IREE Webinar: O direito à repatriação de bens culturais – IREE

Agenda

IREE Webinar: O direito à repatriação de bens culturais

O debate sobre a repatriação de objetos artísticos e etnográficos vem crescendo nos últimos 20 anos, fazendo com que pesquisadores e museus reflitam sobre os fins dos acervos constituídos a partir de espólios de guerra ou em processo de colonização territorial.

De um lado, há os que defendem que os objetos devem permanecer nos museus para assegurar sua preservação. De outro, os que acreditam que a repatriação é uma questão ética que deve ser vista à luz das teorias decoloniais, que buscam colocar os grupos minoritários no papel de protagonistas da sua própria história.

Para ampliar a compreensão deste cenário, na terça-feira, 5 de outubro, às 16h, o IREE Cultura realiza o webinar “O direito à repatriação de bens culturais” e convida Carlos Lima Jr, professor doutor em Estética e História da Arte pelo MAC-USP, Livia Melzi, oceanógrafa e artista residente na École Nationale Supérieure de la Photographie em Arles (França), e Ivonei Souza Trindade, especialista em Direito Internacional do Patrimônio Cultural

A mediação será de João Camarero, Coordenador do IREE Cultura, e Giselle Porto, Coordenadora de Cursos no KOPE.

O evento é gratuito e aberto ao público. Acompanhe ao vivo no canal IREETV no Youtube!

Caso prefira receber o link da transmissão instantes antes do início do evento, preencha o formulário no final da página.

Conheça os participantes

Carlos Lima Jr é Doutor em História da Arte pelo Museu de Arte Contemporânea da USP, com estágio de pesquisa pelo Centre Georges Chevrier da Université de Bourgogne (Dijon| França), sob financiamento da FAPESP. É professor colaborador do curso de especialização em Museologia, Cultura e Educação da PUC–SP, e curador adjunto da exposição temporária “Memórias da Independência” do Museu Paulista da USP. Publicou, ao lado de Lilia Moritz Schwarcz e Lucia Klück Stumpf, o livro “A Batalha do Avaí: a beleza da barbárie. A Guerra do Paraguai pintada por Pedro Américo” (Sextante, 2013 – Prêmio Academia Brasileira de Letras). É membro do Grupo de Pesquisa “Emancipações e Pós-Abolição em Minas Gerais” (UFJF|CNPq). Atua nos seguintes temas: arte brasileira do século XIX; relações entre arte e poder em fins do reinado de D. Pedro II; imagética da Primeira República Brasileira.

Livia Melzi é oceanógrafa de formação e artista residente na École Nationale Supérieure de la Photographie em Arles, França. Mestre em Fotografia e Arte Contemporânea pela Université Paris 8. De São Paulo a Paris, o trabalho de Lívia Melzi busca questionar, através da fotografia, os mecanismos de dominação presentes na produção, conservação e circulação de imagens. Seus diferentes projetos, da figura do naturalista Hércules Florence à L’enrichissement des collections, questionam os dispositivos de poder presentes em algumas representações, especialmente herdadas da época colonial brasileira.

Ivonei Souza Trindade é advogado inscrito na OAB/RS. Professor de Direito Internacional dos Direitos Humanos no A PARI MUN- Instituto de Investigación y Debate en Derecho (Nuevo Chimbote, Peru). Autor de livros e artigos nas áreas de Direito Internacional do Patrimônio Cultural e Sistema Interamericano de Proteção de Direitos Humanos.

João Camarero é coordenador do IREE Cultura, editor na Contracorrente, violonista, compositor e arranjador. Com destacada atuação como solista, se apresentou em importantes salas de concerto pelo mundo, além de trabalhar ao lado de grandes artistas. Desenvolve trabalho de pesquisa e ensino na área da música brasileira. Nascido em 1990 em Ribeirão Preto, São Paulo, João Camarero foi criado na cidade de Avaré, no mesmo estado, onde iniciou seus estudos na música aos oito anos e no violão, de forma sistemática (pois sempre tocou de forma autodidata) aos quinze. Estudou no Conservatório de Tatuí e na Escola Portátil de Música do Rio de Janeiro, onde hoje atua como professor e monitor.

Giselle Porto é coordenadora de Cursos no KOPE. Formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, pós-graduada em Gestão de Projetos Culturais pelo Celacc (ECA-USP). Faz uma especialização em Museologia, Cultura e Educação na PUC-SP. Tem como interesses de pesquisa a poesia visual, acervos museológicos, arte multimídia e o livro como um objeto autônomo e performático.

Programação

5 de outubro, 16h

IREE Webinar: O direito à repatriação de bens culturais

Participantes: Carlos Lima Jr, professor doutor em Estética e História da Arte pelo MAC-USP, Livia Melzi, oceanógrafa e artista residente na École Nationale Supérieure de la Photographie em Arles (França), Ivonei Souza Trindade, especialista em Direito Internacional do Patrimônio Cultural, João Camarero, Coordenador do IREE Cultura, e Giselle Porto, Coordenadora de Cursos no KOPE.

1. Por gentileza, insira seu email.*



Leia também