Impacto da pandemia na gestão dos Departamentos Jurídicos – IREE

IREE - Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa

Cobertura

Impacto da pandemia na gestão dos Departamentos Jurídicos

Na quinta-feira, 7 de maio, a partir das 15h, executivos de empresas brasileiras falarão sobre o impacto da pandemia de COVID-19 na gestão dos Departamentos Jurídicos das companhias.

Reunidos virtualmente com o presidente do IREE, Walfrido Warde, estarão Fábio Spina, Diretor Jurídico e de Relações Institucionais da Gerdau, Mariana Favoreto, Diretora Jurídica da Itaipu, Rafaella Carvalho, Diretora Jurídica e Compliance da Cyrela, Gustavo Benchimol, Diretor Jurídico Andrade Gutierrez S.A. e Gianfranco Cinelli, Diretor Jurídico da Yara Brasil Fertilizantes.

Assista!

Conheça os perfis dos participantes

Fábio Spina é atualmente Diretor Jurídico e de Relações Institucionais da Gerdau. Anteriormente, atuou na CSN, Kraft Heinz, Vale, Ambev e Grupo Suzano. Professor do INSPER, atuou como membro do Conselho Consultivo Jurídico da mesma instituição, Vice-Presidente Executivo do Conselho Econômico Brasil-China, Membro do Conselho de Administração do IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração), do Centro para o Desenvolvimento Sustentável Vale-Columbia University, além de Membro do Conselho Consultivo da Fundação Getulio Vargas – FGV. Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo, com L.L.M. pela Columbia University School of Law e MBA pelo INSEAD/Wharton. Membro do conselho de admistracao da Codelco no Brasil. Também atuou no escritório Arnold & Porter Kaye Scholer LLP em Nova York.

Mariana Favoreto é Graduada pela Faculdade de Direito de Curitiba (2002) e pós-graduada em Direito Administrativo (2005), possui formação em Educação Executiva pela Advanced Management Program (AMP) ESADE Business School (Espanha-2014) e tem MBA em Gestão de Previdência Complementar (FIA/UniAbrapp-2018). É também certificada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA – CPA 20) e Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS – Ênfase em Administração e em Investimentos). Atuou por 16 anos na Diretoria Jurídica da Itaipu, entre 2002 a 2018, nas funções de superintendente e gerente de Licitações e Contratos. Entre abril de 2018 e agosto de 2019, quando tomou posse como Diretora Jurídica da ITAIPU, exerceu a função de Diretora Superintendente da Fundação Itaipu Brasil de Previdência Complementar (FIBRA).

Rafaella Carvalho há 10 anos integra o Jurídico da Cyrela, tendo atuado como Gerente e Gerente Geral do Jurídico na operação do Estado do RJ, acumulando, essa função com a de gestora da área de Relacionamento com Clientes. Em 2017, se tornou diretora jurídica da companhia e, nesta condição passou a compartilhar sua jornada de trabalho entre o Rio de Janeiro e São Paulo. Formada em Direito e Relações Internacionais na UFRJ e na UniverCidade, com pós-graduação em Direito Empresarial e Direito Registral e Notarial na FGV e no IBMEC e MBA em Gestão Empresarial na FDC com módulo internacional na Northwestern University – Kellogg School of Management. Atua também nas Comissões de Direito Imobiliário e de Relações Internacionais da OAB RJ, no Comite Jurídico da ABRAINC e na Comissão de Inovação e Tecnologia do IBRADIM. Além disso, atua como Coeditora da Revista da Carreira, uma revista digital com foco em temas de Gestão e Carreira.

Gustavo Benchimol é General Counsel e Conselheiro da Andrade Gutierrez S.A. Atua em assuntos estratégicos jurídicos, operacionais e de governança do Grupo AG. Possui ampla experiência em estruturação de projetos de infraestrutura, M&A e financiamentos. Trabalhou por 7 anos no Simpson Thacher & Bartlett e Allen & Overy em Nova Iorque. LLM pela Columbia Law School.

Gianfranco Cinelli é Diretor Jurídico da Yara Brasil Fertilizantes, multinacional norueguesa que atua no agronegócio e soluções ambientais. É Vice-Presidente da Comissão de Apoio à Departamentos Jurídicos da OAB/SP (2015-2020), conselheiro da ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio) e co-fundador do Jurídico Sem Gravata. Atua como advogado há mais 20 anos e como gestor jurídico há mais de 10 anos, incluindo passagem em empresas como Petróleo Ipiranga, Pepsico e Siemens. Integra o corpo docente do INSPER em disciplinas de gestão jurídica. Formado em Direito pela PUC-SP em 1996, onde também graduou-se como Especialista em Direito Empresarial, e é Pós-Graduado em Direito da Economia e da Empresa pela FGV-SP. Certificado pelo Programa de Introdução Gerencial da FGV/SP.

Walfrido Warde é sócio-fundador do Warde Advogados e presidente do IREE e Conselheiro da OAB/SP para o biênio 2019/2021. É do livro “O Espetáculo da Corrupção” e do Plano de Salvamento do Projeto Nacional de Infraestrutura”, que inspirou a MP 703/2015, o PL 3636/15 e o PL 4703/16. Também é de sua autoria o anteprojeto do PL 4303/12, que institui o Regime Especial de Sociedade Anônima Simplificada (SAS). Mestre em Direito pela New York University School of Law e Doutor em Direito Comercial pela USP. Pesquisador bolsista no Max-Planck em 2004, 2005, 2007 e 2008. Bacharel em Direito e em Filosofia pela USP.

Programação

IREE Webinar – Impacto da pandemia na gestão dos Departamentos Jurídicos

Participantes: Os executivos Fábio Spina (Gerdau), Mariana Favoreto (Itaipu), Rafaella Carvalho (Cyrela), Gustavo Benchimol (Andrade Gutierrez), Gianfranco Cinelli (Yara Brasil Fertilizantes) e presidente do IREE, Walfrido Warde.

Data: 7 de maio

Horário: 15h

 

Preencha o formulário abaixo para receber o link do webinar e um aviso momentos antes do início.

powered by Typeform


Leia também