IREE Webinar: Villa-Lobos, Mário de Andrade e o modernismo – IREE

Agenda

IREE Webinar: Villa-Lobos, Mário de Andrade e o modernismo

Na quinta-feira, dia 16 de dezembro, às 14h, o Centro de Estudos Brasileiros do IREE reúne convidados especiais para um Webinar sobre “Villa-Lobos, Mário de Andrade e o modernismo”.

O evento conta com a presença de Flávia Camargo Toni, Professora titular do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP), de José Miguel Wisnik, Músico, compositor e Professor de Literatura Brasileira na USP, de João Camarero, Coordenador do IREE Cultura, de Silvio Almeida, Presidente do CEB/IREE e de Rafael Valim, Diretor do IREE.

Acompanhe ao vivo acessando aqui o canal IREETV no Youtube! O evento é gratuito e aberto ao público. Caso prefira receber o link da transmissão instantes antes do início do evento, preencha o formulário no final da página.

Contexto

A Semana de Arte Moderna de 22 coincidiu com o aniversário dos 100 anos da Independência do Brasil. Seu discurso rupturista com o mimetismo em relação à arte europeia chocou-se com o processo de comemoração levado à cabo pelo governo de Epitácio Pessoa.

Villa-Lobos e Mário de Andrade, em uma relação de encontros e desencontros, foram figuras fundamentais deste processo no que respeita à música, tanto na Semana de Arte Moderna, quanto no processo que ela ajudou a desencadear.

Em uma relação de encontros e desencontros, proximidade e afastamento, a relação entre os dois artistas e intelectuais é tema fundamental para compreendermos o Brasil e a tensão fecunda que se construiu aqui entre o nacional, o popular e a arte produzida pelos grandes centros.

Conheça os participantes

Flávia Camargo Toni é Professora titular do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP). Mestre (1985) e Doutora (1989) em Artes, é Livre-Docente (2004) e Professora Titular (2009) da Universidade de São Paulo. Pesquisadora no Instituto de Estudos Brasileiros, onde foi Presidente e Coordenadora do Programa Culturas e Identidades Brasileiras entre 2010 e 2014. Orienta também na pós-graduação em Musicologia do Departamento de Música (CMU) da Escola de Comunicações e Artes (USP). Antes de seu ingresso na Universidade, como pesquisadora do Centro Cultural São Paulo, processou e descreveu todo o acervo constituído pela Missão de Pesquisas Folclóricas trabalhando, a partir da década de 1990, pelo restauro e preservação da Coleção. Na Musicologia tem trabalhado com ênfase nos assuntos da primeira metade do século XX atuando principalmente nos seguintes temas: a literatura musical de Mário de Andrade, Modernismo e Música, Camargo Guarnieri: vida e obra, Etnomusicologia, Metodologia da Pesquisa em Música. Foi do Conselho Editorial da Revista do IEB entre 2017 e 2018 e é vice-diretora da instituição.

José Miguel Wisnik é músico, ensaísta, compositor e Professor de Literatura Brasileira na USP. Estudou piano erudito no Conservatório Aymoré do Brasil de São Vicente com a pianista Maria Cecília Brasil Mavrides e posteriormente com o maestro Souza Lima. Em 1966, apresentou-se como solista à frente da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Em 1974, obteve pela FFLCH/USP o título de mestre em teoria literária com a orientação de Antonio Candido, com a dissertação A música em torno da semana de arte moderna de 1922. No fim da década de 1980, retoma a carreira musical. Compõe trilhas para teatro, dança e cinema, destacando-se as peças As Boas, de Jean Genet, em 1991, e Mistérios Gozosos, de Oswald de Andrade, em 1995, ambas com direção de Zé Celso Martinez Corrêa. Em 1992, lança o primeiro disco, José Miguel Wisnik, com participação de vários artistas, seguido de São Paulo Rio, 2000, e Pérolas aos Poucos, 2003. Como produtor, dirige o disco Do Cóccix ao Pescoço, 2002, de Elza Soares, entre outros trabalhos.

João Camarero é coordenador do IREE Cultura, editor na Contracorrente, violonista, compositor e arranjador. Com destacada atuação como solista, se apresentou em importantes salas de concerto pelo mundo, além de trabalhar ao lado de grandes artistas. Desenvolve trabalho de pesquisa e ensino na área da música brasileira. Nascido em 1990 em Ribeirão Preto, São Paulo, João Camarero foi criado na cidade de Avaré, no mesmo estado, onde iniciou seus estudos na música aos oito anos e no violão, de forma sistemática (pois sempre tocou de forma autodidata) aos quinze. Estudou no Conservatório de Tatuí e na Escola Portátil de Música do Rio de Janeiro, onde hoje atua como professor e monitor.

Rafael Valim é sócio do Warde Advogados. Doutor e mestre em Direito Administrativo pela PUC-SP, onde lecionou de 2015 a 2018, atualmente é professor visitante na University of Manchester (Inglaterra), na Université Le Havre Normandie (França), na Universidad Panamericana (México), na Universidad de Comahue (Argentina) e acadêmico visitante no Institute of European and Comparative Law da Universidade de Oxford (Inglaterra). É membro do Instituto Internacional de Derecho Administrativo, do Foro Iberoamericano de Derecho Administrativo e do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo.

Silvio Almeida é Professor da Fundação Getulio Vargas e do Mackenzie e presidente do Instituto Luiz Gama. Graduado em Direito e em Filosofia, é Doutor em Direito pelo Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Universidade de São Paulo. Foi Mellon Visiting Professor do Center for Latin American and Caribbean Studies da Universidade de Duke (EUA), onde lecionou as disciplinas “Black Lives Matter: US/Brazil” e “Race and Law in Latin America”. É autor das obras “Racismo Estrutural” (ed. Pólen) e “Sartre: Direito e Política” (Ed. Boitempo).

Programação

16 de dezembro, 14h

IREE Webinar: “Villa-Lobos, Mário de Andrade e o modernismo”

Participantes:Flávia Camargo Toni, Professora titular do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP), José Miguel Wisnik, Músico, compositor e Professor de Literatura Brasileira na USP, João Camarero, Coordenador do IREE Cultura, de Silvio Almeida, Presidente do Centro de Estudos Brasileiros do IREE e de Rafael Valim, Diretor do IREE.

1. Por gentileza, insira seu email.*



Leia também