IREE Webinar: Enfrentamento às Organizações Criminosas – IREE

Agenda

IREE Webinar: Enfrentamento às Organizações Criminosas

Na terça-feira, 10 de maio, às 19h30, o Núcleo de Segurança Pública na Democracia do IREE promove o webinar “Enfrentamento às Organizações Criminosas”, um dos principais desafios da Segurança Pública.

Para debater o tema, participam Bruno Paes Manso, jornalista e pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP, e Vladimir de Paula Brito, Doutor em Ciência da Informação com pesquisas em operações de inteligência e Desinformação.

A mediação será do Coordenador do Núcleo de Segurança Pública na Democracia, Benedito Mariano.

Acompanhe ao vivo acessando aqui o canal IREETV no Youtube! O evento é gratuito e aberto ao público. Caso prefira receber o link da transmissão instantes antes do início do evento, preencha o formulário no final da página.

Contexto

As milícias ocupam vários territórios no Rio de Janeiro, e o tráfico de drogas outros. Em São Paulo, a organização criminosa está presente em grande parte das unidades prisionais. Uma porcentagem significativa da população carcerária é composta por pessoas com envolvimento em crimes relacionados a drogas (39% em média). Grande parte destas, porém, são detidas com pequenas quantidades de substâncias ilícitas e, uma vez na prisão, acabam cooptadas pelas organizações criminosas que atuam nos presídios.

Quadrilhas fortemente armadas têm efetuados grandes roubos na região metropolitana das cidades e no interior, e não é residual o envolvimento de agentes e ex-agentes do estado com o crime organizado (Novo Cangaço). Pesquisa realizada pela Ouvidoria da Polícia de São Paulo em 2019, analisando as ocorrências de mortes em decorrência de intervenção policial no ano de 2017, mostra que apenas 1% delas se relacionavam ao enfrentamento às organizações criminosas. Portanto, as polícias têm dificuldades em enfrentar o grande crime.

Conheça os participantes

Bruno Paes Manso é jornalista, ganhador do Prêmio Jabuti com o livro “A República das Milícias – Dos esquadrões da morte à era Bolsonaro”. Autor do livro “A Guerra – Ascensão do PCC e o mundo do crime no Brasil”, escrito com Camila Nunes Dias. Formado em economia (USP) e jornalismo (PUC-SP), trabalhou por dez anos como repórter no jornal O Estado de S. Paulo. Também atuou na Revista Veja, Folha da Tarde e Folha de S. Paulo. É pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP. Concluiu o mestrado e doutorado no departamento de ciências políticas da Universidade de São Paulo, onde pesquisou o crescimento e a queda dos homicídios em São Paulo. É autor do livro O Homem X – Uma reportagem sobre a alma do assassino em SP, que ganhou o Premio Vladimir Herzog de melhor livro reportagem de 2006.

Vladimir de Paula Brito é Doutor em Ciência da Informação com pesquisas em operações de inteligência e Desinformação e compõe o conselho curador da Fundação Perseu Abramo. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997). Especializou-se em Sistemas de Banco de Dados, e posteriormente em inteligência competitiva e inteligência de Estado e segurança. Concluiu o mestrado estudando “o papel informacional dos serviços secretos”. Possui doutorado em Ciência da Informação pela UFMG (2015), estudando desinformação, decepção e operações psicológicas, temas estes inerentes as práticas dos serviços de inteligência estatais. É Agente de Polícia Federal, onde trabalhou por diversos anos em operações de inteligência para o combate a organizações criminosas.

Benedito Mariano é coordenador do Núcleo de Segurança Pública na Democracia do IREE. Sociólogo. Mestre em ciências sociais pela PUC de São Paulo. Foi Ouvidor da Policia do Estado de São Paulo por 07 anos. Secretário de Segurança Cidadã da Cidade de Diadema. Autor do Livro” Por Um Novo Modelo de Policia no Brasil. Ed Perseu Abramo.

Programação

10 de maio, 19h30

IREE Webinar: “Enfrentamento às Organizações Criminosas”

Participantes: Bruno Paes Manso, jornalista e pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP, Vladimir de Paula Brito, Doutor em Ciência da Informação com pesquisas em operações de inteligência e Desinformação, e Benedito Mariano, Coordenador do Núcleo de Segurança Pública na Democracia.

 

1. Por gentileza, insira seu email.*



Leia também