IREE Webinar: Análise e perspectivas sobre o Chile – IREE

IREE - Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa

Agenda

IREE Webinar: Análise e perspectivas sobre o Chile

O Chile caminha para a realização de uma reforma constitucional que promete ser profunda, fruto de protestos populares que tomaram as ruas do país em 2019 e 2020.

Para compreender melhor a realidade chilena, o IREE promove no dia 27 de maio, quinta-feira, às 10h, o webinar “Análise e perspectivas sobre o Chile”, com a participação do político chileno Marco Enríquez-Ominami, que foi candidato à presidente no Chile em 2009, da professora da Univerdad Nacional de Rosario Anabella Busso, especialista em política internacional na América Latina, do Presidente do IREE, Walfrido Warde, e do Diretor do IREE Rafael Valim.

O evento é gratuito e aberto ao público. Para assistir, basta acessar o canal IREETV no YouTube. Caso prefira receber o link da transmissão momentos antes do início do evento em seu email, preencha o formulário no final desta página.

Contexto

Nos dias 15 e 16 de maio deste ano, o Chile foi palco de uma “megaeleição” para eleger, além de governadores, prefeitos e vereadores, os 155 membros da nova Convenção Constitucional, responsáveis por redigir uma nova Constituição no país.

O resultado foi marcado pela vitória do setor progressista, tanto de candidatos independentes quanto de candidatos de esquerda e centro-esquerda, que conseguiu garantir 118 assentos, 76% das cadeiras em disputa. Isso garante com folga os dois terços necessários para aprovar mudanças na Convenção Constitucional.

Dentre os trechos da Constituição que devem sofrer mudanças está o que criou o sistema privado de aposentadorias, em vigor desde a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

Programação

27 de maio, 10h

IREE Webinar Análise e perspectivas sobre o Chile

Participantes: Marco Enríquez-Ominami, político chileno e ex-candidato à presidente no Chile em 2009, Anabella Busso, professora da Univerdad Nacional de Rosario e especialista em política internacional na América Latina, Walfrido Warde, Presidente do IREE, e Rafael Valim, Diretor do IREE .

 



Leia também