Na terça-feira, 10 de agosto, às 10h, o IREE e o Instituto Fome Zero reúnem especialistas para debater o agravamento da fome no Brasil. Segundo o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, mais de 19 milhões de brasileiros passam fome atualmente.
O webinar “As causas da fome hoje no Brasil: o que fazer?” conta com a participação dos convidados Tereza Campello, ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Valdomiro Sousa, gestor público, e Flávio de Castro, arquiteto e urbanista, estes dois últimos autores de recente análise sobre gastos governamentais em alimentação e medidas urgentes necessárias.
O evento contará também com as contribuições de José Graziano da Silva, Diretor Geral do Instituto Fome Zero, e de Walfrido Warde, Presidente do IREE.
Acompanhe ao vivo acessando aqui o canal IREETV no Youtube! O evento é gratuito e aberto ao público.
Caso prefira receber o link da transmissão instantes antes do início do evento, preencha o formulário no final da página.
Conheça os participantes
Tereza Campello foi Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no período de 2011 a maio de 2016, tendo coordenado o Plano Brasil Sem Miséria. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). É pesquisadora da Fiocruz Brasília. Economista, formada pela Universidade Federal de Uberlândia, tendo sido professora do curso de Economia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Foi Assessora Especial da Presidência da República e membro do grupo de trabalho que desenvolveu, organizou e implementou o programa Bolsa Família. Na Casa Civil, esteve à frente de projetos prioritários na área de desenvolvimento, que levou serviços públicos, regularização fundiária e fomento ao desenvolvimento sustentável na Amazônia.
José Graziano da Silva é Diretor Geral do Instituto Fome Zero. Entre 2006/2011 foi Diretor Regional para America Latina e Caribe e Diretor Geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) de 2012 a 2019. Foi Ministro de Segurança Alimentar e Combate à Fome do primeiro governo Lula, quando coordenou a implantação do Projeto Fome Zero. É professor titular aposentado do Instituto de Economia da UNICAMP. Engenheiro agrônomo pela ESALQ/USP, doutor em economia pela UNICAMP, possui 2 pós-doutorados, um pela Universidade de Londres e outro pela Universidade da California, e vários títulos de doutor “honoris causae” por universidades da América Latina, África, Europa e Ásia.
Valdomiro Sousa é administrador de empresas, analista de sistema, gestor público (integrante da carreira de Planejamento e Orçamento do Ministério da Economia). Foi diretor de operações do programa Bolsa Família, ex-Secretário de Administração da Presidência da República, trabalhou na FAO (2015 – 2020), hoje é Assessor Parlamentar na Câmara dos Deputados.
Flávio de Castro é arquiteto urbanista e doutor em Arquitetura e Urbanismo com linha de pesquisa relacionada a urbanização em regiões não metropolitanas e cidades médias. Tem experiência no setor privado e no setor público municipal, estadual e federal. Atualmente é assessor parlamentar na Câmara dos Deputados.
Walfrido Warde é sócio-fundador do Warde Advogados, presidente do IREE e Conselheiro da OAB/SP para o biênio 2019/2021. É autor do livro “O Espetáculo da Corrupção” e do Plano de Salvamento do Projeto Nacional de Infraestrutura”, que inspirou a MP 703/2015, o PL 3636/15 e o PL 4703/16. Também é de sua autoria o anteprojeto do PL 4303/12, que institui o Regime Especial de Sociedade Anônima Simplificada (SAS). Mestre em Direito pela New York University School of Law e Doutor em Direito Comercial pela USP. Pesquisador bolsista no Max-Planck em 2004, 2005, 2007 e 2008. Bacharel em Direito e em Filosofia pela USP.
Programação
10 de agosto, 10h
As causas da fome hoje no Brasil: o que fazer?
Participantes: José Graziano da Silva, Diretor Geral do Instituto Fome Zero, Tereza Campelo, ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Valdomiro Sousa, gestor público, Flávio de Castro, arquiteto urbanista, e Walfrido Warde, Presidente do IREE.
Leia também

A vingança dos bullyineados
Continue lendo...
Reforma na Lei de Cotas: veja o que mudou
Continue lendo...