Em celebração aos 135 anos de Villa-Lobos, na quarta-feira, dia 16 de março, às 19h30 o IREE Cultura reúne convidados especiais para um Webinar sobre as contribuições do compositor para o movimento modernista e o seu papel de destaque na Semana de 22, ao lado dos pianistas Guiomar Novaes e Ernâni Braga.
O evento conta com a presença de Flávia Camargo Toni, Professora titular do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP) e de Camila Fresca, Curadora e pesquisadora especializada em música clássica.
A mediação será da Coordenadora de cursos do KOPE, Giselle Porto, e do Diretor do IREE Cultura, João Camarero.
Acompanhe ao vivo acessando aqui o canal IREETV no Youtube! O evento é gratuito e aberto ao público. Caso prefira receber o link da transmissão instantes antes do início do evento, preencha o formulário no final da página.
Conheça os participantes
Flávia Camargo Toni é Professora titular do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP). Mestre (1985) e Doutora (1989) em Artes, é Livre-Docente (2004) e Professora Titular (2009) da Universidade de São Paulo. Pesquisadora no Instituto de Estudos Brasileiros, onde foi Presidente e Coordenadora do Programa Culturas e Identidades Brasileiras entre 2010 e 2014. Orienta também na pós-graduação em Musicologia do Departamento de Música (CMU) da Escola de Comunicações e Artes (USP). Antes de seu ingresso na Universidade, como pesquisadora do Centro Cultural São Paulo, processou e descreveu todo o acervo constituído pela Missão de Pesquisas Folclóricas trabalhando, a partir da década de 1990, pelo restauro e preservação da Coleção. Na Musicologia tem trabalhado com ênfase nos assuntos da primeira metade do século XX atuando principalmente nos seguintes temas: a literatura musical de Mário de Andrade, Modernismo e Música, Camargo Guarnieri: vida e obra, Etnomusicologia, Metodologia da Pesquisa em Música. Foi do Conselho Editorial da Revista do IEB entre 2017 e 2018 e é vice-diretora da instituição.
João Camarero é coordenador do IREE Cultura, editor na Contracorrente, violonista, compositor e arranjador. Com destacada atuação como solista, se apresentou em importantes salas de concerto pelo mundo, além de trabalhar ao lado de grandes artistas. Desenvolve trabalho de pesquisa e ensino na área da música brasileira. Nascido em 1990 em Ribeirão Preto, São Paulo, João Camarero foi criado na cidade de Avaré, no mesmo estado, onde iniciou seus estudos na música aos oito anos e no violão, de forma sistemática (pois sempre tocou de forma autodidata) aos quinze. Estudou no Conservatório de Tatuí e na Escola Portátil de Música do Rio de Janeiro, onde hoje atua como professor e monitor.
Programação
16 de março, 19h30
IREE Webinar: “A Música na Semana de 22”
Participantes: Flávia Camargo Toni, Professora titular do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP), Camila Fresca, Curadora e pesquisadora especializada em música clássica, Giselle Porto, Coordenadora de cursos do KOPE, e João Camarero, Diretor do IREE Cultura.
Leia também

Reinventando o Brasil pela arte
Continue lendo...
O Dedinho, a Ovelha e o Plágio Involuntário
Continue lendo...
A invisibilidade das mulheres na Independência do Brasil
Continue lendo...
Camila Fresca é Bacharel em História e Comunicação Social, doutora e mestra em Musicologia pela ECA-USP. Atua como jornalista, curadora e pesquisadora especializada em música clássica. É colaboradora da Folha de S. Paulo e da revista Concerto e atua como convidada em júris de prêmios na área da música. Em 2011, idealizou e dirigiu o CD “Flausino Vale e o violino brasileiro” (Petrobras/Selo Clássicos), do violinista e maestro Cláudio Cruz, vencedor do “Prêmio Bravo! Prime de Cultura 2011”, na categoria música erudita. Como pesquisadora, dedica-se à música brasileira de concerto, à história das mulheres na música sob um ponto de vista de gênero e à tradição dos instrumentos de cordas friccionadas. É autora dos livros “Festival de Inverno de Campos do Jordão – 50 anos” (Editora da Osesp, 2019) e “Uma extraordinária revelação de arte: Flausino Vale e o violino brasileiro” (Annablume, 2010). Atualmente, finaliza uma biografia sobre o compositor Heitor Villa-Lobos, com previsão de lançamento para 2022, pela Editora Todavia.
Giselle Porto é coordenadora de Cursos no KOPE. Formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, pós-graduada em Gestão de Projetos Culturais pelo Celacc (ECA-USP). Mestranda em Teoria e Crítica de Arte no PGEHA-USP, também faz uma especialização em Museologia, Cultura e Educação na PUC-SP. Tem como interesses de pesquisa artes visuais, arte multimídia, poesia visual, poesia no campo expandido, livros de artista, zines e as relações entre corpo, gênero e identidade na performance.