IREE debate "Os caminhos da desigualdade" – IREE

Agenda

IREE debate “Os caminhos da desigualdade”

O Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, situação que foi agravada com a pandemia de Covid-19, conforme apontam diversos estudos. Segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH/ONU), o Brasil é o segundo país do mundo em má distribuição de renda entre a população, perdendo apenas para o Catar. Estudo do Laboratório das Desigualdades Mundiais apontou que o Brasil é o segundo com maiores desigualdades entre os membros do G20, depois da África do Sul, e pesquisa recente da FGV Social mostrou que a desigualdade de renda no Brasil é ainda maior do que o imaginado.

Para refletir sobre essa realidade e seus desafios, o Centro de Estudos de Economia do IREE realiza no dia 16 de maio, terça-feira, às 18h, o webinar “Os caminhos da desigualdade“.

Participam os professores de Economia Denis Maracci, do Instituto de Economia da UNICAMP, Fernando Mattos, do programa de pós graduação em economia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Sulamis Dain, Livre Docente pelo Instituto de Economia da UFRJ. A mediação será de Luiz Gonzaga Belluzzo, economista-chefe do IREE.

Acompanhe ao vivo acessando aqui o canal IREETV no Youtube! O evento é gratuito e aberto ao público. Para se inscrever, clique aqui e preencha o formulário.

Conheça os participantes

Denis Maracci é Professor do Instituto de Economia da UNICAMP com Doutorado em Desenvolvimento Econômico e Mestrado em Economia Social e do Trabalho. Foi Coordenador do curso de Ciências Econômicas do IE/UNICAMP e diretor do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (CESIT/IE/UNICAMP), onde atualmente é pesquisador. Atua em projetos de pesquisa nas áreas de Desenvolvimento Econômico, Mercado de Trabalho, Estrutura Social e Desigualdade.

Fernando Mattos é Professor e pesquisador do programa de pós graduação em economia da Universidade Federal Fluminense. Professor visitante do programa de pós-graduação em ciência política da UFF, é Mestre e Doutor em Economia pela Unicamp. Coorganizador do livro “Desigualdades: visões do Brasil e do mundo”.

Sulamis Dain tem Pós-Doutorado em Berkeley, Doutora em Economia pela UNICAMP e Livre Docente pelo Instituto de Economia da UFRJ. Sua aproximação à política social, à Saúde Coletiva, e à Economia da Saúde na última década resultou na ampliação do tema da economia política da saúde e na integração entre a área de finanças públicas ao estudo do financiamento, descentralização e relações intergovernamentais. Tem participado ativamente de eventos nacionais e internacionais no campo da Política Social e da Saúde Coletiva.

Luiz Gonzaga Belluzzo é Professor Emérito da Unicamp e da Universidade Federal de Goiás e fundador da Faculdades de Campinas (Facamp). Formado em Direito e Ciências Sociais pela USP, Belluzzo cumpriu importante papel no início do processo de instalação do Instituto de Economia (IE) da Unicamp. Com doutorado em economia, autor de diversos livros, foi secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda (1985-1987) durante o governo de José Sarney e, de 1988 a 1990, foi secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo durante a gestão do ex-governador Orestes Quércia.

Programação

16 de maio, 18h

Os caminhos da desigualdade

Participantes:Denis Maracci, professor do Instituto de Economia da UNICAMP, Fernando Mattos, professor do programa de pós graduação em economia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Sulamis Dain, Livre Docente pelo Instituto de Economia da UFRJ, e Luiz Gonzaga Belluzzo, economista-chefe do IREE.

 



Leia também