IREE Webinar: Por uma polícia antirracista – IREE

Agenda

IREE Webinar: Por uma polícia antirracista

Na quinta-feira, 20 de janeiro, às 19h30, o Núcleo de Segurança Pública na Democracia promove o webinar “Por uma polícia antirracista”. Dados da violência no Brasil mostram como o racismo está presente nas instituições policiais e indicam a urgência e o desafio de se pensar caminhos e políticas públicas para superar esse quadro.

Com a mediação do Coordenador do Núcleo de Segurança Pública na Democracia, Benedito Mariano, o evento contará com a participação de Tamires Sampaio,  advogada e Secretária Adjunta de Segurança Cidadã de Diadema, de Felipe Freitas, professor do IDP e Diretor da Plataforma Justa, e do Coordenador do IREE Direitos Humanos, Yuri Silva.

Acompanhe ao vivo acessando aqui o canal IREETV no Youtube! O evento é gratuito e aberto ao público. Caso prefira receber o link da transmissão instantes antes do início do evento, preencha o formulário no final da página.

Conheça os participantes

Tamires Sampaio é advogada e mestra em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Autora do livro Código Oculto: política criminal, processo de racialização e obstáculos à cidadania da população negra no Brasil publicado pela editora Contracorrente. É Secretaria Adjunta de Segurança Cidadã da Cidade de Diadema.

Felipe Freitas é professor do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e diretor da Plataforma Justa. É graduado em Direito pela Universidade Estadual de Feira de Santana e Doutor e Mestre em Direito, Estado e Constituição pela UnB. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa em Criminologia da Universidade Estadual de Feira de Santana e do Núcleo de Justiça Racial da FGV-SP. É professor colaborador do Mestrado Profissional em Segurança Pública da UFBA e integrante da Direção da Plataforma Justa.

Benedito Mariano é coordenador do Núcleo de Segurança Pública na Democracia do IREE. Sociólogo .Mestre em ciências sociais pela PUC de São Paulo. Foi Ouvidor da Policia do Estado de São Paulo por 07 anos. Secretário de Segurança Cidadã da Cidade de Diadema. Autor do Livro” Por Um Novo Modelo de Policia no Brasil. Ed Perseu Abramo.

Yuri Silva é Coordenador do IREE Direitos Humanos e coordenador nacional do Coletivo de Entidades Negras (CEN). Graduado em Jornalismo e ativista antirracista, LGBTQIA+ e das pautas dos Direitos Humanos. Coordenou e atuou na equipe técnica de projetos de organizações da sociedade civil financiados pelo Governo da Bahia e pelo Governo Federal para promoção dos direitos da população negra, de empreendedores negros e de comunidades tradicionais de terreiros de candomblé e de quilombos.

Programação

20 de janeiro, 19h30

IREE Webinar: Por uma polícia antirracista

Participantes: Tamires Sampaio,  advogada e Secretária Adjunta de Segurança Cidadã de Diadema, Felipe Freitas, professor do IDP e Diretor da Plataforma Justa, Yuri Silva, Coordenador do IREE Direitos Humanos, e Benedito Mariano, Coordenador do Núcleo de Segurança Pública na Democracia.

1. Por gentileza, insira seu email.*



Leia também