renda. O escritor diz que é difícil pensar o futuro nos termos da polarização entre esquerda e direita que herdamos da Guerra Fria.

O indicativo da história para o futuro deve considerar, segundo ele, que nos últimos 50 anos houve uma mudança no ritmo de crescimento da economia brasileira, que deixou de ser a economia que mais crescia no mundo por 80 anos para ser uma economia que cresceu menos que a média da economia mundial nos últimos 50 anos.

Para Cadeira, precisamos entender a razão dessa mudança, já que passaram pelo poder nesse período representantes de todos os espectros ideológicos sem que houvesse alguma solução.

Confira no vídeo a seguir.



Leia também