A IREE ECO NEWS de agosto chama atenção sobre como as políticas ambientais e a preocupação com as mudanças climáticas são vistas pelos atuais governantes. Enquanto no Brasil, estímulos fiscais para enfrentar crise econômica não promoveram a descarbonização da economia, nos EUA, o Congresso acabou de aprovar um plano de US$ 430 bilhões para o clima e o setor da saúde.
Os estímulos fiscais nos EUA devem mobilizar US$ 370 bilhões para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 40% até 2030. Dentre os benefícios estão créditos para compra de carro elétrico, reembolso para instalação de painéis solares, incentivo para empresas realizarem a transição energética e investimentos em usinas de energia verde.
“A diferença em como as políticas ambientais são tratadas é nítida. Por isso, precisamos começar a agir de forma consciente, desde já. Em outubro, teremos eleições, é fundamental que o próximo governo coloque a agenda ambiental como eixo central e intersetorial de suas decisões. O Brasil saiu nos últimos anos do papel de protagonista e referência mundial na pauta ambiental para ocupar manchetes sobre retrocesso e desmonte”, diz o documento do IREE ECO.
Confira a análise e as principais notícias sobre meio ambiente do último mês na IREE ECO NEWS!
Para acessar o documento, clique aqui: IREE ECO NEWS – Agosto 2022
Sobre o IREE ECO
O IREE ECO é um centro de estudos dedicado a acompanhar e produzir análises, em diálogo com o IREE Soberania e Clima (ISC), sobre as principais questões da agenda ambiental do Brasil e do mundo, como mudanças climáticas, crise ambiental, regulação, proteção dos direitos indígenas, gestão de recursos naturais e a relação entre meio ambiente e desenvolvimento.
O núcleo é coordenado pelo ex-Senador pelo Acre e engenheiro florestal Jorge Viana, uma grande liderança na área ambiental.
Acesse a página do núcleo aqui: https://iree.org.br/eco
Leia também

Super-ricos, tributação e desigualdade no Brasil
Continue lendo...
IREE Webinar: As armadilhas do déficit zero
Continue lendo...