Global Americans apresenta relatório sobre desinformação na América Latina – IREE

Colunistas

Global Americans apresenta relatório sobre desinformação na América Latina

Global Americans

Global Americans
Think tank americano



Em julho de 2020, a Global Americans – em colaboração com quatro organizações parceiras regionais: Centro para la Apertura y el Desarrollo de América Latina (CADAL, Buenos Aires, Argentina), Medianálisis (Caracas, Venezuela), Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey (Monterrey, México), e Universidad del Rosario (Bogotá, Colômbia) – lançaram um projeto de pesquisa dedicado a compreender a desinformação e propaganda na América Latina e no Caribe.

Nos últimos 16 meses, estas quatro equipes se engajaram em uma extensa pesquisa qualitativa e quantitativa e no monitoramento da mídia social, a fim de obter insights sobre os cenários de desinformação e desinformação na Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Venezuela. A Global Americans agradece ao Departamento de Estado dos EUA pelo apoio a esta pesquisa.

Leia aqui o relatório completo ou o sumário executivo em português.

À luz da pandemia da COVID-19, os parceiros regionais realizaram análises de vários veículos de mídia e plataformas de mídias sociais a fim de entender como as informações relativas às estatísticas de saúde pública, vacinas e respostas de políticas de combate à pandemia eram disseminadas entre o público latino-americano e consumidas por ele. Eles também se engajaram em estudos de casos específicos em cada país relativos à atividade de mídia social em torno de eleições, agitação social, disputas diplomáticas e outros fenômenos de importância urgente para os seis países cobertos pelo projeto.

A descobertas da pesquisa ressaltam a necessidade de acesso público generalizado a informações verificadas e autênticas tanto na imprensa tradicional quanto nas mídias sociais, a fim de promover a estabilidade social e a integridade e transparência governamentais.

"Medindo o impacto da desinformação incorreta, desinformação e propaganda na América Latina

 



Os artigos de autoria dos colunistas não representam necessariamente a opinião do IREE.

Global Americans

É um think tank sem fins lucrativos, com base nos Estados Unidos, que se dedica a promover análises e debates sobre questões relevantes nas Américas dentro de um contexto global. Mais informações em www.theglobalamericans.org

Leia também