Live: Os programas econômicos dos candidatos à Presidência – IREE

Agenda

Live: Os programas econômicos dos candidatos à Presidência

14 de outubro de 2026

O Centro de Estudos de Economia do IREE promove, na quinta-feira, 15 de outubro, às 17h, uma live para debater os programas econômicos dos candidatos à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL). Participam a professora titular da FEA-USP Leda Paulani, o sócio da BPCT Consultoria Econômica Murilo Tambasco e o diretor de pesquisa da CBA Consultoria Econômica, Cláudio Balieiro.

A moderação será de Luiz Gonzaga Belluzzo, economista-chefe do IREE e professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Acompanhe ao vivo acessando aqui o canal IREETV no Youtube!

Conheça os participantes

Leda Paulani é formada em Economia pela FEA-USP e em Comunicação Social pela ECA-USP. Possui Doutorado em Teoria Econômica pelo Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo – IPE/USP (1992). É livre-docente junto ao Departamento de Economia da FEA-USP (2004). É professora do Departamento de Economia e da Pós-graduação em Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA/USP desde 1988 e professora titular na mesma unidade desde 2007. Em 2020 foi contemplada com o prêmio “Personalidade Econômica do ano” promovido pelo Conselho Federal de Economia.

Murilo Tambasco é sócio da BPCT Consultoria Econômica. Formado em Economia pela Faculdades de Campinas (FACAMP). Mestrando em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Foi consultor econômico-financeiro da ICO Consultoria. Pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e do Núcleo de Estudos Conjunturais (NEC-FACAMP).

Cláudio Balieiro é diretor de pesquisa da CBA Consultoria Econômica. Dedicou parte de sua trajetória de pesquisa ao estudo do BNDES, particularmente ao seu papel na industrialização brasileira e à sua atuação como banco de desenvolvimento, fomento e Eximbank. Atuou também em pesquisas e consultorias para o Ministério da Ciência e Tecnologia, com estudos sobre os mercados de fibra óptica e provedores de banda larga, além de uma sondagem do mercado brasileiro de software voltada à identificação de necessidades de capacitação técnica de programadores. Na iniciativa privada, desenvolve trabalhos de consultoria econômica e financeira, com atuação em análise de mercados e concorrência, inteligência de mercado, finanças corporativas e valuation. Atualmente, trabalha com análise econômico-financeira de litígios em Tribunais Superiores, em conjunto com uma importante banca de Brasília.

Luiz Gonzaga Belluzzo é Professor Emérito da Unicamp e da Universidade Federal de Goiás e fundador da Faculdades de Campinas (Facamp). Formado em Direito e Ciências Sociais pela USP, Belluzzo cumpriu importante papel no início do processo de instalação do Instituto de Economia (IE) da Unicamp. Com doutorado em economia, autor de diversos livros, foi secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda (1985-1987) durante o governo de José Sarney e, de 1988 a 1990, foi secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo durante a gestão do ex-governador Orestes Quércia.



Leia também