IREE debate "Instabilidades Financeiras" – IREE

Agenda

IREE debate “Instabilidades Financeiras”

Em menos de um mês, ao menos quatro bancos tiveram sérios problemas no mundo. A crise se iniciou com a falência do Silicon Valley Bank (SVB) nos EUA no começo de março, e dois dias depois, outro banco regional americano passou por problema semelhante e sofreu intervenção, o Signature Bank de Nova York. A crise de confiança no sistema bancário atingiu o Credit Suisse, vendido ao UBS com o apoio do Banco Central da Suíça, e derrubou as ações do Deutsche Bank, entre outros.

Para debater este cenário, o Centro de Estudos de Economia do IREE  realiza na terça-feira, dia 4 de abril, às 18h, o webinar “Instabilidades Financeiras: Euforia e depressão no mundo da finança“, com os especialistas André Biancarelli, Diretor do Instituto de Economia da Unicamp, José Francisco Lima Gonçalves, Economista-Chefe do Banco Fator, e Julia Braga, Professora Associada da Faculdade de Economia da UFF.

A mediação será de Luiz Gonzaga Belluzzo, Economista e Professor Emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Acompanhe ao vivo acessando aqui o canal IREETV no Youtube! O evento é gratuito e aberto ao público.

Para se inscrever, clique aqui e preencha o formulário.

Conheça os participantes

André Biancarelli é Professor Associado I (Livre Docente) da Universidade Estadual de Campinas, pesquisador do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica (Cecon) desta instituição e Diretor do Instituto de Economia (IE-Unicamp), mandato entre 2019 e 2023. Possui graduação, mestrado e doutorado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Brasileira, Balanço de Pagamentos e Finanças Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: países em desenvolvimento, estratégias de desenvolvimento, América do Sul, globalização financeira, sistemas financeiros, controles de capital, integração financeira regional, setor externo da economia brasileira. Entre 2012 e 2015, foi editor da revista Economia e Sociedade e coordenador da Rede D; entre 2015 e 2019 foi Diretor Associado do IE-Unicamp.”

José Francisco Lima Gonçalves é Professor do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e economista-chefe do Banco Fator. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (USP), possui mestrado e doutorado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Julia de Medeiros Braga é Professora Associada da Faculdade de Economia da UFF e Co-Editora da Review of Keynesian Economics. Participa do Programa de Pós Graduação em Economia (PPGE) da UFF. Trabalhou como Assessora Econômica no Ministério do Planejamento, foi Pesquisadora Visitante no IPEA e no Levy Economics Institute of Bard College (NY). Faz parte do Grupo de Pesquisa de Economia Política e do Grupo de Estudos do Setor Público do IE-UFRJ.

Luiz Gonzaga Belluzzo é Professor Emérito da Unicamp e da Universidade Federal de Goiás e fundador da Faculdades de Campinas (Facamp). Formado em Direito e Ciências Sociais pela USP, Belluzzo cumpriu importante papel no início do processo de instalação do Instituto de Economia (IE) da Unicamp. Com doutorado em economia, autor de diversos livros, foi secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda (1985-1987) durante o governo de José Sarney e, de 1988 a 1990, foi secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo durante a gestão do ex-governador Orestes Quércia.

Programação

4 de abril, 18h

Instabilidades Financeiras: Euforia e depressão no mundo da finança

Participantes: André Biancarelli, Diretor do Instituto de Economia da Unicamp, José Francisco Lima Gonçalves, Economista-Chefe do Banco Fator, Julia Braga, Professora Associada da Faculdade de Economia da UFF e Luiz Gonzaga Belluzzo, Economista e Professor Emérito da Unicamp.



Leia também