Lançamento do livro "O guarda roupa modernista", de Carolina Casarin – IREE

Agenda

Lançamento do livro “O guarda roupa modernista”, de Carolina Casarin

No domingo, dia 26 de junho, às 11h, o IREE Cultura e a Livraria Megafauna promovem o lançamento do livro “O guarda-roupa modernista: o casal Tarsila e Oswald e a moda” (Companhia das Letras, 2022), uma análise inovadora sobre a indumentária de dois nomes incontornáveis do modernismo brasileiro da professora e pesquisadora Carolina Casarin.

A autora será entrevistada pela jornalista Maria Prata, e a abertura do evento será do coordenador do IREE Cultura, João Camarero. O encontro faz parte da programação do IREE em torno do bicentenário da Independência do Brasil e do centenário da Semana de Arte Moderna.

O evento acontecerá na Livraria Megafauna (Edifício Copan, Av. Ipiranga, 200 – loja 53) e será transmitido ao vivo pelo canal IREETV! Após o bate-papo, Carolina Casarin autografa os exemplares.

Sobre o livroLançamento do livro "O guarda roupa modernista", de Carolina Casarin

Entre 1923 e 1929, Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade formaram um par icônico da cultura brasileira. O casal Tarsiwald – apelido cunhado por Mário de Andrade – se consagrou como um símbolo tanto no campo das artes visuais quanto no da literatura. Em O guarda-roupa modernista, a professora e pesquisadora Carolina Casarin mostra como os dois se apropriaram da moda para deixar a sua marca.

Inédita, esta farta pesquisa revela como os ideais modernistas e as contradições do movimento podem ser compreendidos a partir da escolha das roupas de dois notáveis intérpretes do Brasil. Por meio de diferentes registros da época – vestimentas, fotografias, pinturas, obras literárias, correspondências, depoimentos e recibos –, a autora nos apresenta a um casal vibrante que soube traduzir em sua aparência a irreverência, a elegância e as ambiguidades do nosso país.

Conheça os participantes

Carolina Casarin é doutora em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020) e mestre em Letras também pela UFRJ. É autora do livro O guarda-roupa modernista: o casal Tarsila e Oswald e a moda (Companhia das Letras, 2022). Escritora, pesquisadora e professora, além da carreira acadêmica e docente, atua como editora de livros e figurinista.

Maria Prata é jornalista e consultora de inovação, empreendedorismo e moda. Por cinco anos, foi apresentadora e editora-executiva do programa Mundo S/A e comentarista do Estúdio I, na Globo News. Considerada uma das 500 pessoas mais influentes da moda mundial pelo The Business of Fashion, foi Editora de Moda da Vogue e Diretora de Redação da Harper’s Bazaar. No grupo Turner/Time Warner, foi editora-chefe do canal Fashion TV.
É também criadora de conteúdo digital, com mais de 230 mil seguidores nas redes sociais.

João Camarero é coordenador do IREE Cultura, editor na Contracorrente, violonista, compositor e arranjador. Com destacada atuação como solista, se apresentou em importantes salas de concerto pelo mundo, além de trabalhar ao lado de grandes artistas. Desenvolve trabalho de pesquisa e ensino na área da música brasileira. Nascido em 1990 em Ribeirão Preto, São Paulo, João Camarero foi criado na cidade de Avaré, no mesmo estado, onde iniciou seus estudos na música aos oito anos e no violão, de forma sistemática (pois sempre tocou de forma autodidata) aos quinze. Estudou no Conservatório de Tatuí e na Escola Portátil de Música do Rio de Janeiro, onde hoje atua como professor e monitor.

Programação

26 de junho, 11h

Lançamento do livro “O guarda roupa modernista”, de Carolina Casarin

Participantes: Carolina Casarin, autora do livro, Maria Prata, jornalista, e João Camarero, Coordenador do IREE Cultura.

Local: Livraria Megafauna (Av. Ipiranga, 200 – loja 53)

Transmissão ao vivo: IREETV



Leia também