Na terça-feira, dia 12 de abril, às 19h, o IREE Cultura e a Livraria Megafauna promovem o lançamento da biografia “Heitor Villa-Lobos: vida e obra (1887-1959)”, do musicólogo finlandês Eero Tarasti, uma publicação da Editora Contracorrente!
O evento acontecerá na Livraria Megafauna (Av. Ipiranga, 200 – loja 53) com a participação do musicólogo, professor da ECA/USP e tradutor do livro, Paulo de Tarso Salles, da curadora e pesquisadora em música clássica Camila Fresca, e do violonista e coordenador do IREE Cultura, João Camarero, que fará uma apresentação musical.
Também teremos transmissão ao vivo no canal IREETV!
Conheça os participantes
Paulo de Tarso Salles é musicólogo e professor livre-docente no Departamento de Música da Escola de Comunicações de Artes da Universidade de São Paulo. Coordena o Simpósio Villa-Lobos e é autor dos livros: Os quartetos de cordas de Villa-Lobos: forma e função (Edusp, 2018); Villa-Lobos, um compêndio: novos desafios interpretativos (organizado com Norton Dudeque, ed. UFPR, 2017); Villa-Lobos: processos composicionais (Ed. Unicamp, 2009); Aberturas e impasses: a música no pós-modernismo (Ed. Unesp, 2005).
Camila Fresca é Bacharel em História e Comunicação Social, doutora e mestra em Musicologia pela ECA-USP. Atua como jornalista, curadora e pesquisadora especializada em música clássica. É colaboradora da Folha de S. Paulo e da revista Concerto e atua como convidada em júris de prêmios na área da música. Em 2011, idealizou e dirigiu o CD “Flausino Vale e o violino brasileiro” (Petrobras/Selo Clássicos), do violinista e maestro Cláudio Cruz, vencedor do “Prêmio Bravo! Prime de Cultura 2011”, na categoria música erudita. Como pesquisadora, dedica-se à música brasileira de concerto, à história das mulheres na música sob um ponto de vista de gênero e à tradição dos instrumentos de cordas friccionadas. É autora dos livros “Festival de Inverno de Campos do Jordão – 50 anos” (Editora da Osesp, 2019) e “Uma extraordinária revelação de arte: Flausino Vale e o violino brasileiro” (Annablume, 2010). Atualmente, finaliza uma biografia sobre o compositor Heitor Villa-Lobos, com previsão de lançamento para 2022, pela Editora Todavia.
João Camarero é coordenador do IREE Cultura, editor na Contracorrente, violonista, compositor e arranjador. Com destacada atuação como solista, se apresentou em importantes salas de concerto pelo mundo, além de trabalhar ao lado de grandes artistas. Desenvolve trabalho de pesquisa e ensino na área da música brasileira. Nascido em 1990 em Ribeirão Preto, São Paulo, João Camarero foi criado na cidade de Avaré, no mesmo estado, onde iniciou seus estudos na música aos oito anos e no violão, de forma sistemática (pois sempre tocou de forma autodidata) aos quinze. Estudou no Conservatório de Tatuí e na Escola Portátil de Música do Rio de Janeiro, onde hoje atua como professor e monitor.
Programação
12 de abril, 19h
Lançamento da biografia “Heitor Villa-Lobos: vida e obra (1887-1959)”, de Eero Tarasti
Participantes: Paulo de Tarso Salles, Musicólogo, Professor (ECA/USP) e tradutor do livro, Camila Fresca, Curadora e pesquisadora especializada em música clássica, e João Camarero, Coordenador do IREE Cultura.
Local: Livraria Megafauna (Av. Ipiranga, 200 – loja 53)
Transmissão ao vivo: IREETV
Leia também

Reinventando o Brasil pela arte
Continue lendo...
O Dedinho, a Ovelha e o Plágio Involuntário
Continue lendo...
A invisibilidade das mulheres na Independência do Brasil
Continue lendo...