Em entrevista exclusiva para o IREE, o ex-Ministro Roberto Mangabeira Unger trouxe reflexões sobre o futuro do país a partir de soluções para problemas contemporâneos e falou sobre política externa, o papel do Judiciário e das Forças Armadas, política industrial, entre outros assuntos.
O evento realizado no dia 19 de maio de 2022, na Unibes Cultural, em São Paulo, contou com a participação como entrevistadores de Walfrido Warde, Presidente do IREE, Marcos Perez, Professor Associado da Faculdade de Direito da USP, e Pedro Serrano, Professor de Direito Constitucional da PUC-SP.
“Há muita desesperança no Brasil. E nós temos que passar pela desilusão da desilusão. O equívoco comum que as pessoas fazem é que imaginam que a esperança tem que ser a causa da ação. Mas não é assim. A esperança é sobretudo a consequência da ação. Ninguém precisa ser esperançoso para agir. Nós agimos por razões diferente, indignação, ódio, ambições, seja o que for. Mas na ação descobrimos o possível, a possibilidade. A esperança é a consequência da ação. E é o que eu recomendo aos meu concidadãos, a agirem intelectual e praticamente para poderem ser esperançosos”, disse Mangabeira Unger.
O entrevistado defendeu um projeto de desenvolvimento nacional baseado na qualificação do aparato produtivo do país, na capacitação da população, em uma política regional construída a partir dos estados e em ação forte do governo central. “Esses são os elementos essenciais da tarefa nacional. Um produtivismo includente, uma educação capacitadora, uma política regional construída de baixo para cima, em que o Brasil encontre as grande vocações regionais, e um presidencialismo plebiscitário que faça as vezes temporariamente da democracia de alta energia que ainda não temos.”
Sobre o entrevistado
Roberto Mangabeira Unger é filósofo e teórico social brasileiro, professor da Universidade Harvard. Foi o consultor de Leonel Brizola (PDT), influenciou políticos como o ex-Presidente do México Vicente Fox e o ex-Governador do Ceará Ciro Gomes (PDT). Foi Ministro de Assuntos Estratégicos da Presidência da República do Brasil nos governos Lula (PT) e Dilma Rousseff (PT). É Professor da Harvard Law School.
O material completo pode ser visto no canal IREETV, no Youtube.
Leia também

A Covid, o Bobo e o Perro Defunto
Continue lendo...
Ronaldo Caiado: Credibilidade é o que te leva ao final da reta
Continue lendo...
Henrique Vieira: Radicalização à direita vai além dos evangélicos
Continue lendo...