IREE Webinar: "Feminismo: velhas violências, novos desafios" – IREE

IREE - Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa

Agenda

IREE Webinar: “Feminismo: velhas violências, novos desafios”

No dia 4 de março, às 16h, será realizado o IREE Webinar Especial Mês da Mulher: “Feminismo: velhas violências, novos desafios”, coordenado pela filósofa Márcia Tiburi e com a participação das debatedoras Paula Guimarães, Diretora executiva do Portal Catarinas, Soraia Mendes, Advogada e Professora, Jaqueline de Jesus, Professora do IFRJ e da UFRRJ, Vilma Reis, Socióloga e ex-Ouvidora Geral da DP-BA, e mediação da Diretora de Comunicação do IREE, Samantha Maia.

O evento é gratuito e aberto ao público. Para assistir, basta acessar o canal IREETV no Youtube. Para receber o link da transmissão por email momentos antes do início do webinar, preencha o formulário no final desta página.

 

Conheça as participantes

Marcia Tiburi é filósofa, escritora e professora na Universidade Paris 8. Graduada em Filosofia e Artes, é mestre e doutora em Filosofia (UFRGS, 1999), com pós-doutorado em Artes pela UNICAMP. É autora de diversos livro e coordenadora do curso “Feminismo para uma outra Sociedade”, do IREE Escola Kope.

Paula Guimarães é jornalista, feminista, cofundadora e diretora executiva do Catarinas, portal de jornalismo voltado às questões de gênero, feminismos e direitos humanos.

Soraia Mendes é professora, advogada e sócia-diretora do escritório Soraia Mendes, Marcus Santiago & Advogadas Associadas. Tem Pós-Doutorado em Teorias Jurídicas Contemporâneas pela UFRJ. Doutora em Direito, Estado e Constituição pela UnB. Mestra em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Consultora da Comissão Nacional de Direitos Humanos e da Comissão Especial de Proteção dos Direitos dos Povos Indígenas, ambas do Conselho Federal da OAB.

Jaqueline Gomes de Jesus é Professora do Instituto Federal e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Doutora em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB), fez pós-Doutorado pela Escola Superior de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV). É Pesquisadora-Líder do ODARA – Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Identidade e Diversidade (CNPq) e autora de diversas publicações.

Vilma Reis é socióloga, ativista do Movimento de Mulheres Negras do Brasil, mestra em Ciências Sociais e doutoranda em Estudos Africanos PosAfro-UFBA. É defensora de Direitos Humanos e co-fundadora da Mahin Organização de Mulheres Negras. É pesquisadora associada ao ICEAFRO – Instituto Ceafro, foi ouvidora geral da Defensoria Pública da Bahia (2015 a 2019) e presidenta do Conselho Nacional de Ouvidorias Externas das Defensorias Públicas no Brasil (2018 a 2019).

Samantha Maia é Diretora de Comunicação do IREE. Jornalista formada na PUC-SP e mestre em integração da América Latina pelo Prolam-USP. Trabalhou como repórter de economia por 12 anos nas redações do jornal Valor Econômico e da revista CartaCapital.

Programação

4 de março, 16h

IREE Webinar Especial Mês da Mulher: “Feminismo: velhas violências, novos desafios”

Participantes: Márcia Tiburi, Professora da Universidade Paris 8, Paula Guimarães, Diretora executiva do Portal Catarinas, Soraia Mendes, Advogada e Professora, Jaqueline de Jesus, Professora do IFRJ e da UFRRJ, Vilma Reis Socióloga e ex-ouvidora geral da DP-BA, e Samantha Maia, Diretora de Comunicação do IREE.

Preencha o formulário abaixo para receber o link do webinar momentos antes do início.



Leia também