IREE Webinar: Desafios fiscais e controle da inflação – IREE

Agenda

IREE Webinar: Desafios fiscais e controle da inflação

Na quinta-feira, dia 25 de agosto, às 17h30, o Centro de Estudos de Economia do IREE promove um webinar para pensar a agenda econômica para o Brasil a partir de 2023, com foco nos “Desafios fiscais e controle da inflação”.

Serão abordados assuntos cruciais para o cenário econômico brasileiro dentro das políticas fiscal e monetária.  Dentre as questões atuais estão o debate sobre teto de gastos, a aprovação da PEC Kamikaze, a perspectiva de reajuste do funcionalismo e do salário mínimo, a necessidade da Reforma Tributária e da atualização da tabela do Imposto de Renda, e a gestão da inflação, dos juros, da política de preços da Petrobras e outros.

O evento conta com a participação de Samuel Pessôa, Chefe do Centro de Crescimento Econômico do FGV IBRE, de Esther Dweck, Professora do Instituto de Economia da UFRJ, e de Guilherme Mello, Professor de economia do IE-UNICAMP e colunista do IREE.

A mediação será de Juliane Furno, economista-chefe do Centro de Estudos de Economia do IREE.

Acompanhe ao vivo acessando aqui o canal IREETV no Youtube! O evento é gratuito e aberto ao público.

Caso prefira receber o link da transmissão instantes antes do início do evento, preencha o formulário no final da página.

Conheça as participantes

Esther Dweck é professora Associada do Instituto de Economia da UFRJ. Possui doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), com período-sanduíche no LEM da Scuola Sant’Anna, em Pisa, Itália. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Setor Público, Crescimento e Desenvolvimento Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: regime fiscal e participação do Estado, crescimento liderado pela demanda, integração micro-macro, restrição de balanço de pagamentos, análises de insumo-produto e modelos de simulação. Entre 2011 e 2016, atuou no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, no cargo de Chefe da Assessoria Econômica e como Secretária de Orçamento Federal.

Samuel Pessôa é Doutor em Economia pela USP, pesquisador da JBFO em São Paulo, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro e colunista do jornal Folha de S. Paulo. Tem experiência na área de crescimento e desenvolvimento econômico, atuando principalmente nas questões relacionados a taxas, gastos e educação no Brasil. Autor de diversos artigos acadêmicos publicados em revistas nacionais e internacionais foi premiado na Haralambos Semionides – ANPEC como melhor tese do ano de 1995.1

Guilherme Mello é economista e sociólogo, com mestrado em Economia Política pela PUC-SP e doutorado em Ciências Econômicas pela Unicamp. É professor do Instituto de Economia da UNICAMP e diretor do Centro de Estudos de Conjuntura do IE/UNICAMP. Foi assessor econômico para a campanha de Fernando Haddad à Presidência da República em 2018.

Juliane Furno é Economista-Chefe do IREE. Cientista social, mestre e doutora em Desenvolvimento Econômico no Instituto de Economia da Unicamp. Especialista em mercado de trabalho, desenvolvimento econômico e política industrial no setor de Petróleo e Gás. Coordena o Centro de Estudos Econômicos do IREE.

Programação

25 de agosto, às 17h30

IREE Webinar: Desafios fiscais e controle da inflação

Participantes: Samuel Pessôa, Chefe do Centro de Crescimento Econômico do FGV IBRE, Esther Dweck,  Professora do Instituto de Economia da UFRJ, Guilherme Mello, Professor de economia do IE-UNICAMP e Juliane Furno, Economista-chefe do IREE

1. Por gentileza, insira seu email.*



Leia também