José de Filippi Jr: A segurança pública precisa ser cidadã – IREE

Conteúdos Segurança Pública

José de Filippi Jr: A segurança pública precisa ser cidadã

Em entrevista exclusiva para o IREE, o Prefeito de Diadema (SP), José de Filippi Jr (PT), falou sobre o papel dos municípios no desenvolvimento e implementação de políticas públicas, em especial na área da Segurança Pública, e sobre como foi possível superar os graves índices de violência em Diadema. A cidade, que foi campeã em homicídios no estado de São Paulo no final da década de 1990, chegando a 360 homicídios por ano, viu esse número cair para 10 em 2021.

“A criação da Secretaria de Defesa Social, parcerias com as polícias civil e militar, vídeo-monitoramento, o conceito de segurança cidadã, de presença da Guarda Civil Municipal nos bairros, e muito capricho nas políticas de prevenção e nas políticas sociais. Na área da cultura, incentivamos o Hip Hop e o projeto que é a nossa menina dos olhos, que é o Projeto Adolescente Aprendiz“, detalhou o Prefeito sobre as iniciativas de sua gestão.

A conversa, gravada no dia 16 de junho de 2022, é parte das atividades do Núcleo de Segurança Pública na Democracia do IREE e contou com a participação de Walfrido Warde, Presidente do IREE, e de Benedito Mariano, Coordenador do Núcleo e Secretário de Segurança Cidadã de Diadema.

José de Filippi Jr defendeu a valorização dos agentes de segurança e a promoção de uma boa relação desses profissionais com a população, com estratégia e prevenção. Benedito Mariano complementou destacando o caráter transversal das políticas de segurança pública.

“O papel do município é desenvolver políticas públicas de prevenção à violência e ao crime, e não se faz isso só com Guarda Municipal, só com polícia. Tem que envolver o caráter social e articular as secretarias sociais para que se consiga uma segurança cidadã”, disse Mariano.

“É absolutamente imprescindível que a revolução que nós precisamos fazer no Brasil, de transformar esse país com desenvolvimento sustentável, com distribuição de renda, que erradique a pobreza, que avance para o pleno emprego, que essa revolução se dê também e sobretudo a partir do município”, afirmou o Presidente do IREE, Walfrido Warde.

O material completo pode ser visto no canal IREETV, no Youtube.

Sobre o entrevistado

José de Filippi Jr é Prefeito em 4º mandato em Diadema. Formado em Engenharia Civil pela USP (Universidade de São Paulo) e pós-graduado em Gestão Urbana pela Harvard Graduate School of Design, University Harvard, Cambridge, nos Estados Unidos. Filippi foi secretário de Obras em Diadema antes de se eleger Prefeito pela primeira vez, em 1992. Voltou a administrar Diadema de 2001 a 2004 e de 2005 a 2008. Em 2020, novamente se elegeu Prefeito do município, tornando-se recordista em mandatos no ABCD Paulista.

Foi deputado estadual e deputado federal, presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, presidente da Comissão de Precatórios da Frente Nacional de Prefeitos de 2005 a 2009 e secretário de Saúde da cidade de São Paulo na gestão de Fernando Haddad (PT).



Leia também