Em artigo para o Núcleo de Segurança Pública na Democracia do IREE, o ex-Governador de São Paulo Geraldo Alckmin escreve sobre políticas para a segurança pública e defende a criação de um Ministério da Segurança Pública. O político também ressalta a importância do olhar das políticas de segurança pública para a questão da vulnerabilidade social.
Além de defender a retomada do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), Alckmin chama atenção para a possibilidade de alcance federal da experiência dos Centros de Ressocialização de Presos, criada em São Paulo.
Para acessar o documento, clique aqui!
Confira a seguir um trecho do artigo.
Um desafio permanente é a questão da violência e da letalidade policial. Volto aqui à questão das armas: a razão da polícia é proteger as pessoas. As mulheres, as crianças, os jovens, os negros, os brancos, os idosos, os doentes, as pessoas com deficiência… é proteger as pessoas. Qual é o momento mais tenso? É o momento da abordagem. Por isso a necessidade de técnicas de abordagem, de inteligência policial, de tecnologia, para você não expor o policial a riscos e cumprir esse dever do Estado de fazer justiça e proteger as pessoas.
A Criação do Ministério da Segurança Pública é um tema relevante porque nós estamos falando de violência, infelizmente, que existe contra os negros, contra os jovens, contra as mulheres, contra os idosos, as pessoas com deficiência. Então, a segurança perpassa a questão da saúde pública, de salvar vidas, ela perpassa a questão educacional, pela empregabilidade. Ela é extremamente abrangente. E por isso a necessidade de ter um Ministério dedicado ao tema, com especificidade, com dedicação exclusiva a esse tema, fazendo a grande articulação entre os três níveis de governo: municipal, estadual e federal, e das várias áreas que devem compor um tema dessa magnitude. – Geraldo Alckmin.
Mangabeira Unger reflete sobre desafios do Brasil contemporâneo
O motor do voto em 2022: retratos da crise econômica do Brasil
Leia também

4 medidas contra o crime organizado
Continue lendo...
Lançamento do livro de Segurança Pública do IREE em Belo Horizonte
Continue lendo...
Livro de Segurança do IREE é lançado em Diadema-SP
Continue lendo...