IREE Webinar: Violência policial, chacina do Jacarezinho e o STF – IREE

IREE - Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa

Agenda

IREE Webinar: Violência policial, chacina do Jacarezinho e o STF

No dia 6 de maio de 2021, ocorreu no Rio de Janeiro a operação mais letal de forças de segurança da sua história, com 28 mortos, na comunidade do Jacarezinho. Entidades ligadas à defesa dos direitos humanos denunciam o que vem sendo chamado de um verdadeiro massacre e cobram a investigação de abusos.

A operação ocorreu sob a vigência de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de junho do ano passado, que limita ações policiais em comunidades durante a pandemia. Em 2020, o número de mortes por agentes de segurança no Rio de Janeiro caiu 34%.

É nesse contexto que o IREE promove na quinta-feira, dia 20 de maio, às 10h30, a live “Violência Policial, chacina do Jacarezinho e STF”, com a participação de Daniel Sarmento, professor titular de Direito Constitucional da UERJ e advogado da ADPF das Favelas, do ex-Secretário Nacional de Segurança Pública Luiz Eduardo Soares, da Defensora Pública do Rio de Janeiro Maria Júlia Miranda, do Coordenador do Programa de Enfrentamento à Violência Institucional da Conectas Direitos Humanos, Gabriel Sampaio, e do Presidente do IREE, Walfrido Warde.

O evento é gratuito e aberto ao público. Para assistir, basta acessar o canal IREETV no YouTube.

Caso prefira receber o link da transmissão momentos antes do início do evento em seu email, preencha o formulário no final desta página.

Conheça os participantes

Daniel Sarmento é professor Titular de Direito Constitucional na UERJ e advogado da ADPF das Favelas. Graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre e doutor em Direito Público pela mesma instituição, com pós-doutorado na Universidade de Yale.

Maria Júlia Miranda é Defensora Pública do Estado do Rio de Janeiro desde 2001. Atualmente, está designada para o Núcleo de Direitos Humanos. Diploma de estudos aprofundados pela Universidade Nanterre / Paris (validado como mestrado pela UFF).

Luiz Eduardo Soares é escritor, antropólogo, cientista político e pós-doutor em Filosofia Política. É professor visitante da UFRJ, professor aposentado da UERJ e ex-professor do IUPERJ e da UNICAMP. Foi visiting scholar nas Universidades Harvard, Columbia, Virginia e Pittsburgh. Publicou 20 livros, dos quais os mais recentes são “Desmilitarizar; segurança pública e direitos humanos” (Boitempo, 2019), “O Brasil e seu Duplo” (Todavia, 2019) e “Dentro da noite feroz; o fascismo no Brasil”(Boitempo, 2020). Foi Secretário Nacional de Segurança Pública, Sub-Secretário de Segurança Pública e Coordenador de Segurança, Justiça e Cidadania do Estado do Rio de Janeiro, além de Secretário Municipal de Prevenção da Violência em Porto Alegre e Nova Iguaçu.

Gabriel Sampaio é advogado e Coordenador do Programa de Enfrentamento à Violência Institucional e de Litígio Estratégico da Conectas Direitos Humanos. Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2013). Membro do Centro Brasileiro de Estudos Constitucionais. Lecionou na pós graduação lato sensu do UniCEUB (2017-2019). Foi Secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça (2014-2016). Ministro de Justiça Interino (nov/2015). Conselheiro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (2016-2017). Conselheiro do Conselho Nacional de Direitos Humanos (2014-2016). Diretor Nacional do Projeto Pensando o Direito (2014-2016). Foi Assessor Jurídico no Senado Federal (2016 – 2019).

Walfrido Warde é sócio-fundador do Warde Advogados, presidente do IREE e Conselheiro da OAB/SP para o biênio 2019/2021. É autor do livro “O Espetáculo da Corrupção” e do “Plano de Salvamento do Projeto Nacional de Infraestrutura”. Mestre em Direito pela New York University School of Law e Doutor em Direito Comercial pela USP. Pesquisador bolsista no Max-Planck em 2004, 2005, 2007 e 2008. Bacharel em Direito e em Filosofia pela USP.

Programação

20 de maio, 10h30

IREE Webinar: Violência policial, chacina do Jacarezinho e o STF

Participantes: Daniel Sarmento, Professor titular de Direito Constitucional da UERJ e advogado, Luiz Eduardo Soares, Ex-Secretário Nacional de Segurança Pública e antropólogo, Maria Júlia Miranda, Defensora Pública do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos, Gabriel Sampaio, Coordenador do Programa de Enfrentamento à Violência Institucional da Conectas Direitos Humanos e Walfrido Warde, Presidente do IREE.



Leia também