Em entrevista exclusiva para o IREE, o diretor-executivo do Observatório Político da América Latina e Caribe (OPALC) da Sciences Po, Gaspard Estrada, falou sobre o significado das eleições brasileiras de 2022 para a América Latina e o mundo e sobre o fenômeno global da extrema-direita.
“Claro que essa eleição vai ser fundamental para o futuro da democracia no Brasil, mas também tem o futuro da Amazônia e o futuro do clima em nível internacional. Se não temos um Brasil que é atuante, que é um ator construtivo no cenário internacional, é claro que o sistema internacional não funcionará adequadamente. Então é por isso que tantos países e tantas lideranças estão acompanhando o que está acontecendo aqui”, disse Gaspard Estrada.
A entrevista, gravada no dia 19 de outubro de 2022, foi realizada pelo Diretor do IREE Rafael Valim, que abordou outros temas como o bolsonarismo e o peso das redes sociais no Brasil para acesso à informações.
O material completo pode ser visto no canal IREETV, no Youtube.
Leia também: Álvaro García Linera: Os desafios da nova onda progressista na América Latina
Sobre o entrevistado
Gaspard Estrada é mestre em ciência política pela universidade Sciences Po de Paris. É atualmente diretor-executivo do Observatório Político da América Latina e Caribe (OPALC) da Sciences Po. Tem publicado artigos acadêmicos na revistas Politique Internationale, Revue Internationale et Stratégique, Mexican Journal of Foreign Policy, e Les Etudes du CERI, entre outros. Suas principais linhas de pesquisa são: comunicação política, eleições na América Latina e as relações entre América Latina e Europa. Gaspard Estrada é Op-Ed contributor do The New York Times, e tem escrito diversos artigos de opinião no Le Monde, El País, Project Syndicate, entre outros veículos.
Leia também

De volta ao passado
Continue lendo...
É preciso derrotar o bolsonarismo e reafirmar a democracia
Continue lendo...
A eleição despercebida e a revisão de expectativas
Continue lendo...