IREE Webinar: "Maria Bonita: Sexo, Violência e Mulheres do Cangaço" – IREE

IREE - Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa

Agenda

IREE Webinar: “Maria Bonita: Sexo, Violência e Mulheres do Cangaço”

No Dia Internacional das Mulheres, 8 de março, às 10h, o IREE tem a honra de realizar um diálogo sobre o livro “Maria Bonita: Sexo, Violência e Mulheres do Cangaço” (Objetiva, 2018), de Adriana Negreiros, com a participação da autora, da cantora Maria Gadú, do Coordenador de Direitos Humanos do IREE, Yuri Silva, e do Presidente do IREE, Walfrido Warde.

Desde os anos 1990, a data de nascimento de Maria Bonita passou a ser celebrada no Dia Internacional da Mulher. A mulher mais importante do cangaço brasileiro, que inspirou gerações de mulheres, ganhou uma biografia mais completa e com uma perspectiva feminista pelas mãos da jornalista Adriana Negreiros.

Venha participar dessa interessante conversa! É só acessar o canal IREETV, no Youtube.

Para receber o link da transmissão por email momentos antes do início do webinar, preencha o formulário no final desta página.

Conheça os participantes

Adriana Negreiros nasceu em São Paulo, em 1974, cresceu em Fortaleza e vive no Porto (Portugal). Graduada em filosofia pela Universidade de São Paulo, trabalhou como jornalista nas revistas Veja, Playboy e Claudia. Em 2018, publicou seu primeiro livro, “Maria Bonita: sexo, violência e mulheres no cangaço” (editora Objetiva). É mestranda em Filosofia Política pela Universidade do Minho, em Portugal, e colaboradora da revista Piauí. Em 2021, lança seu segundo livro, também pela Objetiva.

Maria Gadú é cantora, compositora, instrumentista e produtora. Desde sua estreia à grande mídia, a cantora chamou a atenção de público e crítica. Recebeu duas indicações ao Grammy Latino nas categorias Melhor Artista Revelação e Melhor Álbum de Cantor/Compositor.

Yuri Silva é Coordenador de Direitos Humanos do IREE. Jornalista formado pelo Centro Universitário Jorge Amado, é coordenador nacional do Coletivo de Entidades Negras (CEN), editor-chefe do portal Mídia 4P – Carta Capital, e consultor na área de comunicação, política e eleições. Colaborou com veículos como o jornal Estadão, o site The Intercept Brasil, a revista Piauí e jornal A Tarde, de Salvador. Especializou-se na cobertura dos poderes Executivo e Legislativo e em pautas relacionadas à questão racial na sociedade de forma geral e na política.

Walfrido Warde é sócio-fundador do Warde Advogados, presidente do IREE e Conselheiro da OAB/SP para o biênio 2019/2021. É autor do livro “O Espetáculo da Corrupção” e do Plano de Salvamento do Projeto Nacional de Infraestrutura”. Mestre em Direito pela New York University School of Law e Doutor em Direito Comercial pela USP. Pesquisador bolsista no Max-Planck em 2004, 2005, 2007 e 2008. Bacharel em Direito e em Filosofia pela USP.

Programação

8 de março, 10h

Maria Bonita: Sexo, Violência e Mulheres do Cangaço

Participantes: Adriana Negreiros, autora da biografia de Maria Bonita, a cantora Maria Gadú, o Coordenador de Direitos Humanos do IREE, Yuri Silva, e o Presidente do IREE, Walfrido Warde.

Preencha o formulário abaixo para receber o link do webinar momentos antes do início.



Leia também