Infraestrutura e desenvolvimento pela via inescusável da boa gestão pública
O Brasil é um país de dimensões continentais. Como retrata o seu hino nacional: “é gigante por sua própria natureza”.

IREE INFRA
O Brasil é um país de dimensões continentais. Como retrata o seu hino nacional: “é gigante por sua própria natureza”. E esse gigantismo territorial, a despeito de consistir em sua principal riqueza, é também fonte de enormes dilemas. O Brasil é ainda um país em construção, ainda é um País “por fazer” e, exatamente por essa característica, apresenta desafios incríveis para aqueles que têm a missão de liderar esse processo.
A preocupação contemporânea passa a ser a de controlar os gastos públicos; reduzir a dívida pública; aperfeiçoar a qualidade do serviço público em pleno benefício aos usuários; investir em inovações tecnológicas e científicas; corrigir desvios da posição estratégica do Estado em relação a sua atuação na ordem econômica; consolidar mecanismos administrativos mais eficazes no desenvolvimento das atividades estatais clássicas; desenvolver posturas sustentáveis e ampliar a transparência nas relações entretidas com a iniciativa privada.
Esse conjunto de medidas é fundamental para que se recupere a confiança no Estado Brasileiro, de maneira a demonstrar, em âmbito nacional e internacional, que é capaz de ser austero; que detém a capacidade de promover uma real guinada em suas proposições e consolidar, passo a passo, um ambiente de sólida segurança jurídica e elevado grau de comprometimento institucional.
É preciso lapidar a gestão pública brasileira, tal como um escultor transforma a pedra bruta em objeto precioso, enquadrando-a em ambiente propositivo, transformativo, que canalize toda a sua vitalidade em direção a práticas institucionais promissoras, coetâneas à realidade atual e que permita oferecer aos concidadãos aquilo que mais importa numa sociedade politicamente organizada: o desenvolvimento econômico e social.
Uma comunidade organizada em forma de Estado, que pretenda promover a integração de todos os que habitam seu território, que persiga intensamente o desenvolvimento econômico e social, não pode fazê-lo sem conferir o franco acesso à infraestrutura pública.
Nesse prestigioso espaço, em boníssima hora descerrado pelo IREE INFRA, o qual tenho a honra de figurar como membro do Conselho, procurarei debater e repercutir os assuntos capitais para o desenvolvimento da infraestrutura nacional, de forma a oferecer minha sincera colaboração ao nobre propósito da iniciativa, de estimular a produção de conhecimento no setor, cumprindo-se, então, com o desiderato constitucional do pleno desenvolvimento nacional.
Os artigos de autoria dos colunistas não representam necessariamente a opinião do IREE INFRA e são de responsabilidade exclusiva dos autores.
Leia também
Macroeconomia e Investimentos em Infraestrutura
No dia 8 de setembro, às 17h, o IREE INFRA realiza o webinar “Macroeconomia e Investimentos em Infraestrutura”, para debater soluções que permitam aumentar o espaço fiscal para investimentos públicos em infraestrutura. IREE INFRA...
Plataforma de Infraestrutura de Logística e Transportes, visão 2035
Na quarta-feira, dia 25 de agosto, às 18h, o IREE INFRA promove um webinar sobre a visão até o ano 2035 da Plataforma de Infraestrutura de Logística e Transportes (PILT), uma iniciativa do Núcleo de Logística, Supply Chain e Infraestrutura da...
ESG no setor de infraestrutura
No dia 4 de agosto, às 18h, o IREE INFRA realiza seu primeiro webinar sobre um assunto tem ganhado muita relevância nos últimos anos, o ESG, “environmental, social and governance” na sigla em...
Estratégias sistêmicas para a infraestrutura brasileira
Maestros arquitetam e regem os movimentos estratégicos de diversos componentes envolvidos em uma orquestra. Essa analogia é o ponto de partida para a construção de um diálogo sistêmico sobre...