Lançamento do curso do KOPE "Trivium: Curso de Introdução ao Conhecimento" – IREE

Agenda

Lançamento do curso do KOPE “Trivium: Curso de Introdução ao Conhecimento”

Na segunda, dia 25 de abril, às 17h30, o KOPE realiza o webinar de lançamento do curso “Trivium: Curso de Introdução ao Conhecimento”!

Com o objetivo de oferecer uma formação refinada para a atuação social no nosso tempo, o curso amplia a sua compreensão sobre as noções basilares de três importantes disciplinas: a gramática, a lógica e a retórica.

O evento com a participação do coordenador do curso, o jurista e filósofo Alysson Leandro Mascaro, a escritora, jornalista e professora Thaís Nicoleti de Camargo, o professor de filosofia da Unicamp João Quartim de Moraes, e os diretores do KOPE, Walfrido Warde e Rafael Valim.

Acompanhe ao vivo acessando aqui o canal IREETV no Youtube! O evento é gratuito e aberto ao público.

Caso prefira receber o link da transmissão instantes antes do início do evento, preencha o formulário no final da página.

Conheça os participantes

Alysson Leandro Mascaro é Jurista e filósofo, Professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (o tradicional Largo São Francisco). Doutor e Livre-Docente em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela USP. Advogado em São Paulo. Implantador e Professor Emérito de várias instituições de ensino superior pelo Brasil. Autor, dentre outros livros, de “Filosofia do Direito” e “Introdução ao Estudo do Direito” (Ed. GEN-Atlas) e “Estado e Forma Política” e “Crise e Golpe” (Boitempo Editorial), além de muitos artigos e livros traduzidos para várias línguas.

João Carlos Kfouri Quartim de Moraes é formado em Filosofia e Direito pela Universidade de São Paulo, professor de Filosofia na USP (1965-69), em Paris VIII-Vincennes (1971-79) e na Universidade Estadual de Campinas (a partir de 1982), João Quartim de Moraes é doutor de Estado pela Fondation Nationale de Science Politique da Academia de Paris, com a tese “Les militaires et les régimes politiques au Brésil: 1889-1979″, defendida em 1982. Publicou dezenas de livros e artigos, sobre a origem da dialética, a concepção aristotélica do tempo, a cosmologia e a ética materialistas de Epicuro e Lucrécio, as origens feudais do liberalismo e os paradoxos da democracia, os fundamentos filosóficos do marxismo e de suas conexões com a teoria da evolução. Publicou na Inglaterra “Dictatorship and Armed Struggle in Brazil” (1971), depois reeditado nos Estados Unidos e na Itália, “A esquerda militar no Brasil”, em dois volumes (1991 e 1994), e quatro estudos da “História do marxismo no Brasil” (em seis volumes).  

Thaís Nicoleti de Camargo é graduada em português e linguística pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e licenciada pela Faculdade de Educação da mesma universidade. Atuou de 2000 a 2022 como consultora de língua portuguesa da Folha de S. Paulo, onde mantém um blog que leva seu nome. Na década de 1990, criou e apresentou o curso de gramática do programa Vestibulando, da TV Cultura, de São Paulo. Autora dos livros Redação Linha a Linha (Publifolha, 2004) e Uso da Vírgula (Manole, 2004), participou da elaboração das últimas edições do Manual da Redação da Folha de S. Paulo e tem muitos textos publicados na imprensa sobre a língua portuguesa. Criadora do blog Português Claro e da newsletter Língua em Forma, atua constantemente na divulgação de conhecimentos da língua portuguesa. Oferece consultoria e treinamentos em empresas e, como professora convidada, ministra curso de redação acadêmica na disciplina de Metodologia do mestrado profissional em Direito da Fundação Getulio Vargas, em São Paulo. 

Rafael Valim é Diretor do IREE, advogado e parecerista. Doutor e mestre em Direito Administrativo pela PUC-SP, onde lecionou de 2015 a 2018, atualmente é professor visitante na University of Manchester (Inglaterra), na Université Le Havre Normandie (França), na Universidad Panamericana (México), na Universidad de Comahue (Argentina) e acadêmico visitante no Institute of European and Comparative Law da Universidade de Oxford (Inglaterra). É membro do Instituto Internacional de Derecho Administrativo, do Foro Iberoamericano de Derecho Administrativo e do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo.

Walfrido Warde é sócio-fundador do Warde Advogados, presidente do IREE e Conselheiro da OAB/SP para o biênio 2019/2021. É autor do livro “O Espetáculo da Corrupção” e do Plano de Salvamento do Projeto Nacional de Infraestrutura”, que inspirou a MP 703/2015, o PL 3636/15 e o PL 4703/16. Também é de sua autoria o anteprojeto do PL 4303/12, que institui o Regime Especial de Sociedade Anônima Simplificada (SAS). Mestre em Direito pela New York University School of Law e Doutor em Direito Comercial pela USP. Pesquisador bolsista no Max-Planck em 2004, 2005, 2007 e 2008. Bacharel em Direito e em Filosofia pela USP.

Programação

25 de abril, 17h30

Lançamento do curso “Trivium: Curso de Introdução ao Conhecimento”

Participantes: O coordenador do curso, jurista e filósofo Alysson Leandro Mascaro, a escritora, jornalista e professora Thaís Nicoleti de Camargo, o professor de filosofia da Unicamp João Quartim de Moraes, e os diretores do KOPE, Walfrido Warde e Rafael Valim.

1. Por gentileza, insira seu email.*



Leia também