IREE Webinar - Fake news e liberdade de expressão – IREE

IREE - Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa

Cobertura

IREE Webinar – Fake news e liberdade de expressão

No dia 30 de junho, às 9h, foi realizado o IREE Webinar – Fake news e liberdade de expressão, com a participação do senador Marcos do Val (Podemos-ES), do deputado federal Orlando Silva (PCdoB – SP), da advogada Samara Castro e do advogado Diogo Rais. A moderação do evento será realizada por Walfrido Warde, presidente do IREE.

Assista!

Confira os perfis dos participantes

Marcos do Val é senador (Podemos-ES) pelo primeiro mandato. Militar da reserva, é instrutor, consultor e palestrante na área de segurança pública. Tem uma empresa de consultoria e treinamento de policiais com atuação no Brasil e no exterior. Ocupa o posto de 1º suplente na composição da Mesa Diretora do Senado e faz parte de seis comissões permanentes, sendo vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.

Orlando Silva é deputado federal (PCdoB – SP) pelo segundo mandato, pré-candidato à Prefeitura de SP, ex-presidente da UNE e ex-ministro do Esporte. Foi vereador em São Paulo e fundador da Unegro.

Samara Castro é advogada e vice-presidente da Comissão de Proteção de Dados e Privacidade da OAB-RJ. É membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-RJ e membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP). É pesquisadora do Instituto Liberdade Digital (ILD) e membro do Grupo Prerrogativas. É também coordenadora jurídica do plano de combate no case de desinformação relacionado à vereadora Marielle Franco e fundadora da Pólen MediaTech.

Diogo Rais é advogado e cofundador do Instituto Liberdade Digital. Doutor e mestre em Direito Constitucional pela PUC-SP. Colunista exclusivo na área eleitoral para o jornal Valor Econômico durante as eleições de 2016 e de 2020, e da Folha de S. Paulo para as eleições de 2018. Professor de Direito Eleitoral da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da FGVLaw. Membro da Academia de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP). Coordenador dos livros “Fake News: a conexão entre a desinformação e o Direito” e “Direito Eleitoral Digital”, ambos da editora Revista dos Tribunais. Foi um dos especialistas convidados pela relatoria especial de liberdade de expressão da OEA para colaborar com o guia de combate a desinformação. Pesquisa o tema da tecnologia e eleições desde 2012.

Walfrido Warde é sócio-fundador do Warde Advogados, presidente do IREE e Conselheiro da OAB/SP para o biênio 2019/2021. É autor do livro “O Espetáculo da Corrupção” e do “Plano de Salvamento do Projeto Nacional de Infraestrutura”, que inspirou a MP 703/2015, o PL 3636/15 e o PL 4703/16. Também é de sua autoria o anteprojeto do PL 4303/12, que institui o Regime Especial de Sociedade Anônima Simplificada (SAS). Mestre em Direito pela New York University School of Law e Doutor em Direito Comercial pela USP. Pesquisador bolsista no Max-Planck em 2004, 2005, 2007 e 2008. Bacharel em Direito e em Filosofia pela USP.

Programação

30 de junho, 9h

IREE Webinar – Fake news e liberdade de expressão

Participantes: Senador Marcos do Val (Podemos-ES), deputado federal Orlando Silva (PCdoB – SP) e advogados Samara Castro, Diogo Rais e Walfrido Warde, presidente do IREE.

powered by Typeform


Leia também