IREE debate os caminhos da Reforma Tributária – IREE

Agenda

IREE debate os caminhos da Reforma Tributária

Após décadas de debate, a Reforma Tributária foi aprovada na Câmara dos Deputados e seguiu para tramitação no Senado, onde poderá ser avaliada a partir desta semana. A proposta busca simplificar o sistema com a criação de um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual, dividido entre um tributo federal e outro estadual e municipal.

Para analisar este cenário, o Centro de Estudos de Economia do IREE promove o webinar sobre “Os caminhos da Reforma Tributária” na quarta-feira, dia 12 de julho, às 18h.

Participam o Deputado Federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), o Professor do Instituto de Economia da Unicamp Eduardo Fagnani, o Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, o Assessor Econômico da bancada de Deputados Federais do PSOL, David Deccache, e a Diretora Executiva da Oxfam, Katia Maia.

A mediação será de Luiz Gonzaga Belluzzo, Economista-chefe do IREE e Professor Emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Acompanhe ao vivo acessando aqui o canal IREETV no Youtube! O evento é gratuito e aberto ao público.

Conheça os participantes

Guilherme Boulos é Deputado Federal (PSOL-SP). Coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), membro da direção da Frente Povo Sem Medo e Coordenador Geral do Instituto Democratize. Foi candidato à Presidência da República em 2018 pelo PSOL. É graduado em Filosofia pela FFLCH-USP, especializado em Psicologia Clínica pela PUC/SP e mestre em psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP. Foi professor da rede pública de ensino do Estado de São Paulo, da Faculdade de Mauá e da Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Eduardo Fagnani é Professor Doutor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas desde 1985, pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho (CESIT), coordenador da rede Plataforma Política Social e editor da Revista Política Social e Desenvolvimento. Foi Coordenador da Pós-Graduação em Desenvolvimento (Área Economia Social e do Trabalho) do Instituto de Economia da Unicamp (2008-2010) e Membro da Congregação do Instituto de Economia da Unicamp (2005-2007).

Guilherme Mello é Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico do IE-Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e é professor do Instituto de Economia da Unicamp. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2008), graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006), mestrado em Programa de Pós-Graduação em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009) e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2013).

David Deccache é Assessor Econômico da Bancada de Deputados Federais do PSOL. Economista, Mestre (UFF), Doutorando (UnB) e Professor voluntário no departamento de Economia da UnB. É Diretor Financeiro do Instituto de Finanças Funcionais para o Desenvolvimento.

Katia Maia é diretora executiva da Oxfam Brasil. Socióloga, com atuação profissional em temas ligados a sustentabilidade, desenvolvimento econômico e social, desigualdades e justiça social. Trabalhou em organizações da sociedade civil tanto brasileiras quanto internacionais, como Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente (AMDA), Instituto de Estudos Amazônicos e Ambientais (IEA), Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), Oxfam Grã Bretanha, Oxfam Internacional e WWF Internacional. Realizou diversas consultorias com análises sociais e ambientais e tem longa trajetória de participação e articulação com diferentes atores sociais.

Luiz Gonzaga Belluzzo
é Economista-chefe do IREE e Professor Emérito da Unicamp e da Universidade Federal de Goiás e fundador da Faculdades de Campinas (Facamp). Formado em Direito e Ciências Sociais pela USP, Belluzzo cumpriu importante papel no início do processo de instalação do Instituto de Economia (IE) da Unicamp. Com doutorado em economia, autor de diversos livros, foi secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda (1985-1987) durante o governo de José Sarney e, de 1988 a 1990, foi secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo durante a gestão do ex-governador Orestes Quércia.

Programação

12 de julho, 18h

Live: Os caminhos da Reforma Tributária

Participantes: Guilherme Boulos, Deputado Federal, Eduardo Fagnani, Professor do Instituto de Economia da Unicamp, Guilherme Mello, Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, David Deccache, Assessor Econômico da bancada de Deputados Federais do PSOL, Katia Maia, Diretora Executiva da Oxfam e Luiz Gonzaga Belluzzo, Economista e Professor Emérito da Unicamp.



Leia também