Escrevo estas bem-traçadas logo após o jogo que classificou o Brasil para a segunda fase da Copa do Mundo. Um pouco chocado com a perseguição ao Neymar, mas Nelson Rodrigues já tinha avisado:
-O brasileiro é um Narciso às avessas, que cospe na própria imagem.
E é verdade. O Adulto Ney, fora de campo, de fato não ajuda a gente a gostar dele, mas dentro é nosso último craque de verdade. Lembro quando Maradona morreu, havia gente nas redes sociais xingando… O Pelé!
Bem, temos que separar o Edson do Pelé. Edson é um ser humano normal, com falhas diversas. Pelé é Deus. Maradona no campo foi um semideus. Fora dele, bateu na mulher, envenenou Branco na Copa do Mundo (e contou isso rindo na TV), uma figurinha safada. Então, qual o critério? Ah, Garrincha? Deixou a família na miséria e bateu na mulher que escolheu.
O que faz o fora campo valer para uns e não para outros? A idiotice chega ao cúmulo quando postam uma foto de Neymar, estático, sendo abraçado pelo Richarlison. Teria sido no jogo que nosso Pombo decidiu. Psicólogos disseram que a foto era “o retrato da inveja”. Bem, a análise foi o retrato da burrice. Não significa absolutamente nada, aparentemente foi um gol do Ney e ele comemorou como Cristiano Ronaldo, sendo abraçado pelo colega. Só isso. Mas o ódio nosso de cada dia elegeu sua postura como sendo de inveja e despeito. E a foto – junto com o texto bobinho – foi compartilhada aos milhares, especialmente pela nossa esquerda. Ou seja, contra quem a gente não gosta, vale tudo.
Já vimos esse filme, não dá certo.
Durante os últimos dias fomos bombardeados com notícias bem divertidas: ora Alexandre de Moraes foi preso, ora a eleição foi anulada, e o gado na chuva – sim, estão acampados na porta dos quartéis pedindo democracia e AI5 – comemorando. Comemorando e recebendo o apoio moral do 03, assistindo à Copa no Qatar, de Malafaia, num resort em Pernambuco, e Constantino, de Miami.
O que querem os bolsominions?
Desde a eleição me habituei a acompanhar os posts bovinos no Kwai. O que é o Kwai? O Kwai é como se fosse um Tik Tok administrado pelo Datena. Tem dancinha mas tem tiro, também. E nele, todos os dias aparece um bolsotário com olhar irônico, de quem sabe coisas que a gente não sabe, dizendo que “dali a três dias” algo iria acontecer. Infelizmente ele não pode dizer o quê, mas que todos saberão quando rolar. Estou aguardando desde antes do primeiro turno. Mas em três dias, veremos.
Eles se alimentam dessa esperança.
H. G. Wells escreveu um livro chamado “Os Dias do Cometa”. Nele, um cometa passa perto da terra e sua cauda espalha uma substância que transforma as pessoas, as fazendo boas. Escrevi isso para dizer que sonho em, um dia, termos uma explicação para a idiotice reinante. Se no livro do bom Wells o povo ficou bondoso, aqui tivemos uma severa diminuição do QI. Vemos gente rezando para pneus, gritando na porta de quartéis e, pior, adultos marchando como se fossem criancinhas brincando de soldados. Terá sido algum germe, algum vírus, alguma bactéria comedora de cérebro? Agradeço ao criador todos os dias por ter me poupado dessa vergonha. Por meus pais não serem assim. Pelas pessoas que interessam na minha vida não serem assim. Por minhas amigas não deitarem com idiotas assim… Já meus amigos, não creio que eles tenham algum escrúpulo desse nível. Homens são inferiores.
O AI5 surge de um discurso onde Marcio Moreira Alves incita as moças a não namorarem os cadetes!
Mas nesse momento de transição, literal, sabemos que nosso amado líder anda insone. Carluxo declarou isso, eles mal dormem, e compartilham o quarto. Mas ora, cadê nossa comunicativa primeira-dama? Depois da grosseira afirmação da ex de Waldemar, chamando-a de “peguete” do nobre deputado, nossa amada sumiu de circulação. E isso nos interessa, além do prazer da fofoca? Sim, interessa e muito. Depois das barbaridades que nosso chefe falou, por exemplo, da primeira-dama da França, da comparação infeliz com a Janja, é divertido ver o fogo no parquinho. Para nós, de fato, isso não diz respeito. Não somos moralistas, ela pode ter quem quiser em sua cama, problema dela e do parceiro. Mas medimos o indigitado pela mesma régua com que ele mediu os outros. E sim, é divertidíssimo.
Pimenta na testa dos outros é refresco…
O que não é divertido é ver animais mugindo pelo mundo contra seus desafetos. Rodrigo Maia foi hostilizado (justo ele, que não abriu NENHUM inquérito contra Bolsonaro!!!!), o juiz Barroso (“Perdeu, Mané”), Ciro Gomes – outro injustiçado, foi dos que mais batalharam para o presidente se reeleger! – e alguns outros. Mas inaceitável MESMO foi hostilizarem Gilberto Gil no Qatar. Gilberto Gil! 80 anos, patrimônio nacional, o homem que fez a ONU dançar, tendo que ouvir impropério de idiota que, segundo Randolfe Rodrigues, além de sofrer vários processos ainda usou indevidamente o auxílio emergencial! Gente, xingar o Gil!!!!!!
Xingaram o Gil!
E, para terminar, uma juíza obscura indeferiu o pedido de Chico Buarque contra 03, por uso indevido de sua obra-prima Roda Viva. Ela afirma que não se pode afirmar que Chico é, de fato, o autor.
Bem, pelo menos a autora da afirmação mais estapafúrdia do ano a gente sabe quem é.
Os artigos de autoria dos colunistas não representam necessariamente a opinião do IREE.
Ricardo Dias
Tem formação de Violonista Clássico e é luthier há mais de 30 anos, além de ser escritor, compositor e músico. É moderador do maior fórum de violão clássico em língua portuguesa (violao.org), um dos maiores do mundo no tema e também autor do livro “Sérgio Abreu – uma biografia”.
Leia também

Flip 2023: Pagu, necropolítica e crise climática
Continue lendo...
Derivas êxtimas: uma viagem à Bahia e à Bienal de São Paulo
Continue lendo...
Reinventando o Brasil pela arte
Continue lendo...