QUEM SOMOS

O IREE INFRA é um centro de estudos interdisciplinares destinado à produção de conhecimento sobre infraestrutura, formado por destacados acadêmicos, executivos e policy makers.

O IREE INFRA tem como Presidente o Professor Rafael Valim , o executivo André Clark como Presidente do Conselho Consultivo e o Professor Juliano Denicol como Diretor de Pesquisa.

GOVERNANÇA

Q

Andre Clark

Formado em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP)

MBA em Finanças e Gestão de Operações pela Stern School of Business, da Universidade de Nova Iorque.

Andre Clark

Presidente do Conselho Consultivo

Q

Rafael Valim

Doutor e mestre em Direito Administrativo pela PUC-SP, onde lecionou de 2015 a 2018. Professor Visitante na University of Manchester (Inglaterra) e na Université Le Havre Normandie (França). Professor da Maestría Anticorrupción da Universidad Panamericana (México), e da Maestría en Contratación Estatal da Universidad de La Sabana (Colômbia) e a Universidad de Comahue (Argentina).

É Diretor do Instituto para a Reforma das Relações entre Estado e Empresa – IREE, Presidente do IREE INFRA, membro do Instituto Internacional de Derecho Administrativo, do Foro Iberoamericano de Derecho Administrativo e do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo. É sócio do escritório Warde Advogados.

Rafal Valim

Presidente do IREE INFRA

Q

Walfrido Warde

Presidente do IREE

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, bacharel em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Master of Laws pela Universidade de Nova York.

Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo, quatro vezes pesquisador bolsista no Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht, autor de dezenas de livros e artigos e autor do best seller “O espetáculo da corrupção”. Presidente do IREE.

Walfrido Warde

Presidente do
IREE

Q

Juliano Denicol

Juliano Denicol é professor de Gestão de Projetos na University College London (UCL), e doutor em Gestão de Megaprojetos pela UCL. Atua como Global Head do grupo de megaprojetos da International Project Management Association (IPMA), coordenando uma plataforma global com mais de 70 países para o avanço do conhecimento em gestão de megaprojetos. Atuou como consultor de gestão da cadeia de suprimentos no High Speed 2, atualmente o maior projeto de infraestrutura da Europa, e como consultor de políticas de contratações públicas da European Commission.

Juliano é co-investigador do Project X, um grande projeto de pesquisa com o objetivo de melhorar a gestão de grandes projetos no Reino Unido, estabelecido por nove universidades em colaboração com a agência Infrastructure and Projects Authority (IPA). Sua pesquisa em gestão de megaprojetos tem sido considerada como de alto impacto global, recebendo prêmios de pesquisa do Project Management Institute (PMI), Major Projects Association (MPA), e IPMA. A análise inclui diversos megaprojetos do Reino Unido: High Speed 1, Heathrow Airport Terminal 5, London 2012 Olympics, Crossrail, Thames Tideway Tunnel, e High Speed 2.

Juliano foi reconhecido em 2019 com o prestigioso Global Young Researcher Award, concedido anualmente pela IPMA a um pequisador de gestão de projetos no mundo. No mesmo ano, recebeu o Best Reviewer Award do grupo de gestão de projetos da European Academy of Management (EURAM).

Liderou a publicação de duas revisões sobre grandes projetos: o Compêndio de Grandes Projetos de Infraestrutura para a European Commission, analizando os processos de contratação em mais de 80 projetos; e uma revisão sistemática da literature sobre a performance de megaprojetos para o PMI, onde mais de 6,000 artigos foram analizados para a identificação de causas e soluções.

 

Twitter: https://twitter.com/Juliano_Denicol

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/juliano-denicol

Juliano Denicol

Diretor de pesquisa do IREE INFRA

Membros do Conselho

Q

Agnes M. da Costa

Assessora de ministros de Minas e Energia há mais de 15 anos, com grande experiência na coordenação de stakeholders no desenho de políticas estratégicas. Co-criadora do projeto #simelasexistem.

Agnes M. da Costa

Q

Antonio Corrêa de Lacerda

Doutor pelo Instituto de Economia da UNICAMP, Mestre em Economia Política e Economista. Professor-doutor, Diretor da FEA-PUC-SP, ex-coordenador do Programa de Estudos Pós-graduados em Economia Política e Coordenador do Grupo de Pesquisas sobre Desenvolvimento e Política Econômica (DEPE-PUCSP). Professor convidado da Fundação Dom Cabral e da FIA.
Também é membro do GACINT – Grupo de Análise de Conjuntura Internacional, da USP.

É sócio principal da AC Lacerda- Consultores Associados www;aclacerda.com
Foi economista-chefe e estrategista da Siemens.
Foi um dos fundadores da SOBEET- (Sociedade Brasileira de Estudos de Empresas Transnacionais e Globalização), entidade da qual foi presidente (2000-2005), e é atual membro do seu Conselho Consultivo. Conselheiro e presidente do Cofecon- Conselho Federal de Economia e ex-presidente do Conselho Regional de Economia de São Paulo- Corecon-SP (1995-1997).

Foi presidente do Conselho Fiscal da PreviSiemens,(2006-2013), membro do Conselho Fiscal da Eletrobrás (1995-1997), diretor do Depecon- FIESP (1998-2002) e do CIESP (2003-2007) e da Abinee (1998-2012). É membro do Conselho Superior de Economia (Cosec), da FIESP, em membro do extinto Conselho Temático de Política Econômica(Copec) da CNI (2008-2018), foi diretor do Centro Internacional Celso Furtado de Desenvolvimento e atual membro do seu Conselho Deliberativo. Membro do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial.

É autor, coautor, ou organizador de 25 livros, de centenas de artigos. Foi um dos ganhadores do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, na área de economia, pelo seu livro “Desnacionalização” (2001). É articulista colaborador de “O Estado de S. Paulo”.
Comentarista do Jornal da Cultura, da TV Cultura de São Paulo,
Palestrante e conferencista, tendo realizado mais de 1000 palestras e conferências.
Foi homenageado com com os seguintes reconhecimentos: Comenda Mario Henrique Simonsen, do Corecon-SP, como economista de destaque (2011);
“Personalidade Profissional Economia”, pela Confederação Nacional do Trabalhadores Universitários (CNTU), em 2013; e “Personalidade Econômica do Ano”, pelo Cofecon, em 2017.

Antonio Corrêa de Lacerda

Q

Augusto Dal Pozzo

Professor de Direito Administrativo e Fundamentos de Direito Público da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professor do Curso de Especialização em Direito Administrativo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Sócio fundador da Dal Pozzo Advogados.

Mestre e Doutor em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde também se tornou especialista em Direito do Estado. Têm pós-graduação executiva em Infrastructure in a Market Economy pela Harvard Kennedy School e pós-graduação em Corporate Governance e Management Program for Lawyers pela Yale School of Management.

Professor convidado do Grupo de Investigación de Derecho Público Global de La Universidade da Coruña (España), professor do corpo docente do MBA de Parcerias público-privadas e concessões da FESPSP e London School of Economics and Political Science (LSE).

Membro fundador e presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos da Infraestrutura (IBEJI). Membro do Comité de Coordinadores Nacionales da Red Iberoamericana de Contratación Pública. Coordenador da Revista de Direito Administrativo e Infraestrutura (RDAI). Coordenador da Revista Brasileira de Infraestrutura (RBINF). Diretor da Revista Internacional de Direito Público (RIDP). Diretor do Instituto de Direito Administrativo Paulista (IDAP). Membro da Comissão Especial de Direito da Infraestrutura do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Membro Benemérito do Instituto Amazonense de Direito Administrativo (IADA). Membro da Asociación Argentina de Derecho Administrativo (AADA). Membro da American Bar Association (ABA). Membro da International Bar Association (IBA). Membro do Instituto de Advogados de São Paulo (IASP). Membro do Foro Iberoamenricano de Derecho Administrativo (FIDA). Associado Honorário do Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial (IBDEE).

Autor de inúmeros obras e artigos na área do Direito Administrativo e Infraestrutura.

Augusto Dal Pozzo

Q

Marcia Martini Ferrari

Marcia Ferrari, é Diretora Sênior de Infraestrutura para América Latina do GRI Club, Diretora cofundadora do Infra Women Brazil (IWB), uma organização sem fins lucrativos que visa eliminar a lacuna de gênero no setor de infraestrutura e Diretora de Certificação Associação Brasileira de Facility Management (ABRAFAC). Possui mais de 20 anos de carreira progressiva em conglomerados globais relevantes do mercado de infraestrutura e imobiliário, como Royal Institution of Chartered Surveyors (RICS), Hilti Inc. e Cushman & Wakefield, com atuação em desenvolvimento de negócios e gerenciamento operacional. Arquiteta e urbanista formada pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), com pós-graduação em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e MBA em administração de empresas pela Business School São Paulo (BSP) e extensão pela Toronto University.

Marcia Martini Ferrari

Q

Luiz Afonso Senna

Conselheiro-Presidente da Agência Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul.- AGERGS; Pós-Doutorado – University of Oxford (Inglaterra); PhD em Transportes pela University of Leeds (Inglaterra); Mestre em Transportes pela COPPE/UFRJ; Eng. Civil pela UFRGS;   Educação Executiva (Infrastructure in a Market Economy) – Kennedy School of Government – Harvard University (USA); Formação: Conselheiro de Administração pelo Instituto Brasileiro de Gestão Corporativa – IBGC; Professor Titular – Escola de Engenharia da UFRGS; Coordenador do Plano Estadual de Logística e Transportes do Rio Grande do Sul – PELT-RS. Foi Consultor do Banco Mundial, e FONPLATA. Foi Diretor Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT; Foi Secretário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre e Diretor-Presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação – EPTC, Consultor de empresas privadas e de instituições públicas nas três esferas de governo, tendo participado de estudos e projetos em planejamento e economia dos transportes no Brasil, México, Peru, Colômbia e Costa Rica. Foi Researcher at Institut für Mobilitätsforschung – IfMo, research institute linked to BMW – Germany; Pesquisador Visitante Transport Studies Unit-TSU e Pesquisador Associado Centre for Brazilian Studies – University of Oxford (Inglaterra). Foi

Vice-Diretor da Escola de Engenharia da UFRGS; Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFRGS. Professor Visitante da Grenoble Business School (França. Conselheiro do Comitê de Infraestrutura da Federação de Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul; Autor dos livros: Rodovias Auto-sustentadas: O Desafio do Século XXI; e Economia e Planejamento de Transportes.

Luiz Afonso Senna

Q

Ricardo Antônio Mello Castanheira

Engenheiro Civil, formado na UFMG em 1980, pós-graduação em Administração Financeira na UNA e MBA de Gestão de Negócios na USP.

40 anos de experiência na construção pesada no Brasil e Exterior, (Portugal, Argentina e Coordenação Geral da América Latina); 20 anos no Grupo Andrade Gutierrez, ênfase em desenvolvimento de oportunidades, execução de obras, gestão de contratos e planejamento empresarial.

12 anos de experiência em concessões de infraestrutura de transporte no Brasil, sendo 8 anos como Vice-Presidente do Grupo CCR, (até 2019). Ênfase em regulação, operação, desenvolvimento de oportunidades, gestão de negócios e relações governamentais em todas as esferas da administração pública.

Atuação na gestão de diversas entidades do setor de Infraestrutura, ABDIB, ABCR, FIESP, FIRJAN, dentre outras.

Participação em Conselhos de Companhias, como Oi, Contax, Cemig, CCR, GEORADAR, FIP AG-Angra e diversas Concessionárias do Grupo CCR, Nova Dutra, ViaRio, BH Airport, ViaSul, ViaLagos, dentre outras.

Membro do Conselho de Administração da Monte Rodovias, (concessões de rodovias no Nordeste), membro do Comitê de Estratégia da PILT-FDC, Plataforma de Infraestrutura de Logística e Transportes da Fundação Dom Cabral, colaborador do Fórum Nacional, coordenado pelo Economista Raul Velloso.

Ricardo Castanheira

Nossos
VÍDEOS

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Assine nossa newsletter

    Contato

      Send this to a friend