IREE Webinar: Turbulências Argentinas – IREE

Agenda

IREE Webinar: Turbulências Argentinas

Na quinta-feira, 1º de fevereiro, às 16h, o Centro de Estudos de Economia do IREE promove o webinar “Turbulências Argentinas”, para debater as primeiras medidas do governo de Javier Milei.

Milei foi eleito em dezembro de 2023 com a promessa de implementar uma “terapia de choque” liberal para a crise econômica do país. Uma de suas primeiras ações foi um “decretaço” com mais de 300 medidas de desregulamentação econômica e o envio ao Parlamento de um megapacote com mais de 600 projetos de leis, intitulado “Lei de Bases e Pontos de Partida para a Liberdade dos Argentinos”. O impacto de medidas de austeridade já chega à população, que tem protestado por meio de grandes manifestações nas ruas de Buenos Aires.

Para debater a política econômica de Milei, suas características e prognósticos, a live do IREE contará com a participação dos Professores André Roncaglia, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), de Daví Antunes, da Faculdade de Campinas (FACAMP), e de Andrés Ferrari, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A mediação será de Luiz Gonzaga Belluzzo, Economista-chefe do IREE e  Professor Emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Acompanhe ao vivo acessando aqui o canal IREETV no Youtube! O evento é gratuito e aberto ao público.

Conheça os participantes

André Roncaglia possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007), doutorando visitante na University of Massachusetts Amherst (2014) e doutorado em Economia do Desenvolvimento pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – USP (2015). Atualmente é professor adjunto a-2 da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: inflação e política monetária, economia monetária, macroeconomia do desenvolvimento, história do pensamento econômico, economia financeira e economia brasileira.

Andrés Ferrari é graduado em Economia pela Universidad de Buenos Aires (1992), mestre em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutor em Economia (2008) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi bolsista no projeto de pesquisa “Saúde Global: um novo objeto de estudo na saúde coletiva” na Fundação Oswaldo Cruz e bolsista de produção na Universidade Federal Fluminense, onde era professor substituto.

Daví Antunes é economista, possui mestrado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Atualmente é professor e diretor adjunto das Faculdades de Campinas (FACAMP). Autor de diversos artigos nas áreas de Economia Brasileira, Economia Internacional, Teoria Econômica e Desigualdade Social e Mercado de Trabalho.

Luiz Gonzaga Belluzzo é Professor Emérito da Unicamp e da Universidade Federal de Goiás e fundador da Faculdades de Campinas (Facamp). Formado em Direito e Ciências Sociais pela USP, Belluzzo cumpriu importante papel no início do processo de instalação do Instituto de Economia (IE) da Unicamp. Com doutorado em economia, autor de diversos livros, foi secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda (1985-1987) durante o governo de José Sarney e, de 1988 a 1990, foi secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo durante a gestão do ex-governador Orestes Quércia.

Programação

1º de fevereiro, 16h

IREE Webinar: Turbulências Argentinas

Participantes: André Roncaglia, Professor de Economia da Unifesp, Daví Antunes, Professor de Economia da Faculdade de Campinas (FACAMP), Andrés Ferrari, Professor de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Luiz Gonzaga Belluzzo, Economista-chefe do IREE e Professor Emérito da Unicamp.



Leia também