IREE Mercado estreia e reúne grandes autoridades em ciclo de diálogos – IREE

Agenda

IREE Mercado estreia e reúne grandes autoridades em ciclo de diálogos

Por oportunidade de seu lançamento, o IREE Mercado organizou uma série de diálogos com as principais autoridades administrativas responsáveis pela regulação e supervisão do sistema financeiro nacional, de forma a apresentar uma visão panorâmica das questões que têm movimentado a pauta dos reguladores e que impactarão no exercício das atividades dos agentes privados.

Em eventos semanais de formato direto e simples, o presidente do IREE Mercado, Henrique Machado, suscita os temas de interesse do público especializado e franqueia a palavra para construtores da agenda nacional.

Há uma intensa pauta regulatória no mercado de capitais, sem prejuízo da forte atuação sancionadora da Comissão de Valores Mobiliários. O Presidente da CVM, Marcelo Barbosa, abordará no dia 23 de agosto, às 9h, as alterações substanciais em três pilares desse mercado: ofertas públicas, fundos de investimento e infraestruturas de mercado, além de outros temas como as recentes figuras da Sociedade Anônima Simplificada e da Sociedade Anônima do Futebol.

A inovação tem sido a marca do Banco Central do Brasil. O Diretor de Regulação do BC, Otávio Damaso, avaliará no 31 de agosto, às 19h, o impacto de medidas já tomadas e as perspectivas para o próximo período sobre temas como Fintechs, Open Banking, PIX e LIFT Lab.

Com foco na manutenção do equilíbrio técnico, da higidez e do regular funcionamento do sistema de previdência complementar fechado, o Diretor-Superintendente da PREVIC, Lúcio Capelletto, abordará no dia 8 de setembro, às 11h, os principais riscos identificados e as medidas implementadas em um ano marcado pela pandemia sanitária e as alterações regulatórias em estudo na autarquia.

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) consolida paulatinamente o Novo Marco Regulatório de seguros e resseguros no país. Nesse contexto, a Diretora-Superintendente da Susep, Solange Vieira, no dia 14 de setembro, às 11h, trata dos principais pontos dessa agenda e as novidades que vêm por aí.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica tem a missão de zelar pela livre concorrência nos diversos segmentos de mercado. O ex-Superintende-Geral e novo Presidente do CADE, Alexandre Cordeiro, é convidado a expor no dia 21 de setembro, às 11h, sua perspectiva para a nova gestão, os aprimoramentos institucionais recentes e a atuação transversal da autarquia no mercado financeiro, em um momento marcado pela importância de novos entrantes.

As pessoas obrigadas no âmbito do mercado financeiro e de capitais ainda estão se adaptando às novas regras editadas pelo BC e pela CVM voltadas à prevenção à lavagem de dinheiro e ao combate ao financiamento do terrorismo. O diálogo com o Presidente do COAF, Ricardo Liao, no dia 28 de setembro, às 11h, tratará de pontos sensíveis da abordagem baseada em risco, da efetividade das comunicações ao COAF, do papel da alta administração e do setor de compliance, assim como o resultado da Avaliação Nacional de Riscos (ANR).

Acompanhe ao vivo acessando aqui o canal IREETV no Youtube! O evento é gratuito e aberto ao público.

Caso prefira receber o link da transmissão instantes antes do início do evento, preencha o formulário no final da página.

IREE Mercado estreia e reúne grandes autoridades em ciclo de diálogos

Sobre o IREE Mercado

O IREE Mercado é um centro que se dedica a estudar e debater temas de relevância para o mercado financeiro e de capitais, de modo a aperfeiçoar a interação entre o Estado, as empresas e os investidores, contribuindo para o desenvolvimento de relações salutares e produtivas entre os agentes necessários ao funcionamento do sistema financeiro nacional.

O IREE Mercado acredita na constante evolução legal e infralegal da regulação e da supervisão dos mercados a partir do diálogo franco, técnico e plural e da produção e divulgação de conhecimento especializado, em benefício do alcance dos objetivos das instituições públicas e dos agentes econômicos.

Idealizado pelo Presidente do IREE, Walfrido Warde, o IREE Mercado é presidido pelo advogado e professor Henrique Machado.

Programação

A pauta do Mercado de Capitais

23 de agosto, 9h

Convidado: Marcelo Barbosa, Presidente da CVM

Biografia: Marcelo Barbosa é Presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre em Direito (LL.M) pela Universidade Columbia, em Nova Iorque, EUA.

A inovação na pauta do Banco Central

31 de agosto, 19h

Convidado: Otávio Damaso, Diretor de Normas do Banco Central

Biografia: Otávio Damaso é Diretor de Regulação do Banco Central do Brasil. Já ocupou os cargos de Chefe de Gabinete do Presidente do Banco Central e de Secretário-Adjunto de Política Econômica no Ministério da Fazenda. Presidiu os Conselhos de Administração da Caixa Econômica Federal, do IRB Brasil RE e do Banco do Estado do Ceará. Formado em Economia na Universidade de Brasília, é funcionário de carreira do Banco Central desde 1998.

Panorama e desafios do sistema de previdência complementar fechado

8 de setembro, 11h

Convidado: Lúcio Capelleto, Diretor-superintendente da PREVIC

Biografia: Lúcio Capelleto atua na Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) desde 2017, e atualmente exerce a função de diretor superintendente. Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP, mestre em Administração pela UnB, graduado em Ciências Contábeis e em Administração. Analista do Banco Central do Brasil (BCB) desde 1992, exerceu as chefias do Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro Nacional (Desig) e do Departamento de Supervisão de Bancos (Desup). Foi secretário do Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) e consultor da Diretoria Colegiada do BCB. Professor em disciplinas relacionadas às áreas de contabilidade, mercado financeiro e finanças, exerceu as atividades de chefe dos departamentos de Administração e de Ciências Contábeis na Universidade Católica de Brasília. Atuou como professor pesquisador do Programa de Pós-graduação Multi-institucional e Inter-regional da UnB, UFPB e UFRN.

O Novo Marco Regulatório da SUSEP

14 de setembro, 11h

Convidada: Solange Vieira, Diretora-Superintendente da Susep

Biografia: Solange Vieira é superintendente da Superintendência de Seguros Privados (Susep), economista e possui mestrado em economia com concentração na área de finanças, na Fundação Getulio Vargas (FGV-Rio). Sua experiência profissional é diversificada, tendo ocupado cargos relevantes tanto no setor público como no setor privado. Foi diretora de Project Finance do Itaú BBA e presidente do Fundo de Pensão Telos. Em sua carreira, Solange participou de grandes projetos do Governo, como a reforma da Previdência em 2000, com a criação do fator previdenciário e, mais recentemente, da criação da Nova Previdência. Foi secretária de Previdência Complementar. No Supremo Tribunal Federal (STF), atuou como assessora da presidência. Presidiu a Agência Nacional de Aviação (Anac). Foi chefe do gabinete da presidência do BNDES, onde também foi presidente do Fundo de Assistência e Previdência Social (Fapes).

A Perspectiva do CADE sobre o Mercado Financeiro

21 de setembro, 11h

Convidado: Alexandre Cordeiro, Presidente do CADE

Biografia: Alexandre Cordeiro é Presidente do CADE, Ex-conselheiro do Cade e ex-superintendente-geral da autarquia durante dois mandatos. Graduado em Direito e em Economia, é doutorando em Direito Econômico pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público, pós-graduado em Processo Administrativo Disciplinar pela Universidade de Brasília. É Visiting Scholar e International Fellow do Global Antitrust Institute da Antonin Scalia Law School – George Mason University em Washington/DC. É auditor de carreira da Controladoria-Geral da União desde 2006, onde foi assessor e chefe de gabinete do Corregedor-Geral da União.

Foi secretário-executivo do Ministério das Cidades. É professor de Direito Econômico e de Análise Econômica do Direito da Escola de Direito de Brasília/IDP. É professor convidado dos cursos de pós-graduação da UNB, Unicamp, Universidade Federal do Rio Grande do Sul,  Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), do Ibmec e da Faculdade de Direito de Vitória (FDV). Organizador e autor do livro Tópicos Especiais de Direito Concorrencial, Editora Cedes. Autor de vários artigos em livros, revistas e jornais. Palestrante em diversos eventos e universidades no Brasil e no exterior, tais como Harvard Law School – Cambridge, Northwestern University – Chicago, American Bar Association (ABA), International Bar Association (IBA), International Competition Network (ICN), Global Competition Review (GCR) e Concurrence.

Os aprimoramentos e os desafios para a efetividade do sistema de PLD/FT

28 de setembro, 11h

Convidado: Ricardo Liao, Presidente do COAF.

Biografia: Ricardo Liao é Presidente do Coaf desde agosto de 2019, tendo exercido anteriormente as funções de Diretor de Supervisão do órgão, de janeiro a agosto de 2019, e de Secretário-Executivo, de abril de 2013 até janeiro de 2019. Atuou como Conselheiro representante do Banco Central do Brasil (BCB) no Plenário do Coaf de 1998 a 2012. Servidor de carreira do BCB, atuou desde 1977 nas áreas de fiscalização, com destaque na supervisão do Sistema Financeiro Nacional voltada à prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo (PLD/FT). É formado em Ciências Econômicas pela Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas do Centro Universitário de Brasília – UniCEUB.

1. Por gentileza, insira seu email.*



Leia também