Lançamento do livro de Segurança Pública do IREE – IREE

Cobertura

Lançamento do livro de Segurança Pública do IREE

No dia 19 de dezembro de 2022, o Núcleo de Segurança Pública na Democracia do IREE realizou uma cerimônia de lançamento do livro “Por uma segurança pública democrática, cidadã e antirracista”, uma publicação da Editora Contracorrente.benedito mariano livro seguranca publica

A obra traz as Diretrizes Gerais do IREE para o setor de Segurança Pública, com sugestões de mudanças Constitucionais, Infraconstitucionais e Culturais, que visam induzir, suscitar e contribuir, com um amplo debate nacional, plural e democrático, sobre a necessidade de reformas estruturais no sistema de Segurança Pública, na perspectiva de construção gradual, de um novo sistema de Segurança Pública no país.

O livro também traz artigos de especialistas, acadêmicos, ativistas, intelectuais e gestores da Segurança Pública sobre temas relacionados à necessidade de construirmos, a curto, médio e longo prazos, um novo modelo de Segurança Pública no Brasil.

Para adquirir o livro, acesse o site da editora aqui. livro seguranca publica democratica antirracista cidada

O evento foi realizado no Teatro da Unibes Cultural, em São Paulo, e conduzido pelo jornalista Chico Pinheiro. A cerimônia contou com a abertura dos organizadores do livro Walfrido Warde e Benedito Mariano e com as palavras dos coautores presentes.

walfrido warde chico pinheiro

“Esse livro é de Benedito Mariano, essa potência, essa figura humana maravilhosa, que enxerga na segurança pública a convergência necessária de aspirações que não são contraditórias, mas que são convergentes para uma ideia de democracia. O IREE aparece como uma instituição plural que quer ouvir a sociedade civil, organizá-la, trazer ideias para os governos, ouvir os vários centros defletores de ideias, essa é a finalidade do IREE”, disse Walfrido Warde, Presidente do IREE.

“Desde que eu fazia jornalismo aqui em São Paulo, sempre me chamou atenção essa coragem do Benedito, como Corregedor na área da Segurança Pública, vi muitas vezes ele exposto em situações que o poderiam deixar inseguro, mas ele nunca fraquejou”, testemunhou Chico Pinheiro.

benedito mariano lancamento livro seguranca“Estão aqui lideranças dos movimentos sociais e populares, policiais civis, militares, penal, federal, rodoviário federal, guardas civis municipais, gestores públicos, acadêmicos, amigas e amigos de luta, membros do Ministério Público e do Poder Judiciário, o que demonstra a importância da contribuição do IREE para o debate sobre segurança pública”, destacou Benedito Mariano, Coordenador do Núcleo de Segurança Pública na Democracia do IREE.

O Presidente de Honra do Núcleo de Segurança Pública na Democracia do IREE, Tarso Genro, coautor do livro, enviou uma mensagem em vídeo para prestigiar o evento. “Esta contribuição do IREE é fundamental para compreender o que deve ser feito. São as diretrizes fundamentais de um projeto federativo de segurança pública, que diz respeito à toda a nação, à coesão nacional, porque sem segurança não há combate eficaz à fome, não tem relações internacionais profícuas para o país. E para isso precisamos de um Ministério da Segurança Pública”, disse Tarso Genro.

livro seguranca publica iree autores

Estiveram presentes e foram chamados ao palco para uma saudação 10 dos 18 coautores do livro: o jornalista Bruno Paes Manso, o Prefeito de Diadema (SP) José de Filippi Júnior, a ex-coordenadora da Assessoria Jurídica da Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo Lígia Maria Daher Gonçalves, o Coronel da Reserva da Polícia Militar de Alagoas Luciano Antônio da Silva, a Delegada de Polícia da Polícia Civil do Estado do Paraná Maria Nysa, o Procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo Mário Sarrubbo, o ex-Secretário da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo Nagashi Furukawa, a Diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Samira Bueno, a nomeada coordenadora do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) Tamires Sampaio e o Coordenador do IREE Direitos Humanos, Yuri Silva.

Também são coautores do livro, mas não puderam comparecer: a coordenadora do Comitê Estadual Contra Tortura/RS Cristina Gross Villanova, o conselheiro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública Daniel Cerqueira, o nomeado Secretário de Justiça e Direitos Humanos da Bahia, Felipe Freitas, o vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, o ex-Secretário Nacional de Segurança Pública Luiz Eduardo Soares, o Policial Civil da Bahia Roberto José da Silva, o ex-Ministro da Justiça Tarso Genro e o agente de Polícia Federal Vladimir de Paula Brito.

O evento contou com a presença de cerca de 200 pessoas e foi encerrado com uma sessão de autógrafos e um coquetel.

Coordenador do IREE Direitos Humanos, Yuri Silva

Coordenador do IREE Direitos Humanos, Yuri Silva

coordenadora do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) Tamires Sampaio

Coordenadora do Pronasci, Tamires Sampaio

Diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Samira Bueno

Diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Samira Bueno

ex-Secretário da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo Nagashi Furukawa

Ex-Secretário da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo Nagashi Furukawa

Procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo Mário Sarrubbo

Procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo Mário Sarrubbo

Delegada de Polícia da Polícia Civil do Estado do Paraná Maria Nysa

Delegada de Polícia da Polícia Civil do Estado do Paraná Maria Nysa

Coronel da Reserva da Polícia Militar de Alagoas Luciano Antônio da Silva

Coronel da Reserva da Polícia Militar de Alagoas Luciano Antônio da Silva

Lígia Maria Daher Gonçalves, ex-coordenadora da Assessoria Jurídica da Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo

Lígia Maria Daher Gonçalves, ex-coordenadora da Assessoria Jurídica da Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo

Prefeito de Diadema (SP) José de Filippi Júnior

Prefeito de Diadema (SP) José de Filippi Júnior

Jornalista Bruno Paes Manso

Jornalista Bruno Paes Manso

Veja o vídeo completo da cerimônia



Leia também